Minha Experiência

GAIOLA PARA APRISIONAR ABELHAS PRESENTES NA SALA DE MEL

Texto: Antônio César Viapiana
Rua João Rech, 186 - 95110-450 - Caxias do Sul - RS - Fone (54) 227-2191
e-mail: antonioviapiana@terra.com.br

Gaiola para aprisionar abelhas na sala de mel


Cumpre-me o dever de cumprimentar a equipe de diretoria e redação deste importante veículo de comunicação e informação no meio apícola, do qual sou agraciado com o recebimento de todas as edições.

Gostaria de colaborar com este informativo, se assim seus editores acharem interessante, divulgando um pequeno invento, cuja foto esta anexa, que tem a finalidade de capturar as abelhas que normalmente circulam pelas salas de centrifugação de mel e que normalmente são incômodas, se acumulando pelos cantos e janelas da sala ou, defecando pelas paredes e vidros ou, ferroando, as vezes, os operadores.

É um equipamento já testado e que apresenta um excelente resultado.

Partindo do princípio de que as abelhas se acumulam em torno de lâmpadas acesas, o apetrecho consiste em um cilindro feito com tela galvanizada, malha 8 ou, outro número que não permita que as abelhas passem, com a altura de 60cm e diâmetro de 30cm aproximadamente.

Ao seu redor, uma série de cones com furinhos em suas pontas tipo escape abelhas invertido, moldados na própria tela (funil virado com a ponta para dentro) para permitir que as abelhas entrem e não consigam sair. Uma lâmpada acesa no seu interior será o atrativo para as abelhas.

Por uma portinhola, as abelhas, presas durante a operação de centrifugação do mel, serão libertadas ao ar livre podendo retornar às suas colméias.

Este equipamento foi por mim apresentado durante a "Palavra Livre do Apicultor" por ocasião do VIII Seminário Estadual de Apicultura, na cidade de Horizontina - RS
Retorna à página anterior