Comentário

Mel de abelha, remédio ou alimento ?

Paulo Menezes Meliponicultor

O mel de abelha é considerado um dos alimentos mais deliciosos e puros encontrados na natureza. É produzido a partir da coleta do néctar de diversas flores feita pelas abelhas campeiras, contendo bastante água, glicose, sacarose, maltose, sais minerais, vitaminas, enzimas, hormônios, proteínas, ácidos, aminoácidos e fermento. Por conter, principalmente glicose e frutose, é absorvido com muita rapidez pelo nosso organismo, fornecendo energia sem engordar tanto quanto os açucares comerciais comuns.Nos dias de hoje é muito utilizado como adoçante, sendo também bastante usado na medicina caseira. Em artigo publicado na revista "American Bee Journal", o Dr. Robert Berthold recomenda contra a insônia, tomar duas colheres de sopa de mel, misturado num copo de leite morno, antes de dormir. Segundo ainda o Dr. Robert, deve ser ingerido para aliviar dor de garganta, combater a tosse e problema de rins. Pode ainda ser ministrado como auxiliar no tratamento de pneumonia, tuberculose, úlcera, dores nas articulações e anemia. Na revista médica inglesa "Lancet" há um artigo que afirma ter o mel poder de restaurar e fortalecer o desempenho do coração. Seus efeitos no organismo humano são: imunológico, antibacteriano, anti-inflamatório, expectorante e regenerativo.

Para se ter idéia do seu valor como alimento natural orgânico e suas excepcionais qualidades, basta pesquisar um pouco a história da humanidade, e constatar que desde a mais remota antiguidade, há milhares de anos este produto exercia grande poder curativo entre os medicamentos da época.

No Egito, ocupava lugar de destaque entre os produtos alimentares e terapêuticos. Num dos mais antigos documentos da medicina egípcia, um velho papiro de 3.500 anos, descreve várias receitas tendo o mel como um dos ingredientes.Esse papiro contém até uma descrição de doenças graves como o câncer do estômago e certos tumores, para cujo tratamento recomenda-se bebidas e lavagens à base de mel para uns e aplicações para outros. Os hieróglifos, baixos-relevos de pedras, tumbas de faraós, são documentos que fazem referências ao seu uso como alimento e remédio.Na sala egípcia do Museu de História Natural de Berlim pode ser visto um baixo-relevo que data de 5.000 anos atrás, sobre sua colheita e extração.O célebre Papiro Ebers, conservado na Biblioteca de Leipzig, Alemanha, relata que os egípcios 1.600 anos A.C. alimentavam suas crianças com mel, e naquela época, já domesticavam abelhas. Na China era empregado habitualmente na medicina caseira. Pitágoras, em seus escritos sobre medicina, afirmava ter o precioso líquido propriedades notáveis sendo que ele e seus discípulos seguiam um regime alimentar exclusivamente à base de vegetais e mel. Encontramos informações que os Sumérios, povos que se estabeleceram na Mesopotâmia - atual Iraque - por volta de 5.000 anos A.C. , tinham por costume seu uso na dieta alimentar. Homero, o poeta, na sua consagrada Odisséia, fala sobre uma mistura de mel e leite (chamada melikraton) que era considerada uma excelente bebida. Na Bíblia encontramos 38 citações e referências ao doce alimento: "Se o Senhor nos for propício, introduzir-nos-á nela e no-la dará; é uma terra onde corre leite e mel". O Alcorão, a Bíblia dos Mulçumanos, recomenda seu uso como alimento e remédio: "Azeite por fora e mel por dentro".

No Brasil, no entanto, é importante ressaltar que o produto não é inspecionado pelo Ministério da Saúde, e sim pelo da Agricultura, o que lhe confere status de alimento e não de remédio. Na realidade, faltam mais pesquisas na área e são poucos os médicos que prescrevem receitas recomendando sua aplicação, preferem ficar ao lado da indústria farmacêutica que é poderosa e não aceita concorrentes. O seu consumo no mundo ainda é muito baixo por falta de incentivo e da divulgação das qualidades nutritivas e medicinais que ele contém, o que não falta para os adoçantes artificiais e industriais.A média por pessoa não passa de 300g/ano, sendo que o Brasil consome abaixo deste número.A comunidade européia consome uma média de 700g/ano, sendo que na atualidade aumenta muito a procura do produto, principalmente na Alemanha, por ser um país mais exigente em defesa da saúde de seu povo.

Em nossa região é preciso ter cuidado ao adquirir o produto, tanto o consumidor, como aquele que compra para revender, pois é muito falsificado, principalmente, quando raro e de alto preço comercial. A fraude consiste em misturar ao mel puro, certa quantidade de um produto com características semelhantes e que tem um preço bem inferior ao verdadeiro. Quem compra para consumo próprio deve conhecer a idoneidade moral de quem vende.

Recentemente, enviei ao Departamento de Farmacologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, para análise, mel da espécie Melípona subnitida (Jandaíra) coletado por mim, no Meliponário Santa Felicidade, em Mossoró, tendo o laudo do Prof. Eduardo Augusto da Silva Gurgel constatado em uma porção de 20ml (medida caseira), um valor calórico de 55,84 Kg/cal representando apenas 2,49% de valores diários de referência base em dieta de 2.500 calorias, sendo portanto bastante "light" o seu uso.

O mel para Virgílius, era a "Dádiva do Céu"; para Plínio, a "Saliva dos Deuses", mas não resta dúvida que para o homem ele é um magnífico, saudável e gostoso alimento... e remédio.
Retorna à página anterior