Editorial

SOBRESSALTOS NA APICULTURA.


Ao contrário do que se imagina, a apicultura não é tão simples assim.

Embora as abelhas vivam numa comunidade harmoniosa, onde cada indivíduo cumpre rigorosamente o seu papel dentro da colméia;

Embora as abelhas sobrevivam do néctar e do pólen coletado das flores, o que por si só faz com que o imaginário humano sempre apresente as abelhas em meio às flores, o que não deixa de ser um cenário lindo.

A apicultura tem sido alvo de acontecimentos inesperados que, periodicamente, abalam o Setor Apícola Internacional e Nacional.

Internacionalmente, num passado recente, tivemos o episódio do mel chinês, contaminado, sendo retirado do mercado.

Nacionalmente, num passado mais recente, tivemos o mel brasileiro retirado do mercado europeu por falta de adequação nas análises.

Agora, temos um fenômeno que os cientistas americanos estão chamando de "desordem de colapso de colônia", ou CCD, em inglês, que está deixando a comunidade apícola internacional assombrada, já que referido fenômeno tem causado o desaparecimento das abelhas, das colméias, sem deixar rastro. As causas ainda são desconhecidas.

Os apicultores americanos são os mais atingidos, porém, apicultores canadenses, alemães, franceses, espanhóis, ingleses e suíços já estão sofrendo do mesmo mal.

No Brasil ainda não se tem notícias da ocorrência deste mal.

Aí está, mais um sobressalto na apicultura!
Constantino Zara Filho - Presidente Executivo

 

Retorna à página anterior