Minha Experiência

SÃO PAULO SEM MEL. POR QUE?

Estudo do meio elaborado pelo Prof. Marcos Paiva, apicultor na Região de Mairiporã - SP.


    O Ecossistema ( conjunto dos relacionamentos mútuos entre a flora e a fauna, com a Atmosfera, Hidrosfera e a Litosfera) tem nas abelhas o seu maior e mais ativo participante. Qualquer desequilíbrio do Meio é denunciado pelo comportamento das mesmas.

    Pesquisa realizada em nosso apiário, situado no Município de Mairiporã - SP, determinou o porque da fraca ou quase nula, produção de mel, observado na colheita ao final do ano de 2000.

    O gráfico anexo, informando a quantidade de chuvas nos últimos 3 (três) anos, esclarece as razões determinantes da baixíssima produtividade de mel.

Analisando o Gráfico

    Atentando-se para a tarja vermelha do gráfico, relativa ao ano 2000, constatamos que foram excessivas as chuvas nos meses iniciais do ano, como de costume. Nos meses de abril, maio e junho choveu muito pouco, totalizando 24 milímetros, nos três meses iniciais do frio. A baixa pluviosidade associada a rigoroso frio com contínuas geadas, queimaram impiedosamente a fonte da florada predominante.(Capixingui).

    O verdadeiro desequilíbrio inicia-se nos meses de julho e agosto, cuja pluviosidade média girou, nos anos anteriores, em torno de 40 milímetros; enquanto que no ano de 2000, choveu 174 milímetros. A partir do mês de setembro do ano de 2000, início da florada, as chuvas foram crescentes e excessivas de outubro a dezembro, no seguinte montante: Mês de setembro: 154,5 milímetros; mês de outubro: 185,5 milímetros; mês de novembro: 244,5 milímetros; mês de dezembro: 294,5 milímetros. Totalizando 900 milímetros, contra 480 milímetros no ano de 1999 e 700 milímetros em 1998.

Concluindo:

    O encadeamento do Ecossistema entrou em desequilíbrio, a florada principal foi comprometida; as abelhas ficaram sem néctar das flores, lavado pelas chuvas, e os apicultores ficaram sem o mel.

    A estimativa da colheita do mel em 10 (dez) colmeias nos últimos três anos é a seguinte:
    1998 - 168 kg.
    1999 - 136 Kg.
    2000 -  24 KG

    Observação: Soubemos que referido desequilíbrio ocorreu em grande área do Estado de São Paulo, atingindo, também, o sul do Estado de Minas Gerais.

Retorna à página anterior