Comentário

Noticias de além mar..

Reynaldo Guilherme Kramer - Diretor da APACAME

Sob o tema: MEL, em busca de SUCESSORES JOVENS houve a reunião anual da confederação das associações alemãs no mês de outubro para estabelecer os programas prioritários do ano seguinte (2004).

É minha vontade de trazer novidades, transcrever artigos publicados em revistas estrangeiras, mas ao que parece sou mal interpretado pelos meus colegas de diretoria e até pelo presidente alegando que: o sistema europeu é um, e o nosso é outro .as abelhas são de outra raça, o apicultor apiculta diferente, nossos problemas são outros, e outras idéias mais.

Muito bem, mas admitam uma cousa: que o Brasil desse tamanho, e em matéria de apicultura não é nada. (leiam a publicação e estatística recente de uma organização da CE, Comunidade Européia) e assim me faz pensar se devo ter ânimo de continuar a escrever...

MAS como essa revista é lida pôr outras pessoas com outras idéias vamos lá..

A reunião aconteceu em sorteio na cidade de Saar Bruecken norte da Alemanha com vista, objetivo de: como vai ser o futuro da apicultura. Depois das devidas "trocas de confetes" o primeiro tema da abertura foi a reabertura do maior museu apícola localizado na cidade de Waimar que estava fechado pôr problemas financeiros, manutenção técnica que inclui achar pessoas dedicadas, etc... o que também é assunto de geração de turismo. e é claro que nas "entre linhas" achava eu , nós também poderíamos começar a pensar no assunto, da maneira como foi conduzido e que se conseguiu, com resultados positivos a elaboração de um documento apelativo a iniciativa privada para tal fim.

Segundo tema, motivo dessa matéria, tema juventude, preocupante em todo o mundo também atinge a nós: como motivar a juventude para a sucessão, e formar novos apicultores. Para esse futuro, continua a tradução: foi iniciado um estudo com pesquisa a ser feita e executada pôr 350 apicultores voluntários que irão trazer mais explicações, utilizando-se de um formulário de pesquisas a ser estendido em suas comunidades, pois, eles tem ligações com escolas via associações de pais e mestres, ligações com sociedades de bairros, parentes em funções chaves como: na escola, amigos policiais, bombeiros, etc, e cujos resultados poderão trazer metodologia, e rumo, ao assunto. Dessas informações, talvez pobres, e conselhos múltiplos coletados para essa finalidade surgirá uma luz, e também dessa uma simples conversa uma inspiração que: existe um meio de vida: a apicultura (aí o tradutor faz uma nota): apicultura européia visa em primeiro plano a polinização, que é mais importante no meio campo-rural , pois, trará comida mais rentável e barata ao povo de um país, polinização é paga pelo agricultor . O tema tratado como "semente" poderá contar com ajuda de professoras e professores em despertar e anunciar a existência das abelhas não tratar o assunto como matéria principal, mas sim complementar de aula de ciências naturais , provocando uma ponte entre: aluno - professor - e associação apícola, que poderá ser convidada a palestrar sobre esse assunto, (não esquecer de trazer e distribuir cachês) falando sobre polinização das plantas e que esse fato gera a continuação da vida , gera uma boa colheita , em conseqüência faz com que na sua mesa se coma comida sadia e barata, e variável e ainda uma recompensa: que tal comer uma pamonha , ou uma salada de frutas com molho de mel ?

Abraços de Kramer

Retorna à página anterior