Artigo

NINHOS DE Melipona scutellaris L. EM COQUEIROS NA REGIÃO DO LITORAL NORTE E METROPOLITANA DO ESTADO DA BAHIA.

Rogério Marcos de Oliveira Alves*,¹; Carlos Alfredo Lopes de Carvalho² e Bruno de Almeida Souza³

¹Escola Agrotécnica Federal de Catu, R. Barão de Camaçari, n. 118, Centro, Catu-BA
²Escola de Agronomia-UFBA, 44380-000, Cruz das Almas-BA. E-mail: calfredo@ufba.br
³ESALQ-USP, Av. Pádua Dias, n. 11, Cx. Postal 09, 13418-900, Piracicaba-SP. E-mail: bsouza@esalq.usp.br * Autor para correspondência. E-mail: eiratama@aol.com


INTRODUÇÃO

A criação de abelhas sem ferrão se constitui em atividade tradicional em quase todas as regiões do Brasil, sendo prática desenvolvida ao longo do tempo por pequenos e médios produtores (Alves, 1996). É praticada principalmente na região Nordeste com algumas espécies do gênero Melipona, que apresentam porte avantajado e armazenam boa quantidade de mel (Cortopassi-Laurindo & Macêdo, 1998).

Objetivando o sucesso da exploração racional e da conservação de espécies de abelhas sem ferrão, diversos estudos têm sido realizados buscando determinar a flora visitada para a coleta de recursos tróficos, as características do mel e a abundância de ninhos em ecossistemas naturais e urbanos (Taura & Laroca, 1991; Piva & Kleinert, 1992; Carvalho & Marchini, 1999; Carvalho et al., 1999).

Dentre as espécies conhecidas, a uruçu (Melipona scutellaris Latreille, 1811) destaca-se como uma das principais espécies criadas em cortiços e em colméias nas zonas rurais e urbanas do Nordeste do Brasil (Nogueira Neto et al., 1986; Kerr, 1998).

Na região do Litoral Norte do Estado da Bahia ninhos desta espécie ainda são encontrados com certa freqüência em seu habitat natural e/ou em cortiços, despertando o interesse de agricultores locais que visam a sua criação para a produção de mel, o ecoturismo e a própria preservação da espécie.

Amostras de mel provenientes desta região foram analisadas, visando obter informações sobre as propriedades físico-químicas e as plantas visitadas para a coleta de néctar, por meio da análise dos tipos polínicos (Marchini et al., 1998; Carvalho et al., 2001). No entanto, informações sobre as espécies vegetais utilizadas para a nidificação são pouco conhecidas, embora sejam importantes para estudos de preservação dessas abelhas, além de possibilitar a con-servação da própria espécie vegetal, quando utilizada em programas de reflorestamento (Kerr et al., 1996).

O desmatamento, a especulação imobiliária, o reflorestamento e o plantio de coqueiros contribuem para a redução da Mata Atlântica, habitat natural da uruçu no litoral nordestino. A redução dessa vegetação reduziu a disponibilidade de ocos com dimensões consideradas adequadas a instalação das colônias naturais

Com o aumento da área cultivada com o coqueiro, uma opção de substrato surgiu na região. Os ocos são construídos por insetos conhecidos como brocas do coqueiro (Coleoptera: Curculionidae), principalmente Rhyncom-phorus palmarum (broca-do-olho), que deposita os ovos nas axilas das folhas gerando larvas que causam galerias utilizadas por outros insetos e patógenos. Outra broca importante é o Rhinostomus barbirostris (broca-do-tronco), que perfura diretamente o tronco cavando as galerias. A ação desses insetos sobre o estipe dos coqueiros permite a penetração da umidade pelo orifício, facilitando o apodrecimento da parte central, proporcionando condições da abelha ampliar a cavidade utilizada. De acordo com Santos (1985), o mesmo não poderia ser feito em cerne sadio.

Este estudo teve por objetivo obter informações sobre o desenvolvimento das colônias de M. scutellaris que nidificam em coqueiros na região do Litoral Norte do Estado da Bahia.

MATERIAL E MÉTODOS

Este trabalho foi de-senvolvido nos municípios baianos do Conde (11º48'S; 37º37'W), Mata de São João (12º32'S; 38º18'W) e Camaçari (12º48'S; 38º15'W), em áreas cultivadas com coqueiro (Coccus nucifera L.). Esses municípios são considerados importantes produtores de coco seco, além de explorar o turismo na região do litoral. Apesar de parte da sua vegetação original ter sido substituída por plantações de coqueiro, ainda existe área com matas primárias.

Para a localização das colônias de M. scutellaris foram realizadas entrevistas e incursões em meio aos coqueirais acompanhadas de moradores da região.

No município do Conde foram realizadas incursões na Fazenda Grota da Onça e Cangurito, enquanto que, no município da Mata de São João foram observadas plantações localidades na Praia do Forte e na Barra do Pojuca. Em Camaçari as observações foram realizadas na localidade de Cascalho Branco.

