Manejo Apícola

DIVISÃO DE ENXAMES COM INTRODUÇÃO DE RAINHAS FECUNDADAS

Robson Sousa Raad

Simulação para dez colmeias

Durante anos, seguindo assiduamente as técnicas descritas nos livros de apicultura existentes, vivi o dilema das divisões de enxames. Não que estas não dessem certo, mas sempre faltava algo, os enxames não se comportavam como se esperava, demoravam muito a se desenvolver e a entrar em produção.

Foi quando me deparei com a questão do seqüenciamento interno dos enxames, percebendo que o principal problema não era a divisão em si, mas como ela era feita, pois não se dividia o enxame em seu "interior".

Em uma divisão tradicional apenas dividiam-se as crias e as operárias em uma divisão grotesca, sem se considerar as classes etárias envolvidas.

Percebendo isto e observando a impossibilidade de se conseguir uma divisão de classes etárias entre as operárias, visto que as mesmas não se modificam em sua forma externa com a idade, desenvolvi um sistema de auto-divisão, onde as próprias operárias se dividem sozinhas.

Com este método, pode-se dividir uma quantidade enorme de enxames por dia, e se ter a certeza de um seqüenciamento perfeito ou o mais próximo dele. Este método acarreta em resultados de crescimento excelentes dos enxames divididos, visto que sua mecânica interna não é quebrada.

Farei uma dissertação de uma divisão de dez colmeias adultas.

1-Agende suas rainhas com seu fornecedor,

2-Vamos precisar de 10 fundos, 10 tampas, 10 ninhos, 10 telas excluidoras e 10 telas de transportes.

a-Montar, aramar e incrustar cera em 100 quadros de ninho,

b-Armazenar os quadros prontos nos 10 ninhos sem fundo e sem tampa,

c-Preparar o apiário onde serão levadas as colmeias novas e que onde serão introduzidas as rainhas novas (atenção): deverá estar a mais de um quilômetro de distância do apiário dividido).

d-Neste apiário deverão ser colocados os cavaletes, com o fundo das futuras colmeias. Lembre-se que não tem abelhas ainda no apiário, o que facilita a limpeza geral do local. Limpe tudo, (destoque), etc.,

e-Na véspera da chegada das novas rainhas, vá até o apiário a ser dividido com os dez ninhos, 10 telas de transporte, 10 telas excluidoras e 10 tampas. Pode-se ir à tarde, pois neste horário o trabalho será mais fácil e você economizará uma viagem ao apiário.

f-Ao chegar ao local leve até as colmeias a serem divididas, um ninho, uma tela de transporte, uma tampa e a tela excluidora,

g-Volte na primeira e comece o trabalho da seguinte forma:

h-Retire do ninho que você levou 5 placas de cera e as coloque em um local seguro fora do alcance dos pés e do sol,

i-Dê fumaça na colmeia,

j-Comece a retirar os quadros de um a cinco,

k-Varra os quadros com uma pena, vassoura, ou um ramo de folhas do mato mesmo. Não sacudir, pois poderá deslocar as crias.

l-Vá colocando-os no ninho que você levou na mesma ordem de retirada,
Quando concluir a retirada coloque no local onde retirou os quadros de cria os 5 quadros de cera retirados anteriormente do sobre ninho, e sobre a caixa já completa a tela excluidora, (logo a rainha estará sempre na parte de baixo).

m-Por sobre esta coloque o ninho que estará com 5 quadros de cera e 5 de filhotes que você retirou, CRIA EM CIMA DE CRIA E CERA EM CIMA DE CERA.

n-Tampe com uma tela de transporte e sobre esta a tampa da colmeia. Coloque ao lado a tampa extra,

o-Repita a operação nas outras

p-Quando escurecer, já vestido de traje apícola e com o auxilio de um companheiro, dê uma leve fumaça na colmeia "mãe", coloque no chão a tampa extra, retire o sobre ninho que colocou por sobre esta, juntamente com a tela de transporte e a tampa, deixando a tela excluidora sobre a colmeia mãe, colocando-a sobre a tampa que estará no chão ao lado da colmeia a ser dividida,

q-Com a tampa que acompanhou a nova colmeia, tampe a colmeia que ficou, ficando constituída de uma tampa na parte inferior, o sobre ninho e sobe este à tela de transporte,

r-Amarre o conjunto. Ele deverá estar assim composto: uma tampa no fundo, uma tela de transporte em cima com o ninho no meio, e com dez quadros, sendo 5 de cera e 5 retirados da colmeia anterior, repetindo a operação em todas as colmeias separadas para tal,

s-Coloque-os no carro, e vá para casa.

t-Quando estiver amanhecendo, leve-os até o apiário preparado e coloque cada ninho em cima de seu fundo, que você deixou anteriormente no cavalete.

u-Espere as abelhas acalmarem para só depois começar o processo de soltura dos enxames, desamarre todas, acenda o fumigador para um eventual acidente. Com um companheiro, apenas levante o ninho. O companheiro irá retirar a tampa que está por baixo e você colocará o ninho com a tela de transporte por sobre o fundo, que deverá ser coberto com a tampa imediatamente, deixando assim o alvado livre,

v-Use fumaça em caso extremo, pois o processo é rápido.

w-Neste mesmo dia à tarde você já poderá introduzir as novas rainhas nestas colmeias, nos quadros de crias abertas.

Vantagens deste método:

1- Ao fazer a divisão desta forma, as abelhas se dividirão sozinhas, isto porque o enxame passa de uma posição horizontal para uma vertical, obrigando as operárias a tomarem esta posição para acobertar as crias que foram colocadas umas sobre as outras. Não vamos precisar nos preocupar com o número de abelhas de cada idade que deverá estar em uma divisão. Caso este número não esteja corretamente distribuído a nova rainha poderá ficar com limitações para alavancar sua postura, pois faltando uma classe, todas as tarefas da colmeia estarão parcialmente comprometidas. A rainha terá que esperar a reposição desta classe para só após deslanchar a postura.

2-Ao fazer a divisão, aguarde no próprio apiário o escurecer para fazer a remoção. Assegure-se que a divisão levará muitas nutrizes, desoperculando parte do mel superior, ou seja, "desarrumando" o mel que está na parte superior dos quadros transferidos para o ninho novo. As nutrizes irão subir para organizar o mel e ficarão lá com as crias novas.

3-Atenção: è aconselhável que se alimente os enxames que irão ser divididos para obter um enxame mais populoso para divisão, ou dividir enxames que já são grandes, pois aí se tem um retorno seguro.

4-Uma colmeia dividida ao meio e com alimentação artificial pós-divisão (ração e xarope) ou florada constante dobrará de tamanho com mais ou menos 30 dias.

- A partir daí pode-se trocar um ou dois quadros do ninho a cada 4 ou 6 alimentações feitas.

Retorna à página anterior