Evento
 


XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE APICULTURA / EXPOAPIS 2002.



 

    Numa promoção da Confederação Brasileira de Apicultura; realização da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e  FAAMS – Federação das Associações de Apicultores de Mato Grosso do Sul; com o apoio do Ministério da Agricultura e do Abastecimento, Governo Popular do Mato Grosso do Sul, Fundect – Fundação de apoio ao desenvolvimento do Ensino, ciências e tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul. Prefeitura Municipal de Campo Grande, Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul, FIEMS / CIEMS, SENAR – MS, FAMASUL, SEBRAE-MS e Campo Grande Pantanal Convention & Visitors Bureau, realizou-se, no período de 16 a 20 de julho de 2002, o XIV Congresso Brasileiro de Apicultura, nas moderníssimas instalações do Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, sito no Parque dos Poderes.

 
A Comissão Organizadora foi constituída pelos seguintes colaboradores:
Presidente de Honra: Silvio Lengler – Presidente da Confederação Brasileira de Apicultura – CBA.
Presidente do Congresso: Altair Pereira de Oliveira – Presidente da FAAMS – Federação das Associações de Apicultores do Mato Grosso do Sul.
Coordenador da Comissão Técnico Científica da CBA: Lionel Segui Gonçalves
Comissão Científica: Presidente: Profa. Maria de Fátima Falcão Gomes
Membros:
Albano Artur Dembogurski
Ângela Maria Zanon
Breno Veríssimo Gomes
Mônica Maria Bueno de Moraes Vieira
Maria Elisa Rebustini
Ubirazilda Maria de Resende
Valter Vieira Alves

Secretário Executuvo:
Gustavo Nadeu Bijos

Tesoureiro:
Juarez Parreira

Coordenador da Comissão de Captação de Recursos:
Julio César Ayusso de Carvalho

Coordenadora da Comissão Social
Rosita das Graças Teixeira.


Vista parcial do auditório Pantanal, durante o show folclórico que antecedeu a abertura do Congresso, tendo ao centro, de camiseta branca, a caravana da APACAME.

Vista panorâmica do auditório Pantanal, no momento da abertura do congresso.
     A Cerimônia de Abertura oficial do congresso que foi precedida de uma belíssima apresentação de uma Cia de Danças que apresentou números do folclore sulmatogrossense que embelezou a todos os assistentes, e da Banda Marcial do Instituto Falcão de Aquidauana, dirigida pelo Maestro Lázaro Roberto Hermenegildo, que executou a música Chalana, do folclore sulmatogrossense e a música Asa Branca, em homenagem ao Rio Grande do Norte, sede do próximo Congresso Brasileiro de Apicultura, contou com as presenças do Exmo. Sr. Governador do Estado do Mato Grosso do Sul, José Orsirio Miranda dos Santos; do Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul, Deputado  Ari Rigo, do Eng. Agrônomo José Antonio Roldão, Delegado Federal do Ministério da Agricultura, no MS, Sr. José Antonio Felício, Secretário de estado da Produção do MS, Sra. Profa. Maria do Carmo Brasil, Pró-Reitora de extensão da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Profa. Bióloga Maria de Fátima Falcão Gomes, responsável pelo setor de apicultura da UFMS, Médico Veterinário Gustavo Nadeu Bijos, do SENAR-MS, Eng. Agrônomo Altair Pereira de Oliveira, Presidente da FAAMS, Zootecnista Silvio Lengler, Presidente da CBA, Sr. Julio César Ayusso de Carvalho e Sr. Albano Artur Dembogurski.
Altair Pereira de Oliveira - Presidente do Congresso      O Sr. Altair Pereira de Oliveira fez um emocionado discurso narrando as dificuldades para a realização de um congresso desta envergadura e deu as boas vindas aos congressistas, palestrantes e  pesquisadores presentes ao evento.

     O Prof. Silvio Lengler recebeu das mãos da Sra. Nely Maria Lengler uma placa ofertada pela Associação de Apicultores de Santa Maria, RS, de Honra ao Mérito pelos relevantes serviços à Apicultura Nacional.

