Comentários
 

Bem-vindos à BOTÂNICA

Texto: Reynaldo Guilherme Kramer
Diretor Técnico da APACAME


    A APACAME tem tentado há mais de 10 anos, estimular a necessidade do contato, divulgação, aprendizado, enfim, o domínio da botânica para uma apicultura mais rendosa.

Vamos detalhar: botânica é tudo sobre reino vegetal, temos plantas, árvores e todas se multiplicam através do magnífico sistema floral (conhecido), porém temos flores para todos os gostos.é para a dona de casa , o lojista , e até para a "fabrica" de flores do tipo Holambra todos envolvidos com flores das diversas belezas e padrões .

Na apicultura vamos tratar de flores melíferas, ou seja: flores com pólen e néctar.

O pólen elemento masculino, fecundador, rico em teores de vitaminas, aminoácidos, enzimas, etc., O néctar como elemento atrativo de comida, para insetos e pássaros, sinalizador aromático, rico em fermentos, vitaminas, minerais, aminoácidos, etc., e tudo isso ofertado em um cálice multicolorido de folhas modificadas ou também pétalas distribuídas geometricamente para a alegria do jardim do nosso Criador.

A dificuldade, encontrada pela associação, foi encontrar um botânico. O Sr Rogélio R. Dosoto, viveirista que também é amante da apicultura e ainda mais, para "alegria geral da nação" fornece as respectivas mudas, e ainda mais, a um preço razoável, as quais poderão ser adquiridas na loja da APACAME.

Já houve uma palestra a respeito, no dia 05/03/2003, em reunião plenária realizada como de praxe na primeira quarta feira e devidamente anunciada por circular.

Nesta então foram anunciadas e mostradas ao vivo as principais plantas melíferas e devidamente comentadas: importância apícola, época de floração, modo de plantar, e particularidades como: para cercas, sombreamento, local de plantio, enfeite, etc., e foram respondidas todas as dúvidas dos presentes, inclusive assunto formigas.

Como nosso país é climaticamente diversificado será muito difícil contentar a todos apicultores, aí vai do conhecimento pessoal, "Que e qual planta".

É também nossa intenção publicar na revista uma espécie de cada vez, com todas as características possíveis para futuras facilidades de identificações, tarefa essa difícil e que vai depender da boa vontade e interesse de nossos associados e universidades para fornecimento de dados.

A mais solicitada foi o eucalipto, inclusive o precoce que dará inicio à serie.

Retorna à página anterior