Editorial

O APICULTOR OU A ABELHA?

Neste mês de maio, mais precisamente no dia 22 será comemorado o Dia do Apicultor, uma homenagem justa a este importante elo da cadeia produtiva apícola e que junto com a abelha sofre todos os problemas existentes na base da produção.

Abelha e Apicultor, neste momento, confundem-se num único ser. Sofrem juntos com a frustração de safra, com a adversidade do clima, com a diminuição drástica do pasto apícola e com a degradação do meio ambiente, enfim tudo que atinge a abelha, atinge igualmente o apicultor, tanto nas alegrias, quando o ano foi bom, como nas tristezas, quando o ano foi ruim.

Essa integração Abelha/Homem modifica o apicultor que passa a ser uma pessoa diferenciada, pois ele começa a entender a importância do equilíbrio ecológico para a sobrevivência das espécies sobre a terra.

Não existe na agropecuária uma atividade que integre o homem à natureza como a apicultura.

Poderia-se dizer até de uma cumplicidade entre abelhas e o apicultor, pois a todo momento elas estão dizendo ao apicultor como está a saúde ecológica do entorno do apiário.

E, assim, o apicultor vai aprendendo que a apicultura não é só o mel e outros subprodutos produzidos e elaborados pelas abelhas. Ele aprende que a apicultura é responsabilidade social quando ele estuda a organização social das abelhas e que a preservação do meio ambiente é vital para a sobrevivência das futuras gerações.

No final acaba-se não sabendo quem pratica apicultura.

O Homem ou a Abelha?
Constantino Zara Filho - Presidente Executivo

 

Retorna à página anterior