Artigo

APICULTURA NO RIO GRANDE DO NORTE E A IMPORTÂNCIA DA APIMONDIA

Valdemar Belchior Filho - Gestor do Projeto de Apicultura

A APICULTURA tem se apresentado nos últimos anos como uma importante alternativa econômica para o meio rural da região. A flora ainda diversificada do nordeste brasileiro associadas às condições climáticas favoráveis as atividades das abelhas durante todo o ano, asseguram boas produções de mel. Este por sua vez, trata-se de um produto nobre, de grande aceitação no mercado e preço compensador. Diante das dificuldades enfrentadas pelos demais segmentos da agropecuária nordestina, a apicultura tem tornado-se altamente interessante para os produtores e atraídos muitos adeptos.

A atividade no entanto, tem pecado pelo mesmo crescimento desordenado característico das demais atividades agropecuárias da região, e a maioria dos criadores iniciam-se na apicultura observando os outros criadores ou participando de cursos ministrados por aqueles. Por ser uma atividade relativamente nova, a apicultura é desconhecida pela maioria da população, inclusive dos técnicos responsáveis pela assistência técnica e desenvolvimento regional. Como conseqüência, a improvisação e a distorção de técnicas apícolas  são práticas comuns e o resultado tem sido aquém do real potencial apícola. Não somente a produtividade, mas a qualidade e diversificação dos produtos, conquista de mercado e rentabilidade da apicultura ficam comprometidas quando a atividade é praticada sem conhecimentos técnicos sobre o assunto.

O Estado do Rio Grande do Norte apresenta um grande potencial natural para a exploração apícola a partir de sua vegetação com grande diversidade de floradas, condições climáticas favoráveis, número consideráveis de apicultores e grande quantidade de meleiros e, pelo aproveitamento das abelhas como agentes polinizadores nas culturas para exportação, como manga, melão, caju, etc.; aumentando a produtividade destas culturas.

Porém, a apicultura racional do Rio Grande do Norte, aparentemente sofre dos mesmos problemas citados acima para apicultura nordestina como um todo e não tem produzido os benefícios esperados para a população da região. A atividade dos meleiros por sua vez, merece atenção especial visto que o seu praticante já possuia cultura de   explorar economicamente as abelhas e pode melhorar enormemente as suas condições de trabalho, renda e padrão de vida caso torne-se um apicultor racional. Além disso, em muitos casos a forma de extração primitiva feitas pelos meleiros provoca danos irreparáveis ao meio ambiente, já  que é comum a destruição do enxame, a derrubada de árvores ou as queimadas, advindas de técnicas impróprias.

O SEBRAE/RN, através de seus diversos programas e projetos, tem procurado desenvolver ações de melhoria, atendendo a pequenos empresários rurais ligados ao setor apícola do Rio Grande do Norte, através da capacitação dos envolvidos, da busca de novos mercados, da articulação permanente de parcerias. Visando dar continuidade ao trabalho iniciado para a consolidação da atividade junto a estes atores, tornando-os capazes de bem conduzir seu negócio, bem como prepará-los para de forma coletiva, discutir com os outros integrantes da cadeia produtiva e demais agentes envolvidos, formas de desenvolvimento e crescimento contínuo da  atividade apícola.

Desta forma, pretende-se que o Projeto contribua, efetivamente, no processo de expansão e fortalecimento harmônico do agronegócio do mel e seus derivados, no Rio Grande do Norte, de forma permanente e sustentável.

O Programa de Desenvolvimento da Apicultura do RN conta atualmente com 25 projetos com apoio do SebraeTec, onde estão envolvidos 856 apicultores. É um projeto novo (1 ano) mas os resultados são extraordinários tanto no aprendizado como nos resultados. Dos envolvidos no projeto já receberam financiamentos para compras de equipamentos e unidades apícolas mais de 80 apicultores num volume e recursos de mais ou menos R$ 700.000,00 (setecentos mil).

Os resultados desse projeto fez com que procurássemos a APEX para juntos trabalharmos as exportações desse produto, e como estratégia de mercado participamos como missão do CONGRESSO DA APIMONDIA 2003, em LJUBLJANA, ESLOVÊNIA, com a caravana da APACAME. Na Feira tivemos o SEBRAE/BA com um estande apoiando as empresas Brasileiras durante o evento e ainda contamos com Prof. Dr. Lionel Segui Gonçalves, como consultor pelo SEBRAE/RN que na ocasião colaborou na divulgação do status da apicultura brasileira e em especial do nordeste brasileiro, dos produtos apícolas, da divulgação de folderes e cartazes sobre o XV Congresso Brasileiro de Apicultura a ser realizado de 18 a 21 de Maio de 2004, em Natal - RN.

Quanto à Feira Internacional da APIMONDIA, constatamos a importância da transversalidade entre produtores e a diversidade de produtos encontrados nos vários estandes. O aproveitamento dos produtos da abelha com outras atividades e profissões é de fundamental importância que passemos a usar junto ao nosso apicultor. Como exemplo: o aproveitamento da cera de abelha com o artesanato, que no nordeste brasileiro poderia gerar centenas de emprego e aumentando a renda dessas famílias.

Na excursão técnico-científica nos arredores de LJUBLJANA, visitamos vários apiários , Centros apícolas e uma Central de Produção de Rainhas de abelhas carnicas (originais da Eslovênia), onde podemos observar e constatar a grande diferença que existe entre essas abelhas e a africanizada, desde o modelo de criação até a produção de mel que fica muito aquém da nossa produtividade.

Durante o evento aproveitamos para divulgar o XV Congresso Brasileiro de Apicultura, de 18 a 21 de Maio de 2004, em Natal/RN que vai contar com algumas novidades, como: O I Congresso Brasileiro de Meliponicultura, o Espaço APIS ( Apicultura Integrada e Sustentável ), Clínicas Tecnológicas, Rodada Internacional de Negócios, Festival Gastronômico (com produtos da abelha) e um Fórum de Inclusão Social, onde serão mostrados projetos que estão gerando renda e melhoria de vida à população carente.   

O SEBRAE/RN agradece a acolhida dos organizadores da Caravana e da APACAME,pela oportunidade que foi dada de mostrarmos o trabalho que está sendo desenvolvido no estado, e nos colocamos a disposição para qualquer informação ou visita aos que assim desejarem.

Retorna à página anterior