Palestra
 

REFLORESTAMENTO APÍCOLA: PARA MAIOR PRODUÇÃO DE MEL

Texto: Resumo da palestra proferida na Reunião Plenário do dia 05 de março de 2003 por Rogélio Raimundo Dosoto, do Viveiro Adonis. www.viveiroadonis.hpg.ig.com.br Tel: (0xx11) 4485-3713.

Para o sucesso da atividade apícola é de vital importância que as abelhas tenham uma boa fonte de Pólen e Néctar durante o ano todo. Contar apenas com a flora apícola local pré-existente torna a produtividade incerta.
A melhor maneira de garantir uma produção elevada seria o cultivo de árvores e plantas que possam florescer durante o ano todo, alternadamente.
O primeiro passo é fazer uma avaliação da área disponível, do clima e do tipo de solo. O passo seguinte é recolher as espécies que devem ser plantadas segundo uma programação de plantio: número de mudas, abertura das covas, adubação, plantio e manutenção das mudas plantadas. Após a avaliação do potencial, cerca de 120 dias, as mudas estarão prontas para o plantio. Enquanto isso  são abertas as covas, cujo tamanho médio é de 40 x 40 x 40 cm3. Pode ser feita uma adubação na cova e/ou adubações posteriores em cobertura.


FOTO 1 Sistema em bandejas é prático, econômico e de grande rendimento.


A qualidade e quantidade das mudas são tão importante quanto a disposição de plantio.

LISTA DE PLANTAS  

1)- Sangra D´água (Cróton urucurana). Floresce de dezembro até junho.
2)- Aroeira Mansa (Shinus terebinthifolius). Floresce de setembro até janeiro.
3)- Pau-Viola ( Cytharexyllum mirianthum). Floresce de novembro até dezembro.
4)- Eucaliptus Urophilla precoce. Floresce de dezembro até março.
5)- Eucaliptus Camaldulensis. Floresce o ano todo.
6)- Eucaliptus Paniculata. Floresce de maio até dezembro
7)- Eucaliptus Microcoris. Floresce de julho até dezembro.
8)- Eucaliptus Robusta. Floresce de março até abril
9)- Ora – Pro – Nobis. Floresce de dezembro até abril.

Foto 2: Mudas de Eucaliptus em bandeja.

 
As mudas são produzidas em bandejas de isopor (FOTO 1) no padrão 72 (setenta e duas mudas por bandeja); isto torna menor o custo do plantio do que o uso de mudas em sacos plástico. As bandejas são mais fáceis de manusear, sendo mais leves e práticas, mais fáceis de transportar e podem ser facilmente recicladas. A bandeja de 72 mudas é a ideal, pois outras menores, apesar de terem um custo por muda menor, podem provocar perdas futuras.  

O espaçamento para árvores apícolas varia de 3 x 3, 4 x 4, 5 x 5, 6 x 6, em metros.

Espaçamento (mts.) entre as mudas:
Quantidade de mudas por hectare.
2 x 2
2.500
4 x 4
625
5 x 5
400

Usando um espaçamento curto, de 2 x 2, em 01 hectare cabem 2.500 mudas; no de 4 x 4 cabem 625 e no de 5 x 5 400 mudas/hectare. Com um espaçamento de 2 x 2 as árvores ficam juntas, a copa fica reduzida: Assim são menos flores por hectare.
No espaçamento 5 x 5 as copas grandes produzem um número maior de flores, aumentando a produção de mel.
Entretanto o espaçamento depende da espécie utilizada.
Outro fator importante para o aumento da produção de mel é a fertilidade do solo, que com certeza precisa ser completada com uma adubação específica para floração, a qual contem mais fósforo que nitrogênio, além dos micronutrientes básicos como zinco, boro e cobre.
A adubação é de vital importância para se manter uma floração exuberante o ano todo. Estamos elaborando um produto específico para induzir e aumentar a floração de árvores nativas e eucaliptus. Trata-se de micronutrientes, fósforo e matéria orgânica, que devem ser aplicados na cova e também ao redor de cada muda.
Cultivando uma combinação de espécies de árvores nativas e espécies de Eucaliptos, com adubação específica, é possível aumentar a produtividade apícola em cinco vezes o potencial natural da região.
Uma floresta de Eucaliptos comum adulto, por exemplo, poderá produzir até 200kg d mel por hectare ao ano, em cinco colméias. Mas, um eucaliptos precoce cultivado no espaçamento 4 x 4 e com a devida adubação, pode aumentar essa produtividade para 1.000kg de mel por hectare ano, ou mais.
O Brasil tem potencial para ser o maior produtor de mel do mundo, com potencial para produzir 300 mil toneladas de mel por ano, gerando empregos e uma renda superior a 2 bilhões de dólares ano. Nossa proposta é tornar realidade esse número e para tal estamos oferecendo nossas mudas e nossos conhecimentos, juntamente com todo o conhecimento da APACAME.
A consorciação e distribuição das espécies são muito importantes. Além de oferecermos mudas selecionadas para a apicultura, estamos nos propondo a escrever sobre cada espécie (detalhes, consorciação, adubação), sempre com a finalidade de aumentar a produtividade apícola para atingir a marca de 2.000kg de mel por hectare ano.

Foto 3: Ora-Pro-Nobis em flor (Pereskia aculeata). Essa planta poderá revolucionar toda a apicultura tornando o Brasil o maior produtor de mel do mundo.
É uma cacto trepadeira, serve para cercas-vivas pois tem espinhos, ou pode ser consorciada embaixo dos Eucaliptus. Suas folhas são ricas em proteínas, complementando a ração de diversos animais. Usado na alimentação humana faz o pão-verde.

  

Retorna à página anterior