Tecnologia Apícola

Colméia PIAUÍ

Texto do sócio Rodrigues de Abreu. Palestra proferida na Reunião Plenária do dia 01 de junho de 2005 no salão nobre do Parque da Água Branca - SP
E-mail: eudoxio.rodrigues@telefonica.com.br - Tel. (0xx11) 3661-3499.



A colméia Piauí segue o conceito de TBH (Top Bar Hive), e se destina à produção de cera apícola. Sua disposição horizontal facilita as atividades de manejo, principalmente a operação de colheita dos favos, trazendo grande economia de mão de obra e conforto no trabalho. Pode ser construída com materiais diversos e em tamanhos personalizados, pois apresenta como únicas medidas mandatórias a largura (igual ao comprimento da Langstroth = 465 mm) e a largura das barras (média do intervalo internacionalmente sugerido = 33 mm).

Seu projeto visa antes de tudo atender às necessidades ergométricas, em decorrência das freqüentes colheitas de cera (meio-ciclo de 2 semanas) e das grandes quantidades de material colhido, muito maiores do que na produção de mel.

A colméia é produzida em dois modelos: MONOBLOCO, para pequenos produtores, e MODULAR.

I. Desenho geral

A colméia apresenta três compartimentos (um ninho e duas melgueiras laterais), conforme Figura 1. No modelo MONOBLOCO, esses compar-timentos são separados por placas de escape-abelha orientados no sentido mel-gueira ninho, permanen-temente instalados na posição vertical, deixando uma passagem de 2,5 cm de altura no fundo da colméia. Unindo estas duas placas de escape, e disposta na posição horizontal, é colocada uma placa excluidora igualmente permanente, formando-se então um túnel na parte inferior do ninho, que une as duas melgueiras (Figura 2). No topo inferior de cada placa escape, em toda a sua extensão, é preso um perfil metálico tipo U de 1" x 1/2", o qual serve de guia para uma peça móvel (porteira), que por sua vez é um sarrafo de madeira de 2 x 2 cm, cortado à semelhança de um redutor de alvado (Figura 3). Esse sarrafo vaza as laterais da colméia, usando como guia o perfil U e o chão da colméia.

 No modelo MONO-BLOCO, os favos são colhidos no campo, em procedimento similar à coleta de mel na Langstroth. O modelo MODULAR é essencialmente igual ao MONOBLOCO, ressalvando-se que os três compartimentos são blocos independentes, o que obriga a que as placas de escape sejam um pouco mais elaboradas, permitindo que as três caixas possam permane-cer fechadas após separação. Na colheita desse segundo modelo, a melgueira é transportada para a casa do mel, onde se faz todo o processamento.


II - Parâmetros do Projeto

 A colméia possui apenas duas medidas mandatórias, sua largura e a largura das barras sus-pensas que dão suporte aos favos. Todas as demais dimensões podem ser livremente adap-tadas às necessidades e preferências do apicultor, como também às características do clima. No modelo atual, as premissas de produtividade foram as mais importantes para a definição das medidas físicas adotadas. Pretende-se obter 3 kg de cera por meio-ciclo de 14 dias, observando-se os parâmetros da tabela 1. 

III - Manejo da colméia

O manejo da colméia fica melhor entendido observando-se o cronograma de trabalho a seguir (Tabela 2). Notar que o ciclo completo é de 14 + 14 = 28 dias, alternando-se a melgueira produtiva entre A e B, e que no início o alimentador da melgueira B está desativado e a porteira dessa melgueira está na posição FECHADA. As coletas são feitas a cada meio-ciclo ( = 14 dias ).

IV - Observações

 Com exceção das medidas mandatórias, todos os parâmetros e procedi-mentos assumidos são divulgados como "informação avançada", devido ao estágio de desenvolvimento em que os experimentos ainda se encontram. O próprio índice de produtividade de 3 kg de cera por meio-ciclo deverá ser monitorado a partir de amostragens significativas de colméias. A altura de 36 cm foi arbitrada a partir de mé-dias obtidas de diversos experimentos relatados por pesquisadores americanos e africanos. O meio-ciclo de 14 dias foi adotado por sugestão de testes pioneiros, pre-tendendo-se deixar a cera o mínimo tempo possível nas colméias, para evi-tar pigmentação e outras contaminações.








Retorna à página anterior