Artigo
 

A IMPORTÂNCIA DO EUCALIPTO NA APICULTURA

 

Texto: Rogelio Raimundo Dosoto, do viveiro Adonis. www.viveiroadonis.hpg.ig.com.br
Tel: (0xx11) 4485-0107


Existem mais de 600 espécies de eucalipto, com exceção de duas espécies, o Eucalyptus urophilla e o Eucalyptus deglupta que são originários de ilhas ao norte da Austrália, todas as demais são de origem australiana. O gênero "Eucalyptus" pertence a família das mirtáceas, a mesma da pitanga, goiaba, araçá, cereja do Rio Grande Etc. Diante de um número tão grande de espécies (+ de 600) temos eucaliptos para todas as finalidades, entretanto a maioria das plantações são destinadas para fornecer papel e celulose ou lenha, assim a espécie " Eucalyptus grandis" e seus híbridos dominam as plantações de eucaliptos no Brasil.

Podemos dizer que a má fama dos eucaliptos se deve à "monocultura", ou seja, quilômetros e quilômetros de Eucalyptus grandis a perder de vista.....! Isso sim constitui um verdadeiro "deserto ecológico" por falta de diversidade biológica, assim tanto faz se a cultura é eucalipto, cana, café, laranja ou soja, a monocultura é o maior problema, portanto dizer que o eucalipto estraga a terrra é a maior tolice. Todas as culturas extraem nutrientes do solo que são removidos com a colheita, assim após várias colheitas é necessário fertilizar o solo com os nutrientes removidos a fim de manter a produtividade, caso contrário a produção pode cair a zero, por exemplo, a cana de açúcar retira em uma colheita 132 kg de nitrogênio por hectare , o milho 305 kg de nitrogênio por hectare, a soja 300kg por hectare, o eucalipto 60kg por hectare. Somente neste simples exemplo podemos verificar que o eucalipto retira menos nitrogênio do que as outras culturas. Em relação a outros nutrientes a situação é a mesma, portanto a crença de que o eucalipto estraga ou seca a terra se deve a outros fatores, mas com certeza sempre vão surgir pessoas afirmando ou citando exemplos contra os eucaliptos. A questão é muito complexa, sugerimos para evitar problemas diversificar as culturas e plantar o eucalipto certo no lugar certo e além do eucalipto absorver bastante água muitas vezes suas poderosas raízes perfuram camadas impermeáveis do solo provocando uma maior drenagem, assim não devemos planta-lo perto de cursos de água e nascentes, dando preferência para espécies nativas de mata ciliar ou aroeira mansa, pau-viola, sangra d´água etc.

O cultivo de espécies de eucaliptos para finalidade apícola é totalmente diferente, primeiro porque temos que selecionar espécies de maior florescimento, também devemos plantar diversas espécies diferentes de eucaliptos para ter uma situação de florescimento permanente durante o ano todo, podemos também fazer uma adubação específica para aumentar o florescimento, também o espaçamento entre as árvores é maior e neste caso a finalidade não é cortar a árvore e sim aproveitar o florescimento para servir de pasto apícola o que não impede de eventualmente se cortar algumas árvores para uso local ou geração de renda, neste caso, inicialmente podemos usar um espaçamento de 3 X 3 metros e após alguns anos cortar a metade e finalmente deixar as árvores a 6 X 6 metros que vão produzir copas maiores e de maior florescimento, mas isso depende da finalidade e situação de cada apicultor.

A maioria das espécies de eucaliptos demora alguns anos para iniciar o florescimento (5 ou mais) o que causa algum desânimo entre os apicultores, mas felizmente existem algumas maneiras de adiantar o florescimento. Em primeiro lugar contamos com uma variedade precoce que é uma seleção de " Eucalyptus urophilla" que floresce em média aos 02 anos. Outra possibilidade é plantar com maior espaçamento de 5 X 5 ou 6 X 6 metros, isso faz com que as árvores tenham copas mais baixas e esgalhadas e finalmente para adiantar e aumentar o florescimento devemos fazer uma adubação específica.

A grande importância do cultivo dos eucaliptos para apicultura refere-se em primeiro lugar a um aumento da produtividade das colméias e também na qualidade do mel. Devemos destacar que com o uso de 04 espécies de eucaliptos podemos ter um florescimento permanente ao longo do ano todo e isso é de vital importância para ter enxames fortes e produtivos que vão aproveitar não só as flores dos eucaliptos mas também de outras culturas ou árvores. Desta forma o uso dos eucaliptos é fundamental para uma apicultura competitiva e produtiva.

Nossa finalidade é aumentar a produtividade e qualidade do mel e para isso sugerimos que seja feita uma grande diversificação de espécies: eucaliptos, árvores nativas, ora-pro-nobis, frutíferas (lichia, macadamia, caju etc.) e também algumas herbáceas anuais.

Espécies selecionadas de Eucaliptos para Apicultura
Florescimento
Eucalyptus urophilla Dezembro a março
Eucalyptus camaldulensis Ano todo
Eucalyptus robusta (do brejo) Março a abril
Eucalyptus paniculata (madeira dirável) Maio a dezembro
Eucalyptus microcorys Julho a dezembro
Eucalyptus viminalis (para clima frio) Novembro a maio
Eucalyptus tereticornis (para frio e seca) Agosto a outubro
Eucalyptus saligna (para frio) Janeiro a abril
Eucalyptus grandis Abril a agosto
Eucalyptus melliodora (o melhor para apicultura) Setembro a fevereiro



  Retorna à página anterior