BOTÂNICA

 

A IMPORTÂNCIA DA MATA CILIAR NA APICULTURA

Texto: Rogelio Raimundo Dosouto

A mata ciliar refere-se a formação florestal na margem dos rios e cursos de água. A lei florestal torna essas áreas de preservação permanente, proibindo o desmatamento, entretanto, devemos destacar que estas áreas para a apicultura podem ser de vital importância, aumentando a produtividade das colméias. Basta para isso que o apicultor faça um enriquecimento dessas áreas plantando espécies de árvores nativas. Assim sugerimos:

1)- Aroeira mansa;

2)- Pau - viola;

3)- Sangra d´água

Caso a propriedade do apicultor possua rios, córregos, ou simplesmente cursos dágua e os mesmos estejam sem cobertura vegetal, recomendamos um reflorestamento com as espécies citadas acima, numa largura entre 30 e 50 metros de cada margem.

Quanto ao espaçamento em metros entre as árvores: 3x3 para a Aroeira mansa, 4x4 para a Sangra dágua e 5x5 para o Pau - viola; ou, conforme a situação, plantar grupos-ilha, com 10 árvores de cada espécie.

Assim, podemos atender as necessidades do meio ambiente, cumprir a lei florestal, pedir isenção do imposto territorial rural, aumentar significativamente a colheita de mel unindo interesses econômicos aos ecológicos.
Retorna à página anterior