Abelhas Nativas
 



MELIPONICULTURA - NOTICIA AUSPICIOSA


    Convidado que foi, nosso Departamento Técnico, na pessoa de um de nossos Diretores, o Sr. Waldemar Ribas Monteiro para visitar, na vizinha cidade de Mairiporã - SP, o belíssimo Apiário Apis Europa, de propriedade do Sr. João Baptista Gomes, um dos mais antigos sócios da APACAME.

    O intuito dessa visita técnica foi para corroborar, ou seja, confirmar a presença maciça da abelha Manduri (Melipona marginata), mais conhecida como Taipeira.

    Como é do conhecimento de nossos pesquisadores, meliponicultores e estudiosos, essa abelha já se encontra bastante escassa. Mas, para espanto e encantamento nosso, constatamos um magnifico nicho ecológico dessa abelha na região.

    Encantamento maior foi o número de colônias concentradas um área de 01 (um) hectare.

    Conforme informação anterior do Sr. João Baptista Gomes, o número estimado por ele era de 10 colônias por hectare mas, observando minuciosamente, conseguimos localizar 15 (quinze) colônias nesse 01 hectare, que é exatamente a área da chácara de sua propriedade.

    Nidificação: O local de nidificação observado esta dentro de sua propriedade, mais especialmente nos muros de circundam a área, muro esse composto de blocos de cimento.

    Os ninhos foram encontrados numa altura de, aproximadamente, 1,0 a 1,5 metros do solo, nos respectivos muros.

    Mairiporã se encontra na Serra da Cantareira, em uma altitude de cerca de 800 a 850 metros acima do nível do mar. Seu clima é temperado.

    Nota: Por ocasião da visita a temperatura local era de 28o C, e deu-se no dia 22 de janeiro de 2001, às 15:00 horas, com umidade bastante elevada. Mairiporã encontra-se praticamente dentro de uma reserva da Mata Atlântica.

    João Baptista Gomes - Apiário Apis Europa.
    Estada Coceia, Km 3
    Fone: (0xx11) 430-3008
    Mairiporã - SP.


 


Retorna à página anterior