Notícia

ARGENTINA VOLTA A EXPORTAR MEL PARA O BRASIL



    Como conseqüência de um acordo firmado entre o Serviço Nacional de Qualidade Alimentícia, SENASA, da Argentina e as autoridades zoosanitárias brasileiras, estão abertas as portas para a importação de mel argentino. Logicamente que quando se diz autoridades zoosanitárias brasileiras não estão contemplados os empresários apícolas brasileiros que mais uma vez foram excluídos do referido acordo.

    O Mel comercializado a granel deverá vir acompanhado de certificado sanitário e documento comprovando que o lote está livre de contaminação pelo Paenebacillus larvae, transmissor da terrível doença ‘Cria Pútrida Americana” que, se disseminada em nosso país, poderá extinguir as nossas abelhas e em consequência a atividade apícola. Porém, para o Mel fracionado, se exigirá somente o certificado sanitário, o que é um absurdo.

    A CBA - Confederação Brasileira de Apicultura e as demais entidades apícolas brasileiras estão fazendo gestão Junto ao Exmo. Sr. Ministro da Agricultura e do Abastecimento Dr. Marcus Vinicius Pratini de Morais para que a exigência de documento que comprove que o lote está livre de contaminação se estenda, também, ao mel fracionado.

    Você também poderá manifestar-se enviando carta diretamente ao Ministro da Agricultura e Abastecimento no endereço:
 
 
 
Ministério da Agricultura e do Abastecimento.
Esplanada dos Ministérios - Bloco D - Edifício Sede - 8o andar
Gabinete do Ministro Dr. Marcus Vinicius de Morais
Brasília  -  DF
70043-900
 

 
Participe da luta em defesa da saúde das nossas abelhas. Sua omissão pode lhe custar caro.


 
 

Retorna à página anterior