Abelhas Nativas



MELIPONICULTURA - ABELHA IRAI
(Nannotrigona testaceicornis)
Texto: Waldemar Ribas Monteiro, conservacionista, membro do Departamento de Abelhas Indígenas da APACAME.


    Esta abelha é encontrada principalmente em zonas tropicais, mais especialmente, do norte do Paraná, no Brasil, até os Estados Unidos, na América do Norte.

    A origem do sei nome, como não poderia deixar de ser, vem do Tupi e significa: Ira = abelha, mel: Y = rio. O Rio do Mel, o Rio Doce.

    Abelha indígena pertencente a tribo dos Trigonini, constróem um berço real, ou seja, uma realeira na periferia dos favos de cria, para que venha nascer uma nova rainha.

    Na região nordeste é pelo nome popular de Camuengo, Mambuquinha, já no Sul é conhecida por “Jatai preta”, ou Jataí mosquito.

    Trata-se de uma abelha que mede em torno de 4mm de comprimento, é preta, possuindo pilosidade (pelos) grisalhos e asas esfumaçadas no terço apical( ponta das asas).

    Tem população considerada mediana. As colônias giram em torno de 2.000 a 3.000 elementos.

    Constróem seus ninhos nos locais mais variados, tal como muros de pedras, blocos de cimento, tijolos vazados e, com preferência, em ocos de árvores. É muito comum encontrá-las em regiões urbanas.

    É uma espécie tímida, de fácil manejo pois é muito mansa.

    Abelha de comportamento interessante, tem o trabalho de fechar a entrada da sua colônia ao cair da noite e abri-lo ao amanhecer. Esta entrada é construída  com cerume e consiste em um tubo curto de cor parda e , as vezes escuro, no qual encontramos sempre várias abelhas guardas circundando toda a circunferência do tubo.

    Seu ninho possui um exoinvólucro construído de  com um resina dura e as vezes perfurada para a entrada de ar e, também, usado para delimitar a área ocupada pelo ninho.

    Os favor têm a forma espiral e são construídos em grande quantidade. As células de cria são construídas em baterias, isto é, muitas células são preparadas simultaneamente pelas operárias e a rainha põe os ovos em seqüência.

    Os potes de alimento são pequenos, com cerca de 1,2cm de diâmetro e possui forma ovóide.

    Possui, também, um invólucro composto de várias camadas de cerume fino e claro circundando os favos para manter uma temperatura constante e ao mesmo tempo protege-las.

    Esta abelha produz grande quantidade de Própolis puro e viscoso que geralmente usa para defesa de seu ninho.

    Produz um mel de boa qualidade, porém em pequena quantidade.


 
 

Retorna à página anterior