Após a localização dos ninhos foi realizada uma avaliação das condições das árvores. Os coqueiros foram cortados para as medições das dimensões externas da planta, dimensões dos ninhos, quantificação e volume/massa dos potes de alimento.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Um total de oito colônias foram localizadas, sendo que seis foram encontradas em coqueiros com mais de 20 anos de idade e duas em plantas com menos de 10 anos.

Devido ao reduzido diâmetro do oco apresentado pelos coqueiros (Tabela 1), as abelhas ocupam toda a cavidade em pouco tempo (Tabela 2), produzindo favos de pequeno diâmetro e em maior número do que nos ocos mais espaçosos (Tabela 3). Para colônias desta espécie instaladas em caixas racionais, o favo de cria pode chegar a 20cm de diâmetro e nor-malmente são encontrados entre sete a oito favos.



CONCLUSÃO

1 - A nidificação da abelha uruçu está condici-onada a presença de danos causados por insetos pragas do estipe do coqueiro;

2 - O coqueiro constitui uma opção para nidificação de M. scutellaris no litoral baiano devido à baixa diversidade de espécies arbóreas com cavidades de maior diâmetro;

3 - O reduzido diâmetro e comprimento do oco do coqueiro proporciona uma baixa produção das colônias.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ALVES, R. M. de O., 1996., Meliponicultura: aspectos práticos. In: Anais do XI Congresso Brasileiro de Apicultura (Teresina, CBA), p. 95-98.
CAMARGO, J. M. F. de, 1970, Ninhos e biologia de algumas espécies de Meliponideos (Hymenoptera: Apidae) da região de Porto Velho, Território de Rondônia, Brasil. Rev. Biol. Trop., 16: 207-239.
CARVALHO, C. A. L. de & MARCHINI, L. C., 1999, Abundância de ninhos de Meliponinae (Hymenoptera: Apidae) biótopo urbano no município de Piracicaba - SP. Rev. Agricult., 74: 35-44.
CARVALHO, C. A. L. de, MARCHINI, L. C. & ROSS, P. B., 1999, Fontes de pólen utilizadas por algumas Apis mellifera L. e algumas espécies de Meliponinae. Bragantia, 58: 49-56.
CARVALHO, C. A. L. de, MORETI, A. C. de C. C., MARCHINI, L. C., ALVES, R. M. de O. & OLIVEIRA, P. C. F. de, 2001, Pollen spectrum of samples of uruçu bee (Melipona scutellaris Latreille, 1811) honey. Rev. Bras. Biol., 61: 63-67.
CORTOPASSI-LAURINDO, M. & MACÊDO, E. R. M., 1998, Vida da abelha jandaíra (Melipona subnitida). In: Anais do XII Congresso Brasileiro de Apicultura (Salvador, CBA), p. 65-67.
KERR, W. E., 1996, Biologia e manejo da tiuba: a abelha do Maranhão. São Luis: EDUFMA. 156p.
KERR, W. E., 1998, As abelhas e o meio ambiente. In: Anais do XII Congresso Brasileiro de Apicultura (Salvador, CBA), p. 27-30.
KERR, W. E., SAKAGAMI, S. F., ZUCCHI, R., ARAÚJO, V. de P. & CAMARGO, J. M. F. de., 1967, Observações sobre a arquitetura dos ninhos e comportamento de algumas espécies de abelhas sem ferrão das vizinhanças de Manaus, Amazonas (Hymenoptera, Apoidea). Atas do Simpósio sobre a Biota Amazônica, 5: 255-309.
MARCHINI, L. C., CARVALHO, C. A. L. de, ALVES, R. M. de O., TEIXEIRA, G. M., OLIVEIRA, P. C. F. de & RUBIA, V. R., 1998, Características físico-químicas de amostras de méis da abelha uruçu (Melipona scutellaris). In: Anais do XII Congresso Brasileiro de Apicultura (Salvador, CBA), p.201.
NOGUEIRA-NETO, P., IMPERATRIZ-FONSECA, V. L., KLEINERT-GIOVANNINI, A., VIANA, B. F. & CASTRO, M. S. de., 1986, Biologia e manejo das abelhas sem ferrão. Edição Tecnapis, 54p.
OLIVEIRA, C. M., 2002, Hábitos de nidificação de abelhas sem ferrão do gênero Melipona Illiger, 1806 (Hymenoptera; Apidae; Meliponinae) em áreas de caatinga do baixo-médio São Francisco. Monografia, Feira de Santana, UEFS. 32p.
PIMENTEL, A. L. S., ALVES, R. M. de O., MARTINS, M. A. S., SOUZA, B. de A. & CARVALHO, C. A. L. de., 2003, Mapeamento e sítios de nidificação de abelhas sem ferrão

Retorna à página anterior