Evento

 

II ENCONTRO ESTADUAL DE APICULTURA AMAMBAI - MS
Cerca de 200 apicultores representando 15 municípios do Estado do Mato Grosso do Sul marcaram presença no II Encontro Estadual de Apicultura, que aconteceu nos dias 23 e 24 de maio de 2003, na lindíssima cidade de Amambai.

Vista parcial dos participantes do evento

Vista parcial dos participantes do evento


A abertura do Encontro, que aconteceu no dia 23, foi realizada pelo Prefeito de Amambaí, Dirceu Lanzarini que também inaugurou a Casa do Mel, doada pela Prefeitura de Amambaí à Associação de Apicultores do município, a qual é presidida pelo nosso companheiro Luiz Carlos Tobias Nunes.

No encontro os apicultores participaram de palestras, que enfocaram desde a implantação da atividade apícola, o manejo e técnicas para o aumento da produtividade apícola, até a exportação do produto. Participaram do evento apicultores dos municípios de Amambaí.Maracaju, Dourados, Rio Brilhante, Aquidauana, Corumbá, Miranda, Aral Moreira, Campo Grande, Ladário, Antônio João, Caarapó, Mundo Novo, Aral Moreira e Coronel Capucaia.

Segundo o presidente da Associação de apicultores de Amambaí, Carlos Nunes, o encontro foi um sucesso e consagrou o município como um forte produtor apícola. "Tivemos a oportunidade de trocar informações técnicas e saber que o nosso produto tem um mercado que está em expansão", disse o presidente. A casa do mel continuou ele, doada pela Prefeitura de Amambaí, vai agilizar a Associação e lá será montada uma loja com os produtos e também servirá de local para as reuniões.

O prefeito de Amambaí, Dirceu Lanzarini, saudou os participantes e disse que o apoio da administração municipal para a atividade apícola é resultado do entendimento que é necessário incnetivar a diversificação da produção rural e garantir a permanência do homem no campo. !Com este apoio nós estamos incentivando a produção de um alimento nobre, gerando riqueza e trabalho para muitas pessoas; é uma atividade que merece o apoio do podei públi", falou Lanzarini.
Discurso de abertura

Durante o discurso de abertura, proferido pelo Prefeito Municipal de Amambaí, Dirceu Luiz Lanzarini, a mesa assim constituída: da esquerda para a direita: Gustavo Nadeu Bijus, representante do SENAR; Jabes Moreira Brum, Secretário Municipal do Desenvolvimento Econômico; Wilson Otano Nunes, Vice-Prefeito; Roberto Dias, Presidente da Câmara Municipal; Elemar Ebeling, Presidente da Federação das Associações do Mato Grosso do Sul (FAAMS); Luiz Carlos Tobias Nunes, Presidente da Associação de Apicultores de Amambaí (AAA) e Constantino Zara Filho, Presidente Executivo da Apacame.

Prestigiaram a abertura do II Encontro Estadual de Apicultura, nunto com o prefeito de Amambaí, o Vice-Prefeito, Wilson Otano Nunes, Vereadores Robertino Dias; Valter brito, Manoel Álvaro Silveira, Enivaldo Lima, José Luiz Cavalheiro Tobias, Gilmar Vicentim, Anilson Rodrigues e Anderson Mansano, o Presidente da Federação das Associações de Apicultores de Mato Grosso do Sul Elemar Ebeling; representante do SEBRAE/MS Carlos Alberto Santos do Vale; representante do SENAR e da FAMASSUL, Gustavo Bijos; representantes da APACAME Associação Paulista de Apicultores, Constantino Zara Filho e Radamés Zovaro, que proferiram palestras durante o evento; um dos pioneiros na exportação de mel, Wigbert Weber; o Presidente da Associação de Apicultores de Amambaí, Luiz Carlos Tobias Nunes; secretários municipais, técnicos do IDATERRA e EMBRAPA, lideranças comunitárias, representantes de entidades e apicultores.
Retorna à página anterior