Artigo
 


PESQUISAS COM PLANTAS APