Editorial

AS ABELHAS E A POLINIZAÇÃO

Os apicultores conhecem muito bem as abelhas e sua importância. A maioria deles trabalha com o produto da colméia mais conhecido, o mel. Alguns também comercializam a cera, o pólen e a própolis. Entretanto, o serviço ambiental que as abelhas realizam é pouco divulgado. Isso mesmo: estamos falando aqui da conseqüência do trabalho das abelhas, voando de flor em flor. Enquanto coletam seu alimento, o pólen como fonte de proteínas e o néctar das flores como fonte de açúcares, as abelhas polinizam as flores, isso é, promovem a sua fecundação cruzada. Algumas plantas dependem exclusivamente de animais polinizadores para sua reprodução, outras se beneficiam deles produzindo frutos de melhor qualidade. Esta é a base de toda uma cadeia alimentar.

As abelhas e a polinização são o foco deste número na nossa Mensagem Doce. Contaremos aqui o que é a polinização e como ela se reflete no nosso dia a dia. A biodiversidade de abelhas e plantas é muito grande, por isso a polinização é um processo chave para a sua manutenção. É tratada também como um tema transversal para a sustentabilidade, isto é, a preservação ambiental e a Agricultura sustentável não existiriam sem a polinização. A Convenção da Diversidade Biológica da Agenda 21 considerou este assunto como relevante no mundo todo e criou em 2000 a Iniciativa Internacional dos Polinizadores, com um plano de ação para os próximos 10 anos, que também apresentamos aos leitores.

Iniciamos este número com considerações gerais sobre o uso das abelhas na Agricultura. Vários tipos de abelhas diferentes podem ser usados na polinização de cultivos e na segurança alimentar. Assim sendo, mostraremos o trabalho de abelhas solitárias como as Xylocopa polinizando, por exemplo, o maracujá amarelo; as mamangavas verdadeiras do gênero Bombus sendo o maior sucesso comercial global das duas últimas décadas; as abelhas sem ferrão (aqui especialmente a jataí, uma espécie bandeira) com grande potencialidade para estes serviços. O valor econômico deste trabalho das abelhas, tanto na natureza como na Agricultura, é discutido. Um exemplo da diversidade de polinizadores na Amazônia é do açaí e as abelhas que o polinizam. Comunidades tradicionais, que criam as abelhas nativas, são mostradas aqui. Finalmente, uma vez que todos conheçam o valor das abelhas na polinização, há um mercado novo para os criadores de abelhas, que poderão vender ou alugá-las para os agricultores. Para isso, as palavras-chaves são diversificar (na criação de abelhas), restaurar o ambiente (através de medidas de plantio de espécies para nidificação e como fonte alternativa de alimento) e manejar (para a sustentabilidade). No momento, no Brasil, as únicas abelhas disponíveis para a polinização agrícola, com criação em escala, são as abelhas Apis.
Constantino Zara Filho - Presidente Executivo

 

Retorna à página anterior