Botânica

Ora-pro-nobis

Texto: Reynaldo Guilherme Kramer
Ora-pro-nobis
Lembrando que essa planta já foi alvo de muito "papo" em nossas reuniões plenárias, e que para minha surpresa, muitos que a plantaram a mais de ano nunca a viram florescer, excelente para cerca, pois cada uma de suas suculentas folhas é munida de dois pequenos espinhos....

Segundo foi publicado no suplemento agrícola do jornal "Estado de São Paulo", nº 2.567 de 19-01-05 a ora-pro-nobis é uma cactácea muito usada em cercas vivas e cujas folhas e flores são comestíveis.

São tão importantes economicamente que em vários pontos do Brasil seu cultivo está sendo incentivado como alimento (eu, complementando: cujo valor protéico é equiparado ao da carne, daí também a origem desse gracioso nome).

A planta se multiplica tão facilmente que não se vendem mudas, segundo a Cuesta Jardins, de Botucatu (SP).

A recomendação é pedir a alguém que cultiva a planta para cortar uns galhos de 20 centímetros deixá-los arejando por dois dias para cicatrizar o corte e enfiar pouco mais de metade da estaca na terra. Não é preciso nem regar.

A maior produção de ora-pro-nobis, cujo nome científico é Pereskia aculeata Miller.

É em Sabará, no Estado de Minas Gerais, onde a Secretaria de Lazer e Turismo, tel: (0xx31)3672-7673, promove em maio o festival da ora-pro-nobis, em que as flores e também as folhas, cortadas como couve são muito comercializadas. Em São Lourenço da Serra (SP) também há plantio comercial dessa planta.

Maiores informações no site www.melissotroficas.com.br/orapronobis/ora_07.asp .

Como esse cacto tem muitos usos e a sua flor é importantíssima para as abelhas, que as visitam para produzir mel, a universidade de Viçosa (MG) tem vários estudos sobre a ora-pro-nobis, pesquisada principalmente pelo professor José Cambraia. (L.R.S.Q.)

Acrescentando: em Plantas que Curam temos : Sinonímia: jumbeba, rosa-madeira groselha-da-américa.

Propriedades Medicinais: Na medicina popular as folhas da ora-pro-nobis são utilizadas como emolientes no tratamento de tumores e outros tipos de inflamações cutâneas e os frutos possuem propriedades expectorantes e anti-sifilíticas.

Sem mais, abraços do Kramer

Retorna à página anterior