Editorial

O COMEÇO FOI ASSIM ... UM SONHO

No ano de 1979 um grupo de apicultores tinha um sonho. O sonho de europeizar novamente os nossos apiários.

Envoltos neste sonho idealizaram a fundação de uma associação para viabilizar o projeto e, em 19 de novembro de 1979, nascia a APACAME - Associação Paulista de Apicultores, Criadores de Abelhas Melíficas Européias.

Entusiasmados e fortalecidos pela união proporcionada pelo associativismo aqueles apicultores começaram um trabalho incessante de divulgação da idéia e em meados do ano de 1982 já estava se cristalizando o Projeto Ilha da Vitória, em São Sebastião, litoral paulista.

Seguiram-se meses de intenso trabalho dos voluntários que não mediram esforços, viajando às sextas-feiras, para o litoral e, depois, viajando de barco até a Ilha da Vitória, distante cerca de 32 km da costa.

Pesados e penosos esforços foram despendidos, para implantar o Projeto Ilha da Vitória, que consumiu um valor representativo e uma quantidade de equipamentos produzidos pelos próprios voluntários.

Logo se percebeu que o projeto era empreendimento do governo, e não de uma associaçao, o que obrigou a APACAME a rever suas metas em prol da apicultura.

Do projeto restou uma união nunca antes vista na apicultura e a APACAME pôde traçar novos objetivos o que resultou num crescimento permanente.

Praticamente todos os voluntários daquela época encontram-se ligados à APACAME, cujo aniversário comemoraremos no dia 19 de novembro de 2004.

Se o começo foi assim... um sonho...

Despertar agora é perceber que se passaram 25 maravilhosos anos de nossas vidas e da nossa querida APACAME.

Parabéns àqueles sonhadores, pois são os que sonham que movem o mundo.

Esta edição é dedicada a todos vocês!
Constantino Zara Filho - Presidente Executivo

 

Retorna à página anterior