Evento

17º Congresso Brasileiro de Apicultura e 3º de Meliponicultura prometem ser uma das maiores atrações da Superagro


Aproximadamente mil metros quadrados. Este será o espaço que a Feira de Produtos Apícolas ocupará dentro da Superagro, no Expominas, em Belo Horizonte, o que representa 1/3 de toda a área do pavilhão. A feira acontece paralelamente ao 17º Congresso Brasileiro de Apicultura e 3º de Meliponicultura, de 1 a 4 de junho, e, devido à sua estrutura, torna o Congresso um dos destaques da Superagro este ano, que é considerada uma das mais importantes feiras de negócios nas áreas rural e agroindustrial de Minas Gerais e está em sua quarta edição.

O presidente do Congresso, Irone Martins Sampaio, está muito otimista em relação ao evento e reforça que o sucesso do Congresso Brasileiro, que acontece pela primeira vez na capital mineira, deve-se à variedade de produtos que estarão à disposição dos visitantes, e, também, à qualidade da programação que oferecerá cursos, palestras, oficinas, clínicas tecnológicas, etc. "Até o momento, temos, na feira, participantes de quase todas as regiões do país, com destaque para empresas da região Sudeste e Sul, que ocuparão grande parte do espaço", comenta.

De acordo com Irone, são aguardadas comitivas de todo o país, e a expectativa é de que mais de 2.500 profissionais passem pelo local.

Novidades para este ano

O Congresso Brasileiro de Apicultura é realizado a cada dois anos e os organizadores prometem muitas novidades. Uma delas será a participação de uma empresa espanhola que apresentará amostras e produtos específicos do setor. "O objetivo é mostrar que dentro da cadeia, a apicultura é a única atividade que garante a recuperação do meio ambiente, com as abelhas realizando a polinização de 71% dos vegetais", afirma.  

"Outro diferencial do evento está também, na qualidade de palestras, oficinas e workshops, que contará com a presença de renomados especialistas nacionais e internacionais, como, por exemplo: a PHD Marla Spivak, de Minnesota (EUA), uma das maiores autoridades mundiais no que se refere à área de patologia apícola", reforça Irone Sampaio.

A comissão técnica do 17º Congresso Brasileiro de Apicultura e 3º de Meliponicultura é composta pelos especialistas Irone Martins Sampaio (FEMAP), Esther Margarida Bastos (FUNED), Dejair Message (Universidade Federal de Viçosa), entre outros.

Inscrições abertas

As inscrições para o Congresso já estão abertas e podem ser feitas pelo site www.congressoapicultura2008.com.br. Irone Sampaio alerta que a programação é extensa e variada, porém, as oficinas, clínicas tecnológicas e mini cursos têm inscrições limitadas. "É importante que todos fiquem atentos à programação, pois ofereceremos uma gama de opções para aprimoramento profissional e, devido à grande proporção de nosso evento, muitas das atividades terão inscrições bastante limitadas", completa.

Mais informações:
Secretaria Executiva - Aprile EventosEmpresariais 
Fone: (31) 3227-7469 | 7342 | 7465
congresso@aprileeventos.com.br
www.congressoapicultura2008.com.br

Programação:
Data:
01 a 04 de junho - 17º Congresso Brasileiro de Apicultura e 3º de Meliponicultura
01 a 08 de junho - Feira de Produtos Apícolas
Horário:
08h30 às 20h - Congresso
11h às 20h - Feira de Produtos Apícolas

Temas principais: A situação da apicultura brasileira e os problemas que entravam sua expansão. A importância da própolis para a apicultura. Os desafios e perspectivas futuras da meliponicultura. O impacto do desaparecimento das abelhas no cenário internacional. Polinização com abelhas nativas. Avanços científicos e desenvolvimento da apicultura. Embargo do mel. Novas doenças apícolas mundiais e seus impactos no Brasil. Apiterapia. Georeferenciamento apícola. Outros temas.

Conferencistas convidados: Ademilson Espencer Ëgea Soares, Constantino Zara Filho, David de Jong, Dejair Message, Esther Margarida Bastos, José Gomercindo Cunha, Kátia Peres Gramacho, Lídia Barreto, Lionel Segui Gonçalves, Marla Spivak, Mendelson Guerreiro de Lima, Reginaldo Barroso Resende, entre outros.

Metodologia: conferências, simpósios, mesa redonda, workshop, mini curso, oficinas, clínicas tecnológicas, pôster, palavra livre e apresentação de trabalhos.

Feira de Produtos Apícolas: em 78 estandes, um leque de produtos e serviços ligados à cadeia produtiva apícola. Mel, geléia real, própolis, cera, equipamentos, vestuário, embalagens, dentre outros materiais, serão oferecidos através de apiários, entrepostos, laboratórios, associações, cooperativas, comerciantes, fabricantes e demais instituições relacionadas ao setor.

Promoção:
Confederação Brasileira de Apicultura - CBA
Federação Mineira de Apicultura - FEMAP

Programação 17º Congresso Brasileiro de Apicultura e 3º de Meliponicultura

Retorna à página anterior