Reunião

REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EXPORTADORES DE MEL - ABEMEL


No dia 02 de junho de 2008, foi realizada a reunião da ABEMEL. Da esquerda para a direita a Sra. Joelma Lambertucci, Presidenta da ABEMEL, Sr. Henrique Breyer, Sra. Cigdem Ercan e Sr. Roberto.....

Para conhecimento dos assuntos tratados segue a ata da referida reunião:

Data: 02/06/08 LOCAL: EXPOMINAS- Av. Amazonas, 6030 - bairro Gameleira - Belo Horizonte HORÁRIO INÍCIO: 14h:00

HORÁRIO ENCERR: 17h:00

SALA 07 - XVII CONGRESSO BRASILEIRO DE APICULTURA

Aos 02 dias do mês de junho de 2008, reuniram-se, 14h00, na Sala 07 do XVII Congresso Brasileiro de Apicultura, localizado na Av. Amazonas, 6030 - Gameleira, na cidade de Belo Horizonte - MG , os associados da Abemel - Associação dos Exportadores de mel para tratar dos seguintes assuntos abaixo :

1) Posição sobre o Registro das Casas de Mel - UEM -Unidade de Extração do Mel, junto ao MAPA com fins de retornar ao Mercado Europeu

Cada Estado está tendo divergências na aprovação das UEM.

Proposta a ser apresentar na reunião da Câmara Setorial do

Caso de sucesso de Santa Catarina, os fiscais do MAPA são bastante ativo que fizeram uma visita prévia no local das casas de mel passando todas orientações necessárias para fazer o registro como ER

Secretaria de meio ambiente já deve ver em cada estado o que com problemas.

Proposta de fazer um grupo de trabalho na Câmara Setorial para criar um nivelamento de conhecimentos para os agentes do Ministério da Agricultura. Quanto à sanidade, manejo de alta produtividade, boas práticas, rastreabilidade e doenças.

Solitar ao Profº Pascoal que o Material do PAS precisa fazer adequação para simplificação.

Representante do SEBRAE estava presente e disse que o projeto piloto do PAS deve terminar dia 30 de junho. Este projeto foi iniciado antes das novas circulares do MAPA e foi feito um projeto global que pode posteriormente ser adaptado para cada Estado e adequado as novas circulares do MAPA. Estas sugestões serão recebidas e as adequações por região serão analisadas e verificadas.

A pedido dos associados os processos para registros e adequação da casa de mel teriam que ser feitos com recursos do PAS ou de outra entidade do governo , porque o produtor e entreposto esta sem recurso e são muito pesado estes valores para ambos .

2) Tivemos a presença de uma convidada Alemã : Cigdem Ercan - Gerente de produtos da empresa Walter Lang e representante das maiores associação de envazadores de mel

O que a União Européia entende por produção primária?

Cigdem disse que são todas as atividades da apicultura , incluso a centrifugação, filtragem , decantação e envase do mel a granel são considerados produção primária. O transporte da casa do mel até o entreposto não é mais produção primária. O exemplo: leite. É tirado mecanicamente ou manualmente e colocado no reservatório. O leite é colocado na porta do produtor. Assim que o transportador coloca a mão no reservatório de leite para transportar, a produção deixa de ser primária.

O Uruguai, Chile e Argentina estão iniciando o registro das casas de mel junto ao governo .

Como é a sistemática de registro do apicultor na Europa ?

Eles fazem um registro devido ser uma atividade comercial que precisa pagar impostos. São registrados no MA( Ministério da Agricultura ) estaduais. Formulários são preenchidos com todos os dados do apicultor , número de colméias e localização da mesma . Não se exigem certificados de secretaria de meio ambiente ou outros alvará .

Não há um Controle do tamanho da Casa do Mel , precisa sim observado um fluxo de produção correto e aplicar as Boas práticas de higiene pessoal e evitar contaminação cruzada . É importante uma entrada e uma saída e os procedimentos dos trabalhos determinados.

O Estado através dos veterinários pode fazer a qualquer hora uma auditoria, visando a higiene e o controle sanitário das abelhas visitando os apiários em campo , para verificação em loco a sanidade das abelhas .

O HACCP não é necessário no produtor primário ?.

Ele tem que ter a visita de um veterinário do Estado antes de começar a produzir em sua casa de mel ?

O HACCP não é necessário para o produtor e as atividades da casa do mel .

Ele faz o cadastro no órgão competente e pode iniciar o trabalho. Somente depois de receber a visita do veterinário do Estado o apicultor recebe um certificado que as abelhas não têm doenças.

O BPF no apicultor Europeu é descrito os passos necessário em uma norma ?

Existe uma norma geral. Ele deve ter claro os passos que ele executa no seu trabalho, mas não é exigido um manual de BPF e sim que mantenha os procedimentos e anotações sendo executadas em cada operação .

O Transporte do apiário até a casa de mel - somente existe a regra de que o produto deve ser manuseado com higiene.

3) Norma de Manejo no Campo ABNT

ABNT - já publicou a Norma de manejo no campo e Abemel recebeu da CBA exemplares da Norma

Joelma foi convidada pelo Sr. Cunha - Presidente CBA (Confederação Brasileira de Apicultura) à participar do 2º Congresso Argentino de Apicultura.

