Plenário da APACAME

MEL X BOTULISMO E MERENDA ESCOLAR

Radamés Zovaro Apicultor, Empresário Apícola e Membro da Diretoria da Apacame, zovaro@zovaro.com.br

Segundo o dicionário do Aurélio a palavra BOTULISMO tem a seguinte definição:

Envenenamento alimentar produzido por alimentos inadequados, envasados ou conservados e que se deve a uma neurotoxina produzida pela bactéria Clostridium Botulinum.

Justamente em função dessa bactéria tivemos a oportunidade de participar de um debate através de e-mail no plenário da Apacame (apacameplenario@yahoogrupos.com.br).

Foram 18 e-mail, com 12 participantes procurando cada um oferecer seus conhecimentos sobre a matéria, sempre respeitando a posição de cada um dentro do mais elevado nível.

Acreditamos que esse assunto foi totalmente debatido, não havendo duvidas com relação ao uso do mel na merenda escolar, algo que os apicultores, de um modo geral, tem interesse que se torne realidade, em beneficio das crianças, obtendo uma alimentação mais completa com o uso mel, alem de atender a demanda da produção.

Abaixo segue todos os e-mail que tratam do assunto  

De: apacameplenario@yahoogrupos.com.br
Para:apacameplenario@yahoogrupos.com.br
Data: Wed, 16 Aug 2006 00:39:27 -0300
Assunto: # APACAME-Plenário # mel X botulismo

Esta é a minha primeira participação no grupo de discussão e de antemão peço desculpas se estiver perguntando algo que os apicultores em geral já estejam cansados de explicar, mas, acreditem, será de grande valia obter informações a respeito dos possíveis males que o mel possa causar ao ser humano, como por exemplo o botulismo. Existem dados que possam derrubar por terra a afirmação de que o mel causa essa doença?

Desde já agradeço - Elizabeth - elizabethhusch@uol.com.  

From: andrades@smtpnotes.pr.gov.br
To: apacameplenario@yahoogrupos.com.br - Cc: elizabethhusch@uol.com.br
Sent: Wednesday, August 16, 2006 9:40 AM
Subject: # APACAME-Plenário # Re: APACAME -Plenário - mel X botulismo

Olá Elizabeth,

Eis algumas informações sobre BOTULISMO, intoxicação alimentar, causada por TOXINA, produzida pela bactéria clostridium botulinum. Daí, pode-se concluir que dificilmente o mel poderá desenvolver o BOTULISMO(toxina), apesar de poder contaminar-se com a bactéria clostridium botulinum, se não for processado utilizando-se de boas práticas de higiene e processamento.

Saudações Apícolas,

BOTULISMO - Uma forma de intoxicação alimentar que pode matar se não tratada a tempo.

O QUE É - Forma de intoxicação alimentar, causada por uma toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum, presente no solo e, em alimentos contaminados e mal conservados. A intoxicação se caracteriza por um comprometimento severo do sistema nervoso e, se não tratada a tempo, mata.

ALIMENTOS DE RISCO - Os enlatados ou embalados a vácuo são os mais vulneráveis ao Clostridium botulinum, pois a bactéria só se desenvolve em ambientes sem oxigênio.

A INTOXICAÇÃO: 1 O alimento é contaminado ainda no solo, por esporos ultra-resistentes. Quando em conserva, o microrganismo se modifica e começa a produzir a toxina. Latas inchadas, que parecem cheias de ar, podem indicar a presença da bactéria.

2 Quando o alimento é ingerido, a toxina é absorvida pelo aparelho digestivo e entra na corrente sanguínea.

3 A toxina atinge o sistema nervoso, interferindo na sinapse (comunicação) entre as células nervosas. Sem esta comunicação vital, as funções do organismo começam a ficar debilitadas.

4 Como o sistema nervoso deixa de "avisar" a necessidade de contração muscular , a paralisia dos músculos é freqüente entre os que estão sob efeito da toxina.

SINTOMAS - Os sintomas da intoxicação pela toxina botulínica normalmente aparecem entre doze e trinta horas depois da ingestão do alimento contaminado. Alguns deles:
a) aversão à luz;
b) visão dupla com dilatação da pupila;
c) disfonia, dificuldade para articular palavras;
d) vômitos e secura na boca e garganta;
e) disfagia, dificuldade para engolir;
f) paralisia respiratória que pode levar à morte;
g) constipação intestinal;
h) retenção de urina;
i) debilidade motora.

