Associativismo

A APICULTURA BRASILEIRA
DESPEDE-SE DO MAIOR LÍDER APÍCOLA BRASILEIRO.
HELMUTH WIESE

Filho de João e Bertha Noernberg Wiese, nasceu em oito de julho de 1926, em Marcílio Dias – SC. Desde a infância a sua paixão por abelhas se manifestou de forma intensa, época em que já era o responsável pelo apiário da família composto de 70 colméias Schenk.

Em 1974, então especialista em apicultura, foi admitido para trabalhar na Secretaria da Agricultura e Abastecimento de Santa Catarina. Num certo dia descobriu, por acaso, três colméias abandonadas. A partir daí, passou a desenvolver intensamente a atividade em âmbito estadual, conquistando para Santa Catarina o primeiro lugar na produção de mel no Brasil.

O fascínio e a busca por maiores informações sobre as abelhas não cessavam. Em 1950 participou de um curso na Universidade Rural do Rio de Janeiro. Porém, não satisfeito com os conhecimentos adquiridos, obteve junto ao ex-presidente John Kennedy, dos EUA, uma bolsa de estudos, que começou na David University (Califórnia), onde aprendeu inseminação instrumental em rainhas e apicultura geral; Louisiana State University (Baton Rouge) viu a inseminação artificial de rainhas; University of Florida (Gainesville) participou de extensão em apicultura; Ohio State University (Acron) esteve presente num seminário sobre comunicação; Tucson (Arizona) o assunto era laboratório e polinização; Laboratório de Pesquisas Apícolas de Belsville (Maryland) com enfermidades de abelhas; Treinamento com Apiary Inspectors (Califórnia); University of Wisconsin (Medison) abrangendo o manejo e produtividade das colméias; Colusa atuou na criação de rainhas com apicultores; e na África do Sul o assunto foi Biologia da Apis melífera adansonii e Apis melífera capensis.

Wiese esteve presente em inúmeros congressos internacionais de apicultura, tais como o da Apimondia, em Maryland (USA); Sidney (Austrália); Buenos Aires (Argentina) Atenas (Grécia); Acapulco (México); Budapest (Hungria); Nagoya (Japão); Varsóvia (Polônia) e Rio de Janeiro, em 1989, ocasião em que presidiu o 32o Congresso Internacional de Apicultura – Apimondia. Além disso organizou e presidiu os dois primeiros congressos brasileiros de apicultura da Confederação Brasileira de Apicultura, bem como do Simpósio Internacional da Apimondia, que enfocou as abelhas africanas, em Florianópolis – SC.

Autor de livros como “ Apicultura”, editado pela extinta Embrater; “Manual Técnico de Apicultura” ,SAA/SC; e “Normas para Atividades de Polinização” (com abelhas em fruticultura de maçã); Nova Apicultura; Novo Manual de Apicultura; Apicultura – Novos Tempos e ainda, produziu uma série de apostilas e folhetos técnicos destinados a cursos, conferências e palestras.

Em conjunto com Hugo Muxfeld fundou a Confederação Brasileira de Apicultura, entre outras entidades. Obteve a Medalha de Ouro da Apimondia por serviços prestados à apicultura mundial; Medalha de Ouro no Congresso Brasileiro de Apicultura, em Curitiba, pela melhor trabalho sobre polinização; Campeão Mundial de “Panal Humano de Abejas” um concurso da TV Caracas, da Venezuela, e a Medalha de Ouro “Prof. Emílio Schenk”.

Criador da famosa “Cidade das Abelhas” , em Santa Catarina, exerceu as seguintes funções: Chefe do Projeto de Apicultura/SC (1951-1980); Diretor do Instituto de Apicultura – IASC (1981 – 1992); Presidente da Confederação Brasileira de Apicultura (1978 – 1993); Presidente da Beekeeping Technology and Equipament Stading Commission – Apimondia (1984 – 1993); representante da Ibra-Internacinal Bee Research Association – Londres (1982 – 1992); Presidente de Honra da Confederação Brasileira de Apicultura – CBA; Membro de Honra da Apimondia – Roma- Itália e, também, Presidente da Federação das Associações de Apicultores de Santa Catarina (FAASC). Enfim, desde 1950 a serviço da Apicultura.

Faleceu no dia 15 de outubro de 2002, em Florianópolis – SC.

A sua obra e a sua memória ficarão gravadas eternamente em nossos corações.

A "Família APACAME" externa aqui o mais sinceros e profundos votos de pesar pelo passamento de tão ilustre membro do segmento apícola nacional.
 

Retorna à página anterior