MERCADO DE MEL

Chega o primeiro mel chinês à Europa

Portal Apícola (12/10/04) Argentina

Portal Apícola (12/10/2004). Os primeiros 500 containers despertam expectativas para saber se passarão nos controles sanitários e levantam queixas da produção local porque foram compradas por apenas US$ 1.000 a tonelada CIF.

Existe expectativa mundial pela chegada na Europa dos primeiros 500 containers de mel provenientes da China, depois de uma proibição para que o produto do gigante oriental entrasse na Comunidade Européia, acusado de contaminação por clorofenicol.

O mel chinês reingressa na Europa depois de dois anos de restrições para onde só podia ser vendido através de outros países e aos Estados Unidos da América, o que elevou ao máximo histórico o preço do mel de outras origens, especialmente da Argentina.

O total dos 500 containers correspondem a vários compradores de vários países e chega a um preço de aproximadamente 1000 dólares a tonelada CIF, quer dizer posto nos portos da Europa. O que significa que neste valor estão incluídos os gastos de transporte e despacho.

Todavia a China não verá o dinheiro antes de 30 dias da chegada ao porto e agora a grande expectativa esta concentrada nas análises que, serão realizadas no mel para assegurar-se que está livre de resíduos e contaminantes.

Neste sentido, empresas importadoras de mel fizeram importantes investimentos nos país oriental para avançar na qualidade que exigem os compradores, a agora pode voltar para a Europa.

O valor do mel importado da China levantou reclamações dos apicultores europeus que duvidam da qualidade sanitária do produto e reclamam sanções porque consideram que o preço está abaixo dos custos e derrubará o preço do mel da produção local. "As importações de mel da China foram autorizadas em 31 de agosto passado, e embora não tenha começado a chegar as partidas, a mera expectativa bastou para reduzir o preço de mel multifloral de 2,4 a 1,8 euros o quilo, arrastando para baixo o resto do mel, e se espera com as primeiras importações efetivas, que os preços baixem outros 60 centavos", informou na semana passada um boletim informativo da Europa Press.

O artigo proveniente da Espanha acrescentou que "o mel chinês, de inferior qualidade que o valenciano e com antecedentes de problemas sanitários, tenderá a um preço, para os comerciantes, menor do que um euro por quilo".

Em consonância com o artigo anterior, a Associação Valenciana de Agricultores (AVA-ASAJA) enviou para a Câmara de Agricultura Espanhola o profundo pesar do setor apícola valenciano e requereu subsídios que aliviem a iminente situação de crise provocada pela apressada abertura da fronteira para o mel chinês", afirmou o presidente da AVA, Cristóbal Aguado no informe da Europa Press.

Durante estes anos de restrições, conhecedores do mercado mundial asseguraram ao Portal Apícola que o mel chinês ingressava na Europa, em forma de contrabando, através de países como Vietnan, Tailândia e Turquia.

A aceitação do mel chinês pode resultar num maior domínio do mercado europeu de mel em prejuízo da oferta de mel argentino e trazer como conseqüência uma baixa maior dos preços. Vários analistas asseguram que na Índia, que durante 10 anos preparou sua produção melífera existem 140 mil toneladas de mel a espera de ser comercializada.


 

Retorna à página anterior