Notícia

A AGENCIA DE FOMENTO A EXPORTAÇÃO - AGROEXPORT
UM EXEMPLO DO ESTADO DE SÃO PAULO


     Como até uma resposta ao editorial da Revista Mensagem Doce de Maio de 2000, a Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Estado de São Paulo realizou reunião dia 08 de junho passado, na sede da Secretaria em São Paulo, para discutir com as empresas paulistas do agronegócio apícola as necessidades do setor para ampliar significativamente seu volume de exportação.

     Esta agencia, cujo planejamento está à cargo do Dr. Moisés Baum, assessor do secretário, deverá estar criada até agosto. Trata-se de uma entidade privada, composta em parte pela Secretaria da Agricultura e em parte pelos agentes do agronegócio.

     Diversas empresas do setor em São Paulo estiveram presentes e mostraram os potenciais brasileiros e paulistas do setor, tanto à nível de qualidade dos produtos bem como das estruturas industriais já instaladas. Muito se discutiu sobre as dificuldades atuais de comercialização, principalmente do mel à granel, tendo em vista os preços internacionais, porem mostrou-se o potencial para a comercialização do produto envasado, suas misturas e derivados, bem como dos produtos com certificação orgânica e até de cosméticos apícolas.

     Elegeu-se como principal barreira às exportações brasileiras a ausência de uma política de marketing do produto brasileiro, mostrando suas inúmeras qualidades derivadas de nossa biodiversidade, bem como da raça de abelhas utilizada, alem de um órgão certificador que garanta a qualidade dos produtos exportados.

     Como primeira ação da AGROEXPORT foi sugerida a facilitação da participação de empresas do setor em feiras internacionais, destinadas à divulgação dos produtos e a realização de negócios, ação esta a ser realizada em conjunto com entidades como o SEBRAE e a APEX. Como mercado principal elegeu-se a União Européia tendo em vista os potenciais de consumo que apresenta e o hábito de consumo já instalado. Projetou-se para um período de 3 anos atingir-se uma meta de exportação de US$ 50 milhões anuais.

     O setor saiu bastante satisfeito com esta reunião pois deverá ser concretamente a primeira ação governamental de apoio ao agronegócio apícola, o que permitirá um crescimento elevado para todo o agronegócio e a geração de divisas e emprego para o país.

     Nova reunião deverá ser realizada para a reafirmação do interesse das empresas presentes, bem como a entrada de outras que pretendam operar com a AGROEXPORT.
 




Retorna à página anterior