Notícia

Comemoração do Centenário de HUGO MUXFELDT

Em decorrência das comemorações do Centenário do Prof. Hugo Muxfeldt, ocorrido no Memorial da Apicultura " Hugo Muxfeldt " que o homenageia, localizado na Rua Nestor Frederico Henn, 1.580, cidade de Vera Cruz - RS, o Prof. Silvio Lengler enviou o texto abaixo:

Data de nascimento: 13/12/1904.

Naturalidade: Nova Petropolis (Pertencia a São Sebastião do Caí).

Filiação: Henrique Muxfeldt e Leopoldina.

Morou em Serra Grande, Distrito de Taquara, Parobé (1910), Canelinha (CANELA), Mundo Novo (TAQUARA), Igrejinha, São Gabriel, Bagé, Livramento, Alegrete, Uruguaiana, Libres - Buenos Aires, Porto Alegre, Passo Novo, Manuel Viana e Torres.

Casamento: Primeiro com Maria Ribeiro (Falecida), tendo dois filhos. Segundo, com Armandinha, tendo dois filhos.

Profissão: Professor, Apicultor, Músico, Alfaiate, Radialista entre outros.

Quem foi o "TIO HUGO"

TIO HUGO, o verdadeiro Pai da moderna apicultura brasileira.

Fora um apicultor idealista com mais de 40 anos de atividades. Um profundo conhecedor e estudioso incansável de apicultura, estando incluído entre os maiores apicultores brasileiros.

Foi ele quem, ao participar do programa "O CÉU É O LIMITE", patrocinado pela VARIG, tornou a ciência apícola conhecida no Rio Grande do Sul e no Brasil, respondendo "absolutamente CERTO" a quantas perguntas lhe foram formuladas, retiradas dos mais festejados autores e cientistas do mundo.

Assim ele despertou o Rio Grande do Sul, realizando um trabalho de profundidade sócio-econômica de tal envergadura que hoje em dia não existe ninguém que possa ignorar a sua paternidade ao associativismo apícola brasileiro.

Foi ele, o TIO HUGO, quem proclamou a reunião dos apicultores em torno de uma Associação com âmbito estadual, visando à aglutinação dos interesses dos apicultores e proporcionando todo esse desenvolvimento apícola que hoje é uma realidade no nosso Estado, que, sem dúvida, está liderando o associativismo apícola no Brasil.

Foi o TIO HUGO quem convocou os apicultores para a criação da Associação Gaúcha de Apicultores, sendo o seu verdadeiro e legítimo fundador.

Foi o TIO HUGO quem estabeleceu o DIA DO MEL, fazendo-o coincidir com o dia da Padroeira da Apicultura, Santa Rita de Cássia.

Foi ele quem regeu, registrou e conseguiu o decreto de Entidade de Utilidade Pública, para a AGA.

Foi ele quem organizou e ministrou vários cursos de apicultura em Porto Alegre, ensinando apicultura também aos atuais detratores.

Foi ele quem inscreveu a AGA, na B.R.A. da Inglaterra e promoveu a inscrição do Brasil na APIMONDIA, conseguindo com isso, incluir nossa Bandeira entre as 52 existentes naquele Congresso de Meryland. O Brasil se fez ouvir, finalmente, após a realização de vinte Congressos Mundiais de Apicultura... e o principal responsável por isso - foi o TIO HUGO.

O TIO HUGO esteve sempre à testa de quantas iniciativas boas se tem tomado no associativismo apícola, com aquela sua característica: tolerância, ponderação e sabedoria. TIO HUGO foi sobre tudo um homem bom, honesto, leal com os seus princípios e profundo respeitador dos princípios dos outros, tendo feito muito mais benefícios e sacrifícios pela nossa apicultura do que aqui mencionado. Retirado dos originais do Memorial de Hugo Muxfeldt.

Retorna à página anterior