 

Profa. Maria de Fátima Falcão Gomes, Presidente da Comissão Científica do XIV CONBRAPI.      O Sr. Gustavo Nadeu Bijos ofertou um remalhete de flores à Profa. Maria de Fátima Falcão Gomes pelo empenho ante a Comissão Científica deste congresso.
     Em seu pronunciamento o Prof. Silvio Lengler, na qualidade de Presidente da Confederação Brasileira de Apicultura – CBA. enalteceu as potencialidades apícolas do Estado do Mato Grosso do Sul e fez breve relatório das atividades frente a CBA no período 2000/2002. Ao final do seu pronunciamento homenageou, com placas comemorativas os colaboradores da CBA que mais se destacaram, sendo: Altair Pereira de Oliveira, pela valorização da Carteira Nacional do Apicultor; Prof. Dr. Lionel Segui Gonçalves como Presidente da Comissão Técnica e Científica da CBA; Sr. Guaracy Telles pelo trabalho exercido no DF representando a CBA e do Sr. Gerson de Moraes Ferreira pela dedicação e relevante apoio à CBA.
Médico Veterinário Gustavo Nadeu Bijos, Secretário Executivo do XIV CONBRAPI.
     No discurso de encerramento da Cerimônia de Abertura o Exmo Sr. Governador.José Orcirio Miranda dos Santos demonstrou a sua simpatia pela apicultura. Enalteceu a afinidade que o Estado de Mato Grosso do Sul tem com a apicultura, já que está atividade é muito ligada à preservação do meio ambiente, até porque sobrevive dela. O Estado do Mato Grosso do Sul tem uma característica extraordinariamente rica na questão ambiental, uma vez  que quase 25% do Estado é constituído pela Bacia Pantaneira, que é de uma beleza extraordinária admirada pelo mundo inteiro.
     Relatou que os últimos quatro anos foram destinados a um trabalho de desenvolvimento econômico compatível com a questão ambiental e a apicultura é uma atividade absolutamente compatível com a preservação ambiental.
Vista parcial da Expoapis 2002.
Da esquerda para a direita: Sr. Radamés Zovaro; Walter Moretti; Prof. Dr. Osmar Malaspina; Reynaldo Guilherme Kramer em visita à Expoapis 2002.      Afirmou que o Estado do MS tem uma afinidade extraordinária com a apicultura, pois é uma atividade muito rentável para as chamadas pequena propriedades e muito favorável para sustentar e agregar renda àqueles que vivem da agricultura familiar. No MS existe mais de uma centena de Assentamentos nos quais o governo investiu muito para que possam se tornar rentável e melhorar a vidas daquelas pessoas. Acredita de devemos pensar muito, além do Pantanal, nos nossos assentamentos.
     E porque não incluir no Programa de Segurança Alimentar que atende 60.000 famílias, que recebem uma cesta de alimentos mensalmente, o mel, assim que tivermos produção?
     Para isto é preciso fomentar a apicultura sulmatogrossense e afirmou que estava assumindo um compromisso público o sentido de fomentar a apicultura no Estado.
     Solicitou ao Presidente da FUNDECT – Fundação de Apoio ao Desenvolvimento ao Ensino, ciência e tecnologia do MS, que financia vários projetos para imediatamente fazer uma pesquisa sobre o potencial apícola do Pantanal, pois acredita que quando estiver sendo produzido o mel do Pantanal “não vai ter para quem quer”.
     Há a necessidade de financiamento para o setor e colocou o Banco do Povo, criado neste quatro anos, cujo capital é de R$ 10 milhões, destinado ao financiamento do micro empresário, para financiar a apicultura do MS.
    Finalmente acredita que a atividade apícola mereça um tratamento tributário diferenciado e se propôs a conseguir baixar o ICMS abaixo da taxa da carne, para que sirva de exemplo para os outros Estados.
Findo o pronunciamento do Exmo Sr. Governador ocorreu a inauguração da EXPOAPIS 2002 que contou com 46 estandes com equipamentos para apicultura distribuídos pelos salões existentes no local. 
Vista parcial da seção de Posters.

