Notícia

Noticias Atualizadas sobre o Embargo AO MEL BRASILEIRO PELA COMUNIDADE EUROPÉIA

Texto: Tarciano Santos da Silva (Apis Nativa - Prodapys)
No dia 25.08.06, depois de muito trabalho e espera, a Abemel recebeu uma comunicação oficial do MAPA através do Memo SCR/DIPOA Nº 183/2006, autorizando o envio das amostras coletadas em triplicidade desde a semana 26 (26.06.2006) para o Laboratório Applica na Alemanha.

As amostras começaram a ser coletadas em triplicidade, mas estavam de posse dos Fiscais Federais Agropecuários que inspecionam os respectivos entrepostos participantes do PNCR 2006.

A Abemel colaborou firmemente através da colega Joelma - Apiários Lambertucci, para a execução das instruções de envio de amostras ao Applica.

No dia 28.08.06, recebemos a visita do Dr.Peter Martin , representante dos importadores da Comunidade Européia, para se interar das ações tomadas pelo MAPA até o momento e também para tomar conhecimento de ações futuras para que não tenhamos novos embargos.

O Dr. Peter Martin já esteve no Brasil para um trabalho de consultoria em análises de mel junto a Embrapa Meio Norte. O Dr. Peter é um químico aposentado especialista em análises de alimentos e ex-proprietário de um laboratório de análises de alimento no Reino Unido.

Recepcionei o Dr. Peter em Porto Alegre e depois fomos visitar o laboratório oficial Lanagro - Porto Alegre.

Fomos muito bem recebidos pelo Dr. João Becker e pelo Dr. Rodrigo Hoff os quais nos mostraram os novos equipamentos que estão sendo instalados para análise de mel.

O Dr. Rodrigo tem como objetivo desenvolver, nos próximos meses, metodologias de análises para Sulfas em mel, mas nos informou que não recebeu nenhum plano oficial do MAPA - Brasília sobre metas a serem cumpridas.

Recebemos a informação que o Lanagro - RS necessita de técnicos, mas tudo é muito burocrático.

No dia 29.08.06, o Dr. Peter Martin fez uma visita às instalações da Apis Nativa (Prodapys).

Tentamos organizar visitas a diversos laboratórios, mas tivemos dificuldades.

O Laboratório Microbióticos, responsável por cerca de 90% das analises de mel, se negou a receber o Dr. Peter.

Tivemos serias dificuldades para a visita ao Lanagro - SP, felizmente superadas pela Sra. Joelma do ApiárioS Labertucci que acompanhou o Dr. Peter em Campinas.

O Dr. Peter foi muito bem atendido no laboratório Galeno (Campinas), LADETEC e Analitical Solution (Rio de Janeiro).

No dia 04 de setembro houve uma reunião com os técnicos do MAPA - Brasília e no dia 06, a visita será no ITEP (Recife).

Não conseguimos entender porque que o Laboratório Microbióticos não quis receber a visita de um técnico Europeu com experiência em análises de mel e Plano de Controle de Resíduos.

Foi apenas uma deselegância e falta de colaboração do Lab. Microbióticos ou havia algo para esconder???

No dia 28.08.06, o colega Henrique Faraldo (presidente Abemel) esteve em Brasília onde foi, finalmente, concluído e assinado o contrato com o MAPA.

Caros colegas apicultores, estas são as últimas notícias, referentes ao Embargo ao Mel Brasileiro.

Tarciano Santos da Silva

Retorna à página anterior