Evento

APIMONDIA 2001

Texto do Sr. Asger Sogard Jorgensen, Presidente da APIMONDIA,
após seu regresso de uma recente visita ao país anfitrião.

 
    O começo de um novo milênio leva o primeiro Congresso da APIMONDIA ao solo africano. O XXXVII Congresso, dos realizados pela APIMONDIA, realizar-se-á de 28 de outubro a 01 de novembro de 2001, na cidade de Durban, África do Sul e o convite geral é dirigido aos apicultores e cientistas do mundo inteiro. A África do Sul conta com excelentes ligações com a América do Sul, Sudeste da Ásia, Austrália e Nova Zelândia e com vôos regulares da Europa e América do Norte, o que faz com que nossa reunião se converterá num congresso efetivamente global.

    A África do Sul tem muito que mostrar ao mundo apícola. Em primeiro lugar, brindar-lhe com a oportunidade de observar as abelhas africanas em seu habitat natural,  tanto da abelha do Cabo, com seus caracteres particulares,  como das raças de abelhas importadas. Está amplamente difundida a prática da utilização das abelhas na polinização e para incrementar a produção de mel, produto do grande passo que se deu desde a primitiva “Casa de Mel” à tecnologia apícola em grande escala, acompanhada pelas necessárias operações conexas, para que a apicultura possa adaptar-se às rápidas mudanças que esta ocorrendo no mundo atual.

    O congresso estará dedicado a todos aqueles que estão envolvidos com o trabalho apícola: o cientista, o apicultor profissional, aquele que comercia com mel,  o agente de fomento e o apicultor amador. Aparte destas atividades da profissão, cada qual poderá desfrutar das oportunidades turísticas da África do Sul e, acima de tudo, dos “Cinco Grandes” ( Leão, Leopardo, Elefante, Búfalo e Rinoceronte). Eu mesmo comprovei isto por ocasião da minha viagem à este país, para reunir-me com o Comitê Organizador Sul Africano e me senti tão pequeno ao me encontrar diante de um elefante tão perto. Durban encontra-se na província de KwaZulu-Natal, cuja principal característica étnica é dada pela tribo dos Zulús, população orgulhosa da sua riquíssima cultura.

    O programa científico estará a cargo do Comitê Organizador Sul Africano, que contará com o concurso das Comissões Permanentes da APIMONDIA e juntamente organizarão um congresso mundial dedicado a refletir as descobertas mais notáveis da ciência sul-africana. Durante as sessões plenárias do Congresso, palestrantes escolhidos apresentarão os novíssimos descobrimentos científicos, em benefício dos apicultores e dos seus colegas cientistas. Os aperfeiçoamentos geneticamente modificados, a Varroa e as raças africanas de abelhas, os efeitos do comércio com abelhas na propagação das enfermidades e pragas, as tecnologias mais apropriadas para os apicultores profissionais e amadores, o mel e a sua utilização na automedicação, as abelhas solitárias e o feromona das abelhas são alguns dos temas que serão tratados. O programa também contemplará a possibilidade de reunir-se em grupos mais restringidos, segundo a especialização, em seminários e trabalhos que acontecerão paralelamente às sessões plenárias.

    Para os trabalhos que serão apresentados dentro do período das sete sessões plenárias haverá serviço de tradução simultânea para as quatro línguas oficiais da APIMONDIA: Inglês, Alemão, Francês e Espanhol.

    Na ApiExpo serão exibidos amostras procedentes de todas as partes do mundo. Para as firmas interessadas em fazer negócios com apicultores da África, América do Sul, Sudeste da Ásia, Austrália e Nova Zelândia o congresso sul-africano resultará sumamente interessantes e atrativo. Um dos principais propósitos dos congressos da APIMONDIA é relacionar todos aqueles que integram o mundo apícola. A meta declarada da APIMONDIA sempre foi estabelecer laços de amizade entre as pessoas.

    O ato de abertura apresentará lutadores zulús, folclore, canções e danças tradicionais e um desfile dos participantes empunhando as bandeiras nacionais. Em seguida, a recepção de boas vindas será uma ocasião para saudar velhos amigos e conhecer outros novos. O Prefeito da cidade de Durban será o anfitrião de um “Churrasco ( Braai) na praia”, cujo tema é “Out Of Africa”  e onde os participantes poderão desfrutar plenamente da reconhecida hospitalidade sul-africana e dos excelentes vinhos. A participação nos eventos sociais estará incluída na taxa de inscrição.

    Entre as atrações do congresso também se contarão as 12 sessões de Concursos ( desde as inovações técnicas de caráter apícola até as coleções filatélicas sobre temas apícolas), um concurso de receitas de mel,  projeções de slides, filmes, vídeos cassete e sites na Internet sobre temas apícolas, uma degustação de mel, apresentação de posters e uma exposição educativa sobre “Abelhas e apicultura no continente africano”.

    Me fizeram perguntas sobre o problema de segurança das pessoas na África do Sul. No mês passado, quando estive lá, não senti nenhuma ameaça. O Centro Internacional de Conferências (ICC) de Durban acolheu, em data recente, a 13a Conferência Internacional sobre a AIDS, com 13.000 participantes, sem que houvesse algum problema.

    Se você deseja receber a última Circular em Inglês, alemão, francês ou espanhol coloque-se em contato com a Secretaria indicando o idioma que lhe interessa a:

    Conference Planners
    PO Box 82
    Irene
    0062 South Africa
    Tel: +27 (0) 12 667-3680
    Fax: +27 (0) 12 667-3681
    E-mail: confplan@iafrica.com
    Site: www.apimondia2001.com

    Estou ansioso para encontra-lo na África do Sul por ocasião do APIMONDIA 2001.

    Asger Sogard Jorgensen - Presidente da APIMONDIA
    E-mail: ssj@krl.dk
    Site: www.apimondia.org


Retorna à página anterior