    A programação científica ficou distribuída nos três auditórios existentes no local (Pantanal, Cipó-uva, Sucupira e Pequi) tendo sido realizados 10 (dez) Simpósios; 04 (quatro)Mini Cursos; 20 (vinte) Palestras; 05 (Cinco) Mesas Redondas; 121 (Cento e vinte e um) Trabalhos Científicos expostos na Seção de Posters e  Banner.

    Na Cerimônia de Encerramento do XIV Congresso Brasileiro de Apicultura foram anunciados os vencedores dos concursos realizados.
 

MEL
1o lugar – Solimar Caminha das Chagas (Mel líquido) Picos – PI
2o lugar – Edney de Oliveira Magalhães (Mel cristalizado / semi-cristalizado) Itabuna – BA
3o lugar – Fernando Tubino da Silva (Mel Líquido c/ pedaços de favo) Cáceres – MT

PÓLEN

1o lugar – Carlos B. Néri – Santa Bárbara do Oeste – SP
2o lugar – Apiários Mata Atlântica – Canavieiras – BA
3o lugar – Marcio Laytynher – Canavieiras – BA

REVISTAS

1o lugar – Mensagem Doce n. 65 / 66 – APACAME – SP
2o lugar – Informativo Zum Zum – FAASC – SC
3o lugar – O Apiário – Rio de Janeiro – RJ

CARAVANA MAIS ANIMADA

Itabuna – BA

FOTOGRAFIA

1o lugar – Wilson Fortunato – MG
2o lugar – Odilon Antônio Pereira – São Vicente – SP
3o lugar – José Edson Gonçalves – Belo Horizonte – MG

LIVRO

1o lugar – Dicionário de Apicultura – Pompílio Vieira de Souza – Rio de Janeiro – RJ
2o lugar – Criação Racional de Mamangavas – Breno Magalhães Freitas – Fortaleza – CE
3o lugar – Pólen Apícola – Liane G. Salomé e James Arruda Salomé – Florianópolis – SC

ROTULOS PARA PRODUTOS APÍCOLAS

1o lugar – Rótulo para mel – Laisis Ind. Com. de Produtos Naturais Ltda. – Curitiba – Pr
2o lugar – Hator Apicultura e Comércio Ltda. – Salvador – Ba
3o lugar – Apis Nativa Produtos Natirais Ltda.  – Ararangua – SC

STAND

1o lugar – Prodapys – Ararangua – SC
2o lugar – A Realeira – SP
3o lugar – Apiário Vovô Pedro – Campo Grande – MS

APICULTOR MAIS IDOSO NO CONGRESSO

Dr. Emilio Salum – APACAME – SP

TRABALHO CIENTÍFICO

1o lugar - Determinação do HMF por métodos espectofométricos e cromatográficos em méis brasileiros.
M.C. Marcucci, ªR. Custódio, A.P. Cleto Marolla, M.P. Hirayame, P.M. Saldaña Aguiar
Centro de Análise e Pesquisa Aplicada em Produtos Naturais e Meio Ambiente. – Campinas – SP
2o lugar - Análise de Agrupamento, com base nas características físico-químicas, de amostras de méis produzidos por Apis mellifera L. 1758 (Hymenoptera apidade) no Estado de Sáo Paulo
L.C.Marchini; C. de CC Moreti; I.P. Otsuk
3o lugar - Caracterização físico-química de mel de Jataí (Tetragonisca angustula) do Município de Campo Grande - MS, Obtenção de parâmetros para análise de rotina
J.M. Denadai; M.M. Ramos Filho; C.D. Costa
 
FITA PARA VÍDEO
Produção de Pólen – Realização SEBRAE/ITABUNA – BA
Apoio: CEPLAC/CEPEC, COOPERPÓLEN – Autor: Ediney Oliveira Magalhães.
 

     Podemos dizer, sem nenhuma dúvida, que o XIV Congresso Brasileiro de Apicultura superou as expectativas e que a sua organização superou muito congresso internacional de que já participamos. Nossos parabéns à Comissão Organizadora.

     Esperamos encontrar todos no próximo Congresso Brasileiro de Apicultura que realizar-se-á em Natal, no Estado do Rio Grande do Norte no ano de 2004. A APACAME já está se preparando para participar. Até lá!
 
 

Retorna ΰ pαgina anterior