4) Consulta a DG SANCO sobre as exigências das casas de mel para exportar à Europa

A consulta esta sendo feita via embaixada de Bruxelas e MAPA um questionamento a União Européia a DG Sanco sobre as exigências das instalações das casas de mel quanto a necessidade de HACCP nas mesmas .

5) Apresentação do Plano Estratégico ABEMEL

Profº Eduardo Wilk - SEBRAE

A Abemel esta realizando o planejamento estratégico com o consultor Sr.Eduardo Wilk . Iniciou a apresentação dizendo do Direcionamento Estratégico para até 2020 .

Definir ;

O que queremos fazer?

Que projetos são importantes neste período de 2008 a 2020?

Projeto APEX-SEBRAE.

Estruturação Institucional ABEMEL

O projeto define: Que objetivos são importantes? E para os associados? O que queremos, onde queremos chegar?Como queremos atuar?

Este projeto será dividido em 5 áreas temáticas:

Logística e Mercado - identificar mercado externo e oportunidades no mercado interno - manter os dois mercados, buscar recursos. Organizar programas de missões e feiras, criar plano de marketing internacional. Como? O que iremos mostrar? Como vamos vender? A que preço? Criar trading para vendas em grupo.

Viabilizar a logística, merenda escolar, redes de hotéis, aéreas sendo importante também para o Mkt.Eliminar barreiras e entender o mercado.

Tecnologia: Trabalhar os apicultores para melhor produtividade. Criar projeto (projeções) para este aumento de produção 150-200 mil ton de mel.

Estrutura: Criação de selo de qualidade. Ex: ABIC-café para mercados interno e externo;

Legislação: negociar legislação. Gestão: como trabalhar, capacitação estratégica. Fazer acontecer com o envolvimento de todos. Carlos disse que precisamos de recursos, cobrar do profissional, o projeto tem que dar retorno para cada associado, produzir mais mel. Concordaram que temos que buscar mais parceiros. E com o planejamento estratégico nós conseguimos projetos. Sr. Wilk disse que os projetos serão votados e priorizados para ter um cronograma. A previsão de conclusão deste é com prazo para agosto de 2008.

Idéias já trabalhadas pela ABEMEL:

Missão - promover internacionalização, desenvolver o mercado interno de forma equilibrada e inovadora, justa e ética. Temos que buscar ética, a ABEMEL dando suporte, negociar, conseguindo firmar negócios consecutivos e lucrativos.

Visão - E em 2020 se tornar mais qualificado, o melhor mel, um sonho possível, sonho a prosseguir. Melhor nutrição de todas as famílias. E ser rentável a todos.

Aperfeiçoar foco estratégico da indústria em direção a produtos de qualidade e valor superior. Ex: supermercado, não agrega valor, mel é produto delicatessen "valorizar o produto".

Aperfeiçoar e ampliar relacionamento com varejo. "Mudar imagem de mel cristalizado", idéia: colocar no rótulo a descrição do mel, criar na bolsa de mercadoria um mercado

Organizar pólos de alta produção, realizando parcerias junto com CBA, SEBRAE. Ex: BUNGE de alimentos (soja) e outros setores

Apoiar projeto com a CBA, política de pagamento de enxames - Polinização. Mudar o foco, criar entendimento que a apicultura é insumo agropecuário.

A ABEMEL afirma que vai trabalhar com a estratégica que todos os elos da cadeia produtiva desde o produtor , devem trabalhar para ganhar e nunca um elo lucrar e outro perder

O ÚLTIMO DIA DO CONGRESSO foi fechado com chave de ouro, onde as entidades representativas da apicultura brasileira, CBA, ABEMEL E SEBRAE, fizeram a divulgação e início do PACTO NACIONAL DA APICULTURA, para avanço da Apicultura Brasileira.

Vamos trabalhar juntos para desenvolver a cadeia apícola para tornar o Brasil uma potencia em dez anos.

Objetivos propostos para 2020:

Aumentar o consumo per capita para 500g de mel/hab/ano.

Aumentar a exportação de mel para 100.000 ton/ano.

Triplicar a produtividade para 45 kg de mel/colméia/ano e aumentar a produção para 200.000 ton/ano, com capacitação e exploração da flora nacional e das culturas com potencial apícola em parceria com o agronegócio.

Pesquisar e desenvolver produtos apícolas brasileiros de maior valor agregado.

Encaminhar a produção nacional para a formalidade e combater as fraudes e falsificações.

Tornar a polinização um insumo para aumentar a produção agrícola brasileira.

Esse pacto se faz necessário para que haja sincronização das ações e que não haja desequilíbrio entre a demanda e oferta de mel no Brasil e perdermos a grande oportunidade nacional e internacional .

Ficaram 3 reflexões finais:

"Ou você tem uma estratégia própria, ou então, é parte da estratégia de alguém"

"A melhor maneira de prever o futuro é inventá-lo" - Criar, inventar, junto com o governo, trabalhar para isto.

"Dá-se muita atenção ao custo de se realizar algo. E nenhuma ao custo de não realizado" - Philip Kotler

Retorna à página anterior