Comentário

PLANEJAMENTO NA APICULTURA

Radamés Zovaro
Apicultor, empresário apícola.
Diretor da Apacame
zovaro@zovaro.com.br
Introdução

Praticamente tudo que fazemos em nossas vidas, normalmente e as vezes, sem perceber, elaboramos um planejamento para executar uma tarefa, seja  no trabalho, em casa, compra de algum bem, etc.

Na apicultura não é diferente e ela exige um planejamento mais especifico voltado à produtividade.

Para fazermos o planejamento no campo da apicultura temos que levar em consideração três fatores básicos:

A abelha.

O meio ambiente.

O manejo.

A somatória dos três fatores resultará na produção. Se um dos fatores falhar a produção será afetada consideravelmente

A Abelha.

Com relação a abelha temos que conhecê-la com maior profundidade, conhecer um pouco da sua morfologia, do seu comportamento, conhecer as suas atividades durante o período de vida útil, saber da existência da divisão de trabalho na colméia, etc.

De acordo com o conhecimento que o apicultor tem das abelhas em função das reações aos diferentes estímulos, podemos aplicar técnicas de manejo. Ex. O nível de postura da rainha pode aumentar ou diminuir em função da entrada de alimentos na colméia. Isso levou o apicultor a criar meios de  alimentar a colméia servindo como estimulo ao aumento da postura da rainha em épocas que precede o inicio da florada.

O Meio Ambiente

O meio ambiente independe da nossa vontade, porem dentro de uma normalidade podemos prever épocas de floradas e preparar a colméia para aproveitar o máximo dessa florada, portanto o desenvolvimento do enxame tem muito a ver com a florada de cada região.

As floradas variam muito no Brasil em função da excelente biodiversidade que o país apresenta, criando com isso uma quantidade enorme de regiões apícolas variando muito de uma para outra, alem do que, dentro de certas regiões são criadas micro regiões com resultados de produção bastante interessante.

O Manejo

O manejo na minha opinião é o que mais oferece condições para aumento da produtividade, ele representa a intervenção do homem entre as abelhas e o meio ambiente.

Infelizmente percebemos que no Brasil ainda o manejo é muito deficitário. Acredito que poderíamos ter o dobro ou triplo da produção anual se melhorarmos as praticas de manejo na apicultura.

Um apiário bem manejado é aquele que dá certo, que produz mais ou menos, conforme a variação climática, mas sempre dá retorno.

Planejamento

Segundo a definição do dicionário Aurélio -  Planejamento é : 1 - Ato ou efeito de planejar; 2 - Trabalho de preparação para qualquer empreendimento segundo roteiro e métodos determinados; planificação;  3 - Elaboração, por etapas, com bases técnicas (especialmente no plano socioeconômico) de planos e programas com objetivos definidos.

Se nosso objetivo é apicultura temos que planejar o que queremos com ela, seja no campo profissional (principalmente)  ou como hobby. Para que esse planejamento possa ser bem elaborado devemos fazer uma projeção de quanto, em volume, nós pretendemos produzir. É evidente que esse volume será transformado em valores absolutos e em cima desses valores fazer uma previsão de despesas  e projetarmos o lucro ou prejuízo no final.

Na apicultura para efetuar um planejamento, que podemos chamar Planejamento da Produção temos primeiro que definir dentro dos produtos das abelhas qual ou quais iremos trabalhar. Sabemos que a abelha produz:

Mel                              10 a  80 kg colméia ano

Cera                            1 a 3% da produção de mel mais troca de favos

Própolis                       300 a 700 gr. colméia ano

Pólen                           2 a 5 kg. colméia ano

Geléia Real                 300 a 500 gr. colméia ano

Polinização                 0,20 a 0,35 há. colméia ano

Núcleos                       2 a 4 colméia ano

Rainhas                       20 a 40 recrias ano

Veneno                       Deixamos de citar quantidade por não termos dados a respeito

Naturalmente ninguém vai tentar produzir tudo ao mesmo tempo, normalmente no planejamento da produção  projeta-se a produção de dois ou no máximo três itens. Ex. Mel e Própolis;   Mel e cera;  Rainha e Geléia Real;   Mel, Polinização e Pólen.

Devemos também levar em consideração  a situação de mercado de cada produto que varia muito em determinadas épocas do ano. Por exemplo, a própolis que tem seu preço praticamente vinculado ao mercado exportador, tem épocas que esse mercado esta fechado, e o preço da própolis cai, alem de que,  também, deve ser analisada  a qualidade da própolis, pois ela varia de região para região dependendo da biodiversidade e influindo no preço.

Outro fator importante é definir a duração do projeto que sempre deve ser feita em função do tempo de duração aliado aos  seguintes fatores:

Pasto apícola que será disponibilizado.

Épocas de floradas com entrada de néctar e pólen.

Área física determinada para instalação das colméias.

Quantidades de colméias a ser instaladas em uma mesma área.

Disponibilidade financeira.

Com relação ao tempo de duração do projeto, este deve coincidir com o termino da florada principal, ou de um semestre ou de um ano. Depende muito do que o apicultor pretende. É interessante notar que não devemos fazer projetos com longa duração, isso dificulta muito o controle uma vez que não é o ano todo que temos floradas.

Devemos analisar também que a quantidade de colméias a ser instalado em uma mesma área deve ser muita bem avaliada, pois se colocarmos mais do que o ideal a produção por colméia irá diminuir e em contrapartida teremos aumento de custos e mão de obra.

Hoje a quantidade de enxames disponíveis na natureza é um numero muito grande, e naturalmente eles são concorrentes de nossos apiários.

Essa definição da quantidade de colméias varia de apicultor para apicultor  e de região para região onde será instalado o apiário. Em media o ideal é em torno de 30 colméias em cada apiário e, tendo-se também como base que, a distãncia entre um apiário e outro seja pelo menos de 3 km.

O grande apicultor não é aquele que tem o maior numero de colméias, mas sim o que consegue ter uma maior produção com um menor numero de colméias.

Outro fator que deve ser analisado é com relação à disponibilidade financeira. Nessa questão deve ser analisado o investimento que vai ser feito pensando sempre o que será gasto com os itens cujo tempo de uso seja superior a 3 anos, fazendo ai uma depreciação anual para diminuir os custos, não misturando dessa forma investimento com custeio de produção que são combustível, mão de obra, alimentação, etc.

No planejamento do processo produtivo deve-se analisar todas as etapas que compõem a produção. Ex. Disponibilidade do apiário, alimentação para estimular o aumento da postura da rainha, a colocação de melgueiras ou sobreninhos (dependendo de cada apicultor), colocação de cera alveolada, colheita, centrifugação, embalagem, transporte etc., considerando tudo como custeio de produção.

É importante lembrar que todo o planejamento deve ser revisto, corrigido e atualizado de tempo em tempo, com base no controle da produção.
Retorna à página anterior