Atividade
 


REUNIÃO PLENÁRIA DE MAIO/2000

Na reunião plenária do dia 03 de maio de 2000, dando continuidade ao programa de desenvolvimento tecnológico dos nossos associados, dentro do tema: MANEJO APÍCOLA, o Departamento Técnico da APACAME organizou a reunião para que fosse discutido o tema “CAPTURA DE ENXAME”. Nesta reunião contamos com a colaboração de dois dos nossos associados, o Sr. Gilberto Damasceno e Sr. João Sobenko que explanaram e demonstraram equipamentos utilizados na captura de enxames.
 


Na foto o apicultor Gilberto demonstra uma tampa coletora de enxames muito prática para a captura, transporte e introdução do enxame na colmeia racional ou na união com outro enxame.
      

Na foto o apicultor João Sobenko demonstrando uma colmeia de 08 quadros utilizada para a captura e transporte dos enxames.

Segue abaixo um resumo do assunto que serviu de tema para a reunião e que teve uma grande assistência, o que demonstra o interesse dos nossos apicultores em aprender cada vez mais as técnicas apícolas.
 

CAPTURA DE ENXAME DE ABELHA APIS MELLIFERA
Texto: Apicultor Gilberto Damasceno

    Podemos dizer que temos enxames em vários lugares, ou seja, aqueles que vivem no mato em ocos de árvores, em fendas nas pedras, em buracos; aqueles que encontramos nas cidades em telhados de residências, dentro de caixas de luz, em caixas de inspeção, em latas, tambores, etc.; além dos enxames viajantes que são os que acabaram de se dividir e ainda não têm residência própria.

    Inicialmente vamos falar de captura de enxames viajantes.

    Este tipo de enxame é muito fácil de ser capturado; basta que se tenha uma caixa núcleo composta por quadros com cera e uma tela excluidora de alvado.
    Normalmente este tipo de enxame está sempre agrupado, formando uma bola e quase sempre encontra-se pendurado ou grudado em algum lugar.
    Para capturar, abra a tampa da caixa e encoste-a junto ao enxame; com a mão cuidadosamente você deve empurrar as abelhas para dentro da caixa; em seguida feche a caixa e também o alvado.
    Quando for colocar as abelhas no local definitivo, retire a tampa do alvado e coloque a tela excluidora de alvado.
    A tela excluidora de alvado é necessário porque fará com que a abelha rainha não saia da caixa e acabe aceitando este novo lar.
    Passados alguns dias, o apicultor deve verificar se a rainha já está pondo ovos nos favos e se isto estiver ocorrendo, então pode-se tirar a tela excluidora de alvado pois, com certeza, o enxame não irá embora.

    Captura de enxames já instalados nos diversos locais acima citados:

    Material necessário: caixa núcleo ou caixa ninho, quadros com cera e quadros vazios, tela para transporte, espuma e fumegador.
    Esse tipo de captura requer alguns cuidados para que o apicultor seja bem sucedido.
    Ao chegar no local do enxame, primeiramente deve-se dar algumas fumegadas. Em seguida, fazer com que se tenha acesso manual e visual ao enxame.
    Observando o tamanho do enxame, deve-se usar a caixa ninho se o mesmo for grande e se for pequeno a caixa núcleo.

    Como definir o tamanho da caixa:

    Se tiver muitos favos você deverá aproveitar o máximo e com isso usar a caixa ninho
    Normalmente os enxames são formados nesta ordem: favos com mel nas pontas e favos com cria no centro.
    Comece retirando por uma extremidade os favos de mel e coloque-os num recipiente que desejar. Os favos com mel são muito pesados e desmancham facilmente, portanto, não devem ser colocados na caixa.
    Nesse momento, tente colocar a caixa ninho ou núcleo, de acordo com a necessidade, o mais próximo possível do enxame, deixe alguns quadros com cera na caixa e retire os outros sem cera; comece a colocar as abelhas na caixa para facilitar o serviço.
    Quando chegar nos favos com crias, retire-os e prenda-os nos quadros vazios na mesma posição que foi retirado do local.    Existem várias formas de prender os favos nos quadros, exemplo: amarrar com barbante, prender com elástico, com quadros especiais para prender favos, etc.
    Atualmente, trabalho da seguinte forma: pego duas ou três ripas de 15cm de comprimento, bato dois pregos 13x15 em cada uma delas e em seguida prendo-as na parte superior do quadro. Os pregos ficarão com as pontas para fora da madeira, possibilitando prender os favos.
    Tente prender se possível, todos os favos com cria e também favos com pólen, os favos de mel não são necessários nesse momento porque poderão ser utilizados para alimentar as abelhas.
    Pegue todas as abelhas possíveis, sendo muito importante observar os favos que contenham ovos, porque caso o apicultor não consiga capturar a rainha ou até mesmo mate-a durante a captura ou no transporte, o enxame possa produzir realeiras partindo das larvas que eclodem dos ovos existentes e dar uma nova rainha a esse enxame.
    Em seguida, coloque a tela de transporte e a tampa sobre ela. É importante frisar que se a captura oferecer riscos ao local em que o enxame se encontra é imprescindível que este trabalho seja executado  à noite, pois nesse horário as campeiras estão no enxame e o apicultor poderá levar o enxame embora no mesmo momento.
    Caso não ofereça risco, e se a captura for feita no campo ou na mata, o apicultor poderá deixar a caixa no local e retirá-la posteriormente em qualquer noite que desejar. Nesta oportunidade é que deve-se usar a espuma para fechar o alvado e levá-la para o local definitivo.
    É bom esclarecer que, para se obter sucesso na captura, o apicultor deve estar devidamente equipado com o vestuário próprio para apicultura e, de preferência, não trabalhar sozinho. Tenho um parceiro para auxiliar no processo. O trabalho fica mais fácil.
    Chegando no local definitivo, abra o alvado e comece já a alimentar as abelhas, podendo ser com o próprio mel do enxame capturado.
    Passado alguns dias retire a tampa da caixa, em seguida a tela e verifique se a rainha está lá ou se puxaram realeiras. Se quiser pode-se retirar as ripas que foram utilizadas para prender os favos, pois as abelhas já se encarregaram de prendê-los nos quadros.
    Gostaria de dizer também que o apicultor é muito criativo e que cada um tem suas formas e métodos de captura, mas é dessa forma que venho trabalhando, e estou obtendo sucesso e dificilmente perco um enxame.


 
 

Retorna à página anterior