Associativismo

ASSOCIAÇÃO DOS APICULTORES DE PEDREIRA - APIPE

Com aprovação dos estatutos sociais e eleição da diretoria executiva e membros do conselho fiscal, foi fundada em 19-08-2003 a Associação dos Apicultores de Pedreira que será divulgada com a sigla de APIPE.

A 1º diretoria executiva ficou composta pelos Snrs: Presidente: Edgardo Luis Steula. Vice-Presidente: Engº Agrônomo José Luciano Panigassi; 1º secretário: Antonio Oswaldo Selingardi; 2º secretário: Pedro José Alves; 1º tesoureiro :Luciano Sividal; 2º tesoureiro: Eduardo Marsulo; Diretor Adjunto: Hermogenes Gonçalves de Godoy. Os 3 membros do conselho fiscal são: Jean Louis Jullien, Geraldo Lazarinni e Eteucle Baccarelli.

A cidade paulista de Pedreira está localizada na Serra da Mantiqueira e seu território é impraticável para a agricultura, fato que isenta suas áreas dos defensivos agrícolas normalmente empregados nessa atividade. Todo ambiente encontrado na região é amplamente favorável ao desenvolvimento da apicultura cujos produtos desde há muito tempo são considerados de alta qualidade.

Dentre os trabalhos que já estão sendo desenvolvidos pelos diretores da APIPE , dois merecem destaque pelas sua importâncias: Um deles é o estudo e conhecimento do atual pasto apícola e a possibilidade de se incrementar plantas melíferas não nativas, porém, que se adaptem bem a região. O objetivo é conseguir floradas durante o ano evitando os períodos de carestia e a conseqüente decadência dos enxames.

O Engenheiro Agrônomo José Luciano Panigassi está relacionando as plantas nativas do município, mapeando os períodos de suas floradas e logo após relacionará as plantas que poderão ser inseridas na região. Antonio Oswaldo Selingardi é o Presidente da instituição não governamental FLORA CANTAREIRA, produtora de mudas de árvores e que poderá auxiliar e agir em sintonia com a APIPE na formação e fornecimento das plantas que se adaptem às condições de solo e clima da região serrana que abriga o território pedreirense.

A APIPE aceitará em seu quadro social apicultores que estejam localizados num raio de 60 quilômetros em torno de Pedreira.

Outro fator que está merecendo a atenção dos apicultores pedreirenses é a possibilidade de se industrializar os próprios produtos e com isso agregar valores aos primários preços de venda.

Retorna à página anterior