Atividade

IV JORNADA TÉCNICA E SOCIAL DA APACAME
UNESP - RIO CLARO - SP



Participantes da IV Jornada Técnica e Social da 
APACAME.
Foto: Paulino G. Pereira Filho - Sócio 3.216
     Em comemoração ao Dia do Apicultor, que ocorreu no dia 22 de maio p.p., a APACAME promoveu, no dia 27 de maio de 2000, a IV Jornada Técnica e Social da APACAME.

     Desta feita um grupo de 75 associados se deslocou para a cidade de Rio Claro - SP, distante cerca de 180Km da capital de São Paulo, onde foram recebidos pelo Professor Doutor Osmar Malaspina, do Centro de Estudos de Insetos Sociais ( C.E.I.S.), pertencente ao Instituto de Biociências de Rio Claro que encaminhou o grupo para um Anfiteatro onde discorreu sobre as atividades desenvolvidas na UNESP/RIO CLARO/SP e em especial no  C.E.I.S. que conta com um grupo de pesquisadores que desenvolvem estudos em Insetos Sociais. A  reunião desses pesquisadores em centro de pesquisa, possibilitou uma melhor integração de projetos e o direcionamento das linhas de pesquisa, visando soluções de problemas importantes na área social e econômica. Além disso, a centralização dos projetos proporcionou uma racionalização dos recursos financeiros, otimizando o uso de equipamentos e recursos humanos.
 

    A instalação do Centro, além de possibilitar a continuidade e melhorar as condições dos projetos em andamento, contribuiu, sem duvida alguma, para o incremento da produção científica com ênfase na parte aplicada e intercâmbio com os principais centros de pesquisas nacionais e internacionais.

    Para atingir esses objetivos, além da pesquisa básica e da aplicada, o Centro tem atuado na Área de Documentação, Formação de Recursos Humanos e Extensão de Serviços à Comunidade.

    O Centro de Estudos de Insetos Sociais está localizado em uma área de 5.000m2, no Instituto de Biociências 0 Campus Bela Vista, em um prédio de 1.000m2 de construção. Neste local estão implantados a administração, uma central de computadores e os laboratórios para desenvolvimento dos programas. Os laboratórios foram construídos com apoio financeiro da FAPESP/FINEP e a infra-estrutura básica pela Reitoria da UNESP.

    O Prof. Malaspina fez uma demonstração do CURSO DE APICULTURA BÁSICA, recentemente lançado pela Internet. Com recursos de  multimídia, através de textos, fotos e vídeos, o professor coloca à sua disposição anos de pesquisa em apicultura. Ele apresenta, direta e objetivamente, desde a construção de uma colmeia, com animação gráfica para a apresentação do desenho, até os custos de montagem do apiário e os atuais preços de venda dos principais produtos apícolas.

    O Curso poderá ser visitado no seguinte endereço: www.educlad.com.br/apicultura .

    No final da explanação o Presidente da APACAME, Dr. Constantino Zara Filho, fez a entrega de uma placa em aço escovado que marcou a presença da APACAME na Universidade Estadual Paulista - UNESP, naquele belíssimo sábado.
Dando prosseguimento à programação elaborada o grupo foi subdividido em grupos de 10 a 12 pessoas e convidados para visitarem as instalações do Centro de Estudos de Insetos Sociais.

    Durante a visita às instalações pudemos ver em funcionamento um Microscópio Eletrônico que impressionou a todos. Foram visitadas as instalações dos laboratórios de análises físico-químicas dos produtos apícolas, um formigueiro, e o meliponário mantidos naquele Centro de Estudos.

    A APACAME agradece a acolhida recebida do Prof. Dr. Osmar Malaspina, da sua orientada Priscila Cintra, do Técnico Antonio Yabuke que operou o Microscópio Eletrônico, dos Técnicos Olivia Maria Costa de Souza, Itamar Reis que mostraram as instalações do laboratório de análises físico-químicas dos produtos apícolas, e do técnico Sérgio Pascon, no apiário.


 
 

Retorna à página anterior