Minha Experiência

VERNIZ ECOLÓGICO
Matéria colocada no Plenário do site da APACAME.


   Caros amigos apicultores, estou lhes enviando a receita para a produção do tão cobiçado verniz ecológico. Além da sua produção ser barata, é o único aceito na produção de mel orgânico. Portanto, esqueçam aquela velha, cara e tóxica tinta azul. O meio ambiente, as abelhas e o bolso agradecem!
Um abraço, Hans Nicolai.


Receita para pintura ecológica de colméias.

Ingredientes:
-1 KG de própolis bruto de qualidade inferior (sujo e/ou com cera)
-1 Lt de óleo vegetal (linhaça, soja ou girassol)
-8 KG de metanol (álcool desnaturado)

Preparação:
Todos os ingredientes são colocados dentro de um balde ou tambor. Fechar hermeticamente e estocar por 30 dias. O conteúdo dever ser mexido 2 X ao dia. Após 30 dias coar o líquido por meio de uma meia de nylon.
O resultado é um verniz marrom que protege a madeira contra insetos, fungos e a influência do tempo, com um custo-benefício sem igual.
As novas caixas devem ser pintadas duas vezes em um intervalo de poucos dias. A pintura deve ser renovada com um pincel grande a cada dois ou três anos, dependendo da região em que se encontram. Em caso de caixas ocupadas, pintar durante a noite. As abelhas podem permanecer na caixa. Uma caixa padrão recebe com este verniz uma vida útil de 20 anos ou mais.
O verniz é totalmente inofensivo, não é tóxico e não agride nosso meio ambiente. Pode ser usado também para a pintura de móveis, cercas, etc.

API-SILVESTRE LTDA.
E-Mail - hansnicolai@terra.com.br
 
 

Retorna à página anterior