Minha Experiência

Primeiro Simposio Mundial sobre Mel de Melato (First World Honeydew Honey Symposium)

Profa. Dra. Ligia Bicudo de Almeida Muradian
Faculdade de Ciencias Farmaceuticas da USP
Email:ligiabi@usp.br

Aconteceu de 1 a 3 de Agosto de 2008, na cidade de Tsarevo na Bulgaria, o Primeiro Simposio Mundial sobre Mel de Melato. Os participantes representaram 25 paises, sendo que fui a unica representante brasileira.

No dia 1/08 tivemos a Reuniao Anual da International Honey Commission, coordenada pelos pesquisadores Dr. Werner von der Ohe (Alemanha) e Dr. Stefan Bogdanov (Suissa) Cada grupo pode apresentar os dados obtidos no ano e eu como coordenadora do grupo de analise de meis de abelhas sem ferrao, apresentei os resultados obtidos a nivel nacional e internacional sobre esses tipos de meis (Foto n.1). Foram apresentados tambem os dados sobre as pesquisas realizadas com polen apicola, propolis, geleia real, cera de abelha e residuos. Foi criado um novo grupo para estudar oa meis de melato. Nesse mesmo dia aconteceu um treinamento de analise sensorial com a Dra. Lucia Piana da Italia no qual pudemos apreciar os meis de melato da Bulgaria e dos paises que enviaram amostras (Foto n. 2). O Brasil teve sua participacao com uma amostra enviada pelo Sr. Tarciano da Silva da empresa Prodapys. Produtores interessados em realizar analise de mel de melato, favor me contactar pelo email (ligiabi@usp.br).

Paralelamente ao Simposio aconteceu uma Feira de meis de melato produzidos nas varias regioes da Bulgaria (Fotos n. 3,4 e 5).

Apos o Simposio foram realizadas visitas tecnicas a diversos produtores de produtos apicolas da Bulgaria (Foto n. 6).

Retorna à página anterior