Editorial

O CONGRESSO DO "SIM"

Inegavelmente o XV Congresso Brasileiro de Apicultura e do I Congresso Brasileiro de Meliponicultura, realizados no período de 18 a 21 de maio p.p., foi o mais bem organizado Congresso dos últimos tempos.

E qual a razão para este sucesso?

A palavra "sim".

Eu explico!

Muito antes do Congresso, preocupados em preencher os dias 16 e 17 de maio, uma vez que a caravana da APACAME estaria em Natal-RN a partir do dia 15, propusemos ao Dr. Valdemar Belchior Filho que fizéssemos visitas técnicas as quais o incansável Valdemar disse "sim".

Logicamente, prevendo o seu grande envolvimento com o Congresso, naquelas datas, já que ele exerceu a função de Presidente Executivo do referido Evento, solicitou a colaboração do meliponicultor Paulo de Menezes que prontamente disse "sim".

Paulo Menezes contatou o Dr. Tertuliano Aires Neto para receber o grupo no dia 16, no seu meliponário ao que ele respondeu "sim".

O programa preparado para o dia 17 previa uma visita à APISMEL – Associação de Apicultores da Serra do Mel, no Município da Serra do Mel e visita ao meliponário do próprio Paulo Menezes na Cidade de Mossoró - RN, com a assessoria da Srta. Gunthinéia Alves Lira e todos disseram "sim".

Bem, no dia 18 de maio ocorreu a abertura do Congresso e mais de 3.000 apicultores enxamearam para Natal - RN e lá encontraram um "Staff" que usavam, na cabeça, uma tiara que imitava as antenas das abelhas e aí foi um show. Com uma serenidade, delicadeza, beleza, competência e sorriso nos lábios, receberam e conduziram todos os congressistas de uma forma nunca vista.

Nós que estivemos nos bastidores do Congresso, proferindo palestra e atuando na preparação da Assembléia Ordinária da CBA a todo o momento precisávamos de computador, xerox, papel, tesoura, sala para reunião, som, ar condicionado, enfim sempre estávamos solicitando alguma coisa, a única palavra que ouvíamos era "sim".

Deste modo o XV Congresso Brasileiro de Apicultura e o I Congresso Brasileiro de Meliponicultura transcorreram suavemente como a brisa do mar de Natal. Só deu para sentir o calor humano do povo Potiguar.

Sim, sim, sim o Congresso foi um sucesso!
Constantino Zara Filho - Presidente Executivo

 

Retorna à página anterior