TRATAMENTO - Consiste na manutenção das funções vitais e uso de soro antibotulínico. O soro impede que a toxina circulante no sangue se instale no sistema nervoso. A recuperação da doença é lenta, pois a toxina já instalada entre as células nervosas é destruída pelo sistema de defesa do corpo. Não há remédios ou soro que eliminem a toxina.

O LADO BOM DA TOXINA - Os efeitos terapêuticos da toxina botulínica vêm sendo estudados há décadas. No início, a substância foi utilizada para tratamento de estrabismo e de espasmos involuntários da musculatura das pálpebras. Administrada em pequenas doses, a toxina vem sendo usada para tratar doenças relacionadas a contrações musculares indesejáveis. A propriedade da toxina de paralisar músculos é utilizada no tratamento estético para amenizar rugas de expressão na face.

Hospital Santa Lúcia - QLS Quadra 716, conj.C - 70.390-700 Brasília-DF - Brasil - Tel: (061) 445 0000  

From: José Alceu Perão
To: apacameplenario -
Cc: apacameplenario
Sent: Wednesday, August 16, 2006 8:39 AM
Subject: Re:# APACAME-Plenário # mel X botulismo

Olá Elizabeth

Minhas aptidões como médico estão à distâncias.... mas vou expressar meu pensamento sobre o botulismo. Esta doença rara, é proveniente de bacilos gram-positivos que estão no solo. Quando ocorre, ela paralisa músculos e impede a respiração, causando a morte por asfixia. Acontece que estes poros, podem estar em qualquer alimento, inclusive o mel. Porém, nunca vi dizer que aconteceu com alguém que ingeriu mel. É mais provável aparecer em conservas (enlatados). O bacilo forma neurotoxina, que destrói as proteínas, dai, causando a morte por deficiência imunológica.

Um abraço. Perão - Apiários São Braz - Lages - SC  

From: Radamés Zovaro
To: apacameplenario@yahoogrupos.com.br
Sent: Wednesday, August 16, 2006 10:11AM
Subject: Re: Re:# APACAME-Plenário # mel    X botulismo

Prezados José e Elizabeth,

No Brasil até o presente momento não se tem conhecimento de nenhum caso de botulismo pelo consumo de mel, porem na Argentina houve um caso a alguns anos atrás. Nos Estados Unidos muitas empresas colocam no rótulo do mel, para evitar o consumo pelas crianças com idade inferior a 1 ano em função da possibilidade de pegar o bacilo do botulismo.

Um abraço - Radamés Zovaro - Caieiras - SP - zovaro@zovaro.com.br  

Edson Couto escreveu:  

Crianças com idade inderior a 1 ano em função da possibilidade de pegar o bacilo do botulismo?

Goistaria que alguém enviasse algumas explicações de como isso seria possível apenas em crianças:
01 - Pela possibilidade da quantidade inferior a ser ingerida?
02 - Como e onde seria possível a contaminação desse mel pelo bacilo?
03 - Crianças acima de 1 ano de idade, até 1000 anos, estariam imunes?
04 - Ou tudo depende da quantidade ingerida, independentemente da idade e pêso?
Por hora é só.

Edson Couto - Sertão de Canudos - UAUÁ - Bahia - edsoncouto13666@yahoo.com.br  

To: apacameplenario@yahoogrupos.com.br-
From: Clayton Matos Fernandes
Date: Wed, 16 Aug 2006 15:03:14 +0000 (GMT) -
Subject: Re: Re:# APACAME-Plenário # mel X botulismo
Reply-To: apacameplenario@yahoogrupos.com.br
Bom dia!!!

Vi o Mestre PNN dizer no programa do Jô, que crianças "podem" vir pegar essa doença, devido ao seu intestino ainda não estar completamente formado e com isso não consegue combater este bacilo e contrai a doença. Espero ter ajudado.

Clayton - Cajamar - SP  

From: - To:
Sent: Wednesday, August 16, 2006 5:20 PM
Subject: # APACAME-Plenário # Re: Re:# APACAME-Plenário # mel X botulismo

Caro Clayton, crianças recém nascidas até um ano de idade não possuem flora intestinal, é a flora que protege a mucosa intestinal.Os alimentos que comemos são absorvidos pela mucosa intestinal. O Dr Paulo referia-se principalmente a algumas espécies de abelhas indígenas sem ferrão que possuem poucos hábitos higiênicos, usam no betume, fezes de animais e humanos. A abelha Arapuá é uma delas, comer seu mel é muito perigoso, tem que ser pasteurizado. Em seu livro tem um capitulo especial, para pasteurização de mel. espero poder tê-lo ajudado. Um abraço - Celso Perez - São Paulo - Capital  

Em apacameplenario@yahoogrupos.com.br, Gesimar Célio escreveu:
Sem problemas:

O mel não causa o botulismo. O mel PODE transportar esporos do agente do botulismo, assim como qualquer alimento. Nas mínimas proporções de nosso dia a dia, temos um organismo preparado para se defender desses esporos. Assim sendo, salvo ingerindo algo estupidamente contaminado, fora dos níveis da natureza, estamos salvos.

A única exceção são as crianças menores de um ano, que ainda não tem anti-corpos para tal. Recomenda-se pois não fornecer mel para elas, porque num raro caso pode ser motivo de desenvolvimento da doença.

Seja bem-vinda ! - Gesimar - RJ  

From: h44_riki
To: apacameplenario@yahoogrupos.com.br
Sent: Wednesday, August 16, 2006 11:30 PM
Subject: Re: # APACAME-Plenário # mel X botulismo
Alguns comentários:

Os esporos do Clostridium botulinum, bactéria produtora da toxina botulínica, causadora do botulismo, estão largamente disseminados no ambiente; qualquer pessoa, de qualquer idade, corre sério risco ao ingerir porções mínimas dessa toxina, porém, o risco é praticamente inexistente no caso da ingestão de esporos da bactéria.

A nossa defesa contra a bactéria não tem nada a ver com anti-corpos, ela acontece através de um mecanismo chamado "exclusão competitiva". Vou tentar explicar:

Ingerimos bactérias e seus esporos o dia todo por mais higiene que tenhamos, mas, num organismo saudável, elas não se multiplicam por não suportarem a competição com os bilhões (trilhões ?) de outras bactérias e protozoários já presentes em nosso trato digestivo, ou seja bactérias boas nos defendendo de bactérias más, exemplos: yakult, iogurtes, kefir, coalhadas, etc...

Em crianças muito novas, a flora intestinal (esses bilhões ou trilhões, etc...), não está bem formada ainda e, nesse caso, a ingestão de esporos do C. botulinum pode levar à multiplicação da mesma e à produção da toxina. Isso também poderia ocorrer em adultos que tenham passado por doenças debilitantes acompanhadas de diarréias intensas e duradouras  

From: andrades@smtpnotes.pr.gov.br -
To: apacameplenario@yahoogrupos.com.br
Sent: Wednesday, August 23, 2006 12:25 PM
Subject: # APACAME-Plenário #  - Plenário # ROTULAGEM NUTRICIONAL
Colegas do Apacame Plenário,

A propósito do debate ocorrido dias atrás sobre a possibilidade de transmissão do botulismo (toxina da bactéria Clostridium botulinum), através do mel, verifiquei junto à Secretaria Estadual de Saúde (SESA), Setor de Vigilância de Alimentos e constatei que a ocorrência de botulismo em alimentos é muito rara (inclusive em enlatados cárneos, mais suscetível), quem dirá no mel.

Também, soube de determinada prefeitura do Paraná que recusa-se a inserir o mel na merenda escolar, com base em parecer técnico que embasa-se nesta possibilidade (toxina botulínica no mel).

Também, no site o site www.baldoni.com.br, encontrei a informação inserida abaixo, em "PERGUNTAS E RESPOSTAS".

"Mel tem alguma contra-indicação? - Sim. Pessoas diabéticas com altas taxas de açúcar não são aconselhadas a consumir mel sem rigoroso controle médico. De modo geral, os médicos indicam o uso de mel para crianças, mesmo recém-nascidas, porém, para alguns médicos, pesquisas realizadas em outros países evidenciaram a probabilidade do mel ser transmissor do botulismo infantil. Tais pesquisas, embora ainda não tenham sido realizadas no Brasil, mostraram que essa possibilidade existe em qualquer lugar que se produza mel."

Assim, pergunta-se:

- Será que não devemos ter mais cuidade com o que divulgamos na INTERNET ?

- Dado que no país não há constatação científica ou de qualquer origem, sobre a ocorrência de toxina botulínica no mel, não é fazer o "anti-marketing" divulgar tais informações (inverídicas ou sem comprovação científica) ?

Saudações apícolas, roberto de andrade silva - curitiba - pr  

From: Taís Vargas
To: apacameplenario@yahoogrupos.com.br
Sent: Wednesday, August 23, 2006 10:02 PM
Subject: # APACAME-Plenário # Botulismo
Pessoal,

A respeito do botulismo: Em crianças menores de 12 meses, a flora intestinal ainda não está completamente desenvolvida e o intestino possui pH alto, o que pode acarretar a ativação de esporos de Clostridium botulinum e o desenvolvimento do botulismo infantil. O botulismo é uma intoxicação grave, que geralmente leva à morte, mas os esporos não se desenvolvem no intestino de crianças mais velhas e adultos. A incidência de botulismo infantil devido à ingestão de mel é muito baixa, mas as autoridades internacionais, inclusive a International Honey Commission, recomendam que não seja fornecido mel a crianças menores de um ano.

Apenas para informação, já que muitas pessoas nos perguntam e às vezes não temos uma resposta precisa para fornecer.  

From: Edson Couto
To: apacameplenario@yahoogrupos.com.br ; taisvargas@pop.com.br
Sent: Thursday, August 24, 2006 11:30 AM
Subject: # APACAME-Plenário # BOTULISMO

Bons Dias! Só algumas perguntas que não querem calar:

01- Esporos de Clostridium botulinum podem chegar ao intestino de seres humanos de qualquer idade, através de outras formas que não seja pela ingestão de alimento contaminado?

02- "... o desenvolvimento do botulismo infantil." ??? Existem variações do Clostridium botulinum de ocorrência em crianças menores de 12 meses; de 1 a 3 anos; de 3 a 12 anos; de 12 a 16 anos; de 16 a 21 anos de 21 a ......., ou é apenas uma forma de caracterizar o Botulismo quando ocorre em crianças?

03- Caso a resposta ao ítem um seja "... unica e exclusivamente através de alimento contaminado", no que acreditamos, e considerando a cadeia produtiva do mel, desde a coleta do néctar e do pólen pelas abelhas, a deposição do mel nos favos, a coleta, extração, envase e comercialização do produto pelo apicultor, quais as prováveis e possíveis focos de contaminação do produto, ou seja, em qual ambiente a contaminação estaria mais propensa a ocorrer? Práticas adequadas de manejo evitariam essa contaminação?

04- Considerando que o início das manifestações sobre o assunto ocorreram basicamente em função do MEL ser impedimento de compor o cardápio da "merenda escolar" em um determinado município Brasileiro, embasado na alegação de que o MEL provoca BOTULISMO, não poder-se-ia considerar:
a) a inclusão do MEL na "merenda escolar" ter sua PROIBIÇÃO única e exclusivamente na alimentação fornecida em creches onde permanecem crianças com menos de 12 meses;
b) a inclusão do MEL na "merenda escolar" ter sua PROIBIÇÃO única e exclusivamente na alimentação fornecida em creches onde permanecem crianças com menos de 36 meses(MARGEM DE SEGURANÇA);
c) a inclusão do MEL na "merenda escolar" ter sua APROVAÇÃO e LIBERAÇÃO para a alimentação fornecida em creches onde permanecem crianças com mais de 12 ou 36 meses, dependendo da análise e avaliação médica a ser considerada e da margem de segurança que se queira adotar;
d) a inclusão do MEL na "merenda escolar" ter sua APROVAÇÃO e LIBERAÇÃO para a alimentação fornecida na "merenda escolar" em escolas de primeiro e segundo grau, embasado na argumentação, análise e avaliação médica de que apenas crianças com flora intestinal não desenvolvida completamente teriam a propensão de desenvolverem o "botulismo" provocado eventualmente pelos esporos contidos no MEL incorretamente manipulado.

ACREDITAMOS, em vista dos diversos fatores que na atualidade vem dificultando a expansão da comercialização do MEL, principalmente para o exterior, a inclusão do mel na merenda escolar dos mais de 5.500 municípios Brasileiros será uma excelente oportunidade de crescimento do agronegócio apícola.

Nos municípios onde a atividade apícola possui condições de efetuar esse fornecimento, caberia a vigilância sanitária, FAZER cumprir as normas e práticas de manejo dequadas e definidas para o setor.

Caberia também à Vigilância Sanitária, dos municípios onde a atividade apícola não seja suficiente para cobrir a demanda que a merenda escolar provocaria, exercer a fiscalização dos produtos que compõe esse cardápio, inclusive do MEL.

Ou será que de tudo que é incluído na merenda escolar, APENAS E TÃO SOMENTE O MEL teria o PODER de provocar o Botulismo?

Ou será que existem outros interesses nessa PROIBIÇÃO?

Existe no Município de UAUÁ - Bahia, através da CONAB, aquisição dos diversos produtos originados da industrialização dos frutos do UMBUZEIRO (doces, geléias, compotas,) pela Cooperativa (coopercuc_umbu@yahoo.com.br) criada para a atividade dos agricultores familiares, e que são disponibilizados para a "merenda escolar" em convênio com a Prefeitura Municipal desde 2003. O MEL deverá fazer parte muito brevemente.

Edson Couto - Sertão de Canudos - UAUÁ - Bahia - edsoncouto13666@yahoo.com.br  

From: João Campos
To: apacameplenario@yahoogrupos.com.br
Sent: Thursday, August 24, 2006 8:45 AM
Subject: # APACAME-Plenário # Re: ROTULAGEM NUTRICIONAL

Referências acadêmicas sobre botulismo infantil associado à ingestão de mel:

Honey and other environmental risk factors for infant botulism:
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/entrez/query.fcgi?cmd=Retrieve&db=PubMed&list_uids=368301&dopt=Citation

A case of infant botulism associated with honey feeding in Italy:
http://www.springerlink.com/content/x6514k136655xg01/

Isolation of Clostridium botulinum from Honey:
http://jcm.asm.org/cgi/content/abstract/9/2/282

Infant botulism. Identification of Clostridium botulinum and its toxins in faeces:
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/entrez/query.fcgi?cmd=Retrieve&db=PubMed&list_uids=62164&dopt=Citation

Update: Infant Botulism:
http://cmr.asm.org/cgi/reprint/9/2/119.pdf

Ou, para uma lista bem mais extensa:
http://scholar.google.com/scholar?q=honey%20infant%20botulism&num=100&hl=pt-BR&lr=lang_es%7Clang_fr%7Clang_en%7Clang_it%7Clang_pt&rls=GGLD,GGLD:2005-23,GGLD:pt-BR&oi=scholart

Abraços, - João Campos - Porto Alegre - RS - Apicultura: Perguntas e Respostas (http://apifaq.alturl.com/)  

From: Edson Couto
To: apacameplenario@yahoogrupos.com.br
Sent: Thursday, August 24, 2006 11:37 AM
Subject: # APACAME-Plenário # BOTULISMO INFANTIL

My ingrês tá pior que o "corinthians". Terias algo na lingua mãe? Poderia consultar os disponibilizados por ti e solicitar tradução, mas com certeza, por ser assunto técnico, muito provavelmente o texto ficaria truncado.

Desde já, nossos agradecimentos.

Edson Couto - Sertão de Canudos - UAUÁ - Bahia - edsoncouto13666@yahoo.com.br  

From: Taís Vargas - To: apacameplenario@yahoogrupos.com.br
Sent: Thursday, August 24, 2006 1:55 PM
Subject: # APACAME-Plenário # Re: BOTULISMO
Amigos apinautas,

Minha área é tecnológica, não sou especialista na área médica ou em nutrição infantil, mas pelo que eu sei:

- os esporos do Clostridium botulinum estão presentes no meio ambiente, em diversos alimentos, e se desenvolvem em condições de baixa acidez, sem oxigênio (conservas de palmito ou milho, preparadas sem a devida higiene). Quando se desenvolvem, produzem uma toxina, que quando ingerida provoca o botulismo.

No caso dos bebês, os esporos são ingeridos e produzem a toxina dentro do intestino. Outros alimentos também podem levar esporos para dentro do organismo dos bebês, por exemplo, leite cru, água contaminada, frutas mal lavadas, alimentos sem higiene em geral, mãos sujas, objetos sujos, etc. Considerando que, mesmo com todos os cuidados de higiene, os bebês na fase de engatinhar acabam levando objetos de todo tipo à boca, e que ainda, muitos bebês aí pelo mundo não recebem os devidos cuidados higiênicos, acredito que as intoxicações por botulismo sejam raras, a não ser que não sejam separadas das estatísticas de intoxicações alimentares gerais, que ainda matam muitas crianças. Mas o mel não pode ser considerado vilão. Qualquer alimento contaminado pode provocar o botulismo infantil.

- a própria abelha pode levar os esporos para dentro da colméia. Como são esporos, eles resistem às condições antimicrobianas do mel (baixa umidade, alta concentração de açúcares, peróxido de hidrogênio, etc). Mas a manipulação higiênica do mel ajuda bastante a evitar a contaminação, com esse e outros microrganismos.

- o pessoal lá da International Honey Commission e outras organizações apícolas pelo mundo recomendam a não ingestão de mel até 12 meses de idade. Acredito que neste prazo já haja uma margem de segurança, e que a partir de 12 meses, o mel já esteja liberado. Estas instituições são amparadas por pesquisadores renomados, e os europeus principalmente são bastante cautelosos quanto aos cuidados com saúde.

- segundo este raciocínio, o botulismo só vai ocorrer em pessoas acima de 12 meses de idade se houver a ingestão da toxina (conservas de palmito ou milho contaminadas). O termo "botulismo infantil" é só para diferenciar quando ocorre antes dos 12 meses.

- Desconheço respaldo científico que impeça o fornecimento de mel a crianças acima de 12 meses de idade. O mel não só pode quanto deve ser incluído na merenda escolar. Fornece nutrientes importantes ao desenvolvimento das crianças e cria o hábito do consumo nos futuros jovens e adultos. Qualquer restrição alimentar específica, que alguma criança possa ter com mel e outros alimentos (diabetes, intolerância ao glúten ou à lactose, por exemplo), só podem vir da parte de um médico ou nutricionista, e mesmo que haja na rede escolar crianças impossibilitadas de consumir algum alimento, as demais crianças não devem ser privadas do direito a uma alimentação saudável. Vamos lutar para isso!

Taís Vargas - Apicultora (amadora) e Engenheira de Alimentos, Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos (Qualidade do mel) Blumenau - SC.

Boas Noite Para Todas & Para Todos!  

Inicialmente nossos agradecimentos às manifestações de Taís Vargas (taisvargas@pop.com.br), João Campos (jbacampos@yahoo.com.br), Roberto de Andrade Silva (andrade@smtpnotes.pr.gov.br), Henrique h44_nKi - (henrique@suindara.com.br), Gesimar Célio (gesimar@terra.com.br), Solange Perez (solangeperez@globo.com), Clayton Matos (claytonmeliponi@yahoo.com.br), Radamés Zovaro (zovaro@zovaro.com.br), José Alceu Perão (japerao@bol.com.br), e principalmente a Elizabeth Husch (elizabethhusch@uol.com.br), que iniciou a discussão sobre a questão do BOTULISMO - MEL & MERENDA ESCOLAR.

Acreditamos termos chegado às conclusões que todos esperavam e/ou já tinham como certeza. Em função de tudo que foi apresentado - reproduzido abaixo, ACREDITO que àquelas "Administrações Municipais e/ou Estaduais" que não desejavam incluir o MEL na Merenda Escolar, ficaram sem qualquer tipo de argumento para continuarem impedindo a inclusão desse produto na MERENDA ESCOLAR, que com a mais absoluta das certezas, irá beneficiar os mais variados grupos e portes de APICULTORES, indistintamente onde se encontrarem.

Chegou portanto o momento de MOBILIZAÇÃO SEM PRECEDENTES, objetivando essa inclusão, que muito beneficiará os produtores, os consumidores, atuais & futuros. Vamos todos às Câmara Municipais e/ou Assembléias Legislativas exigirmos a elaboração, votação e aprovação de Lei que estabeleça a INCLUSÃO DO MEL NA MERENDA ESCOLAR, tanto das Creches como nas Escolas de 1º e 2º Grau.

Vamos criar novos mercados para nossos produtos. Vamos à Luta.

Caso desejarem continuar com as manifestações, não se acanhem.

Edson Couto - Sertão de Canudos - UAUÁ - Bahia - edsoncouto13666@yahoo.com.br  

Olá Taís, tudo bem?

Eu me chamo Elizabeth e tenho acessado o plenário da APACAME com o assunto botulismo.

Estou escrevendo para lhe agradecer muito principalmente em nome de meu pai (Eberhard Husch) que te conhece há algum tempo.

Ele ficou muito aliviado quando leu o que você escreveu pois, a luta dele para inclusão do mel na merenda escolar tem sido árdua.

Vou relatar em breves palavras o que vem acontecendo e acredito que você vai entender o motivo do nervosismo dele.

Meu pai ainda é o presidente da Associação dos Apicultores dos Campos Gerais - AACG e nos últimos meses passou a trabalhar com muita vontade no projeto de inclusão de mel na merenda escolar. Com toda a informação disponível, como: justificativas do projeto de lei, benefícios do mel, prefeituras que já o incluíram, etc. conseguiu que um vereador encampasse a idéia e o projeto de lei nº 168/2006 acabou sendo aprovado na Câmara em duas discussões e, posteriormente, encaminhado ao Sr. Prefeito para sanção. Quando lancei o assunto no plenário, o processo ainda estava no Gabinete, mas tivemos conhecimento do Parecer Técnico da nutricionista da prefeitura, onde ela destacou no primeiro parágrafo os benefícios do mel, porém, em todo o restante do parecer enfatizou veementemente o risco do botulismo na alimentação das crianças e ainda colocou em dúvida a qualidade do mel a ser fornecido. Na última 2ª feira o Sr. Prefeito vetou o projeto de lei com base nesse parecer. Agora temos até o dia 14 de setembro para mobilizar novamente a Câmara para conseguir derrubar o veto. Caso contrário, só depois que mudar o Prefeito é que poderá existir uma nova chance.

Mais uma vez, muito obrigada.

Um forte abraço meu e de meu pai.

Elizabeth elizabethhusch@uol.com.br Ponta Grossa - PR  

De: apacameplenario@yahoogrupos.com.br [mailto:apacameplenario@yahoogrupos.com.br] Em nome de Alberto Torres
Enviada em: sexta-feira, 25 de agosto de 2006 22:15
Para: apacameplenario@yahoogrupos.com.br
Assunto: Re: RES: # APACAME-Plenário # Botulismo
Elizabeth:

Aca en Argentina este tema de la miel y el botulismo en crianzas es un tema muy discutido.

Pero la realidad es que no se aconseja el consumo de miel en crianzas menores a un año.

Esto es porque la crianza no tiene aun las defenzas necesarias en su intestino.

La miel de por si es inocua pero por los distintos procedimientos al que es sometida puede adquirir los esporos del clostridium, que es su forma de resistencia, entonces cuando es consumida por una crianza menor a un año esporula en sus intestinos porque no tiene la defenza necesaria contra la toxina que elimina es bacteria, de todas maneras este mal tiene cura siempre y cuando se tome a tiempo.

Con todo eso te quiero decir que crianzas en edad escolar 6/7/8 años no corren ningun peligro con el consumo de la miel, es como todo, siempre y cuando en su elaboracion y envasado se hayan usa las buenas practicas de manejo e higiene.

Un cordial saludo..

Alberto Torres.  

(Comentário da APACAME)

A APACAME quer parabenizar todos os participantes dos e-mail acima relatados pela lisura, cordialidade e honestidade com que o assunto foi exaustivamente comentado, esclarecendo a todos sobre o referido assunto.

Este é o objetivo pelo qual a APACAME mantém o PLENÁRIO no seu site. Queremos um Foro democrático onde os assuntos relacionados com a Apicultura e os Produtos das Abelhas sejam tratados com dignidade respeitando o livre pensamento dos participantes.

Acreditamos que aqueles que utilizam o PLENÁRIO para autopromoção, promoções comerciais, compreendam com o tempo a sua real finalidade.

Retorna à página anterior