Artigo

ABELHAS SÃO RESPONSÁVEIS PELA FRUTIFICAÇÃO DO MURICI

Profª. Drª. Márcia Rêgo
Profª. Drª. Patrícia Albuquerque
LEA- Laboratório de Estudos sobre Abelhas/ Departamento de Biologia-UFMA
Universidade Federal do Maranhão-UFMA

Pesquisa: Polinização do murici. As abelhas visitam as flores do murici para coletar pólen e óleo, recursos que utilizam nos ninhos.




A maioria das plantas precisa de agentes para transportar o grão de pólen de uma flor para outra, processo conhecido como polinização. Esses agentes podem ser o homem, o vento, a água, pássaros, insetos e dentre estes, principalmente as abelhas. As abelhas são excelentes polinizadoras de plantas nativas e cultivadas. Nos cerrados, florestas, restingas, dunas e caatinga as abelhas são responsáveis pela polinização de grande parte da flora destes ecossistemas.



O que buscam as abelhas nas plantas? Além dos recursos florais, pólen, néctar, óleo, resina e aromas (utilizados na sua alimentação e de suas crias, na construção e defesa do ninho, na atração sexual etc.), abrigo para a construção de seus ninhos. As plantas também servem de local para o acasalamento, marcação territorial e também para tirar uma boa soneca. Algumas abelhas dormem sim, dependuradas nos ramos e dentro das flores.



As flores do murici, ao contrário da maioria das plantas, não oferece néctar aos seus visitantes florais, mas sim lipídio floral - óleo, que é armazenado em glândulas no cálice da flor. Somente algumas abelhas são capacitadas de estruturas ("pentes" nas pernas) para a coleta deste óleo. O que as abelhas fazem com o óleo? Misturam ao pólen também coletado nas flores do murici transportando, ambos os recursos (pólen e óleo), nas pernas posteriores. Acumulam aí, essa mistura, até coletarem uma quantidade "suficiente" para depositar, posteriormente no ninho, como alimento para suas crias.


Desse círculo virtuoso entre flores e abelhas resulta a polinização e como conseqüência a frutificação. Os frutos maduros servirão de alimento para o homem e outros animais que o dispersarão. Das sementes surgirão plantas novas e assim, o bom ciclo se repete. E desta forma a natureza - as abelhas, os animais incluindo o homem, todos se beneficiam e agradecem!


O estudo com plantas nativas e cultivadas, no Maranhão, vem sendo realizado através de inúmeras pesquisas no LEA (Laboratório de Estudos sobre Abelhas) do Departamento de Biologia-UFMA. "A polinização do murici", pesquisa que recebeu (entre 2004 a 2005) recursos do Ministério do Meio Ambiente, através do Projeto de Conservação e Utilização da Diversidade Biológica Brasileira-PROBIO veio fortalecer essa linha de pesquisa do Laboratório. A produção de um livro, artigo na Ciência Hoje, monografias de Graduação (Ciências Biológicas), dissertações de Mestrado (Biodiversidade e Conservação - UFMA), inúmeros resumos apresentados em Congressos Científicos e diversos artigos foram alguns dos resultados alcançados com essa pesquisa.

Retorna à página anterior