Editorial

A FESTA FOI UM SUCESSO!!!


Inegavelmente o maior evento da apicultura brasileira, realizado de 01 a 04 de junho de 2008, na cidade de Belo Horizonte - MG, revestiu-se de enorme sucesso.

A realização do XVII Congresso Brasileiro de Apicultura e do III Congresso Brasileiro de Meliponicultura atraiu a atenção de todo o setor apícola brasileiro.

Há que se destacar um ponto positivo que foi a presença maciça de participantes jovens de todo o Brasil, o que é a garantia da renovação e a possibilidade de crescimento do setor.

Mais uma vez, o SEBRAE deu o tom e orquestrou a participação de 1.558 apicultores, organizados em 59 caravanas, ou seja, 56% dos participantes tiveram sua viagem total ou parcialmente custeada pelo SEBRAE, além de camisetas e outros itens, como foi feito nos congressos de Natal - RN e Aracajú - SE.

Outro ponto que chamou a atenção foi a Feira de Produtos Apícolas realizada de 01 a 08 de junho paralelamente ao evento.

Mais uma vez o SEBRAE teve uma participação bastante decisiva na montagem de 12 Projetos GEOR, dos 78 Stands montados o que correspondeu a 12% da Feira. Outros 66 Stands foram ocupados por empresas, associações, federações etc.etc..

O ponto negativo da Feira foi a quantidade de produtos apícolas rotulados irregularmente, o que não deveria ser permitido num evento de tal envergadura, até para servir de exemplo aos neofitos que o SEBRAE levou ao congresso.

A máxima: "Faça o que eu digo e não faça o que eu faço" é praticada por muitas "empresas apícolas"

No âmbito dos congressos foram gasto horas e horas discutindo a Regulamentação dos Produtos Apícolas, Rastreabilidade, Georeferenciamento e, quando se visita os Stands, encontram-se algumas empresas com produtos irregulares.

Foram três dias de intensa atividade, já que o primeiro dia foi destinado para inscrições e cerimônia de abertura, onde 980 pessoas participaram de Clínicas Tecnológicas, 09 Mini-Cursos; 18 Oficinas; 11 Conferências; 15 Simpósios; 20 Mesas Redondas; Pôsteres. Os trabalhos selecionados pelo congresso totalizaram 214, os quais foram entregues num CD aos congressistas.

As perguntas que não querem calar são:

Até quando o SEBRAE vai continuar tutorando todo o setor apícola brasileiro, com exceção de algumas empresas e entidades que tem vida própria?

O que aconteceria se o SEBRAE não estivesse no próximo congresso?

O apoio que está sendo dado é excepcional, porém finito, e o associativismo e os empresários apícolas deveriam considerar esta possibilidade.

Esta é a realidade.

Parabéns à Apicultura e à Meliponicultura Brasileira pelos eventos realizados.
Constantino Zara Filho - Presidente Executivo

 

Retorna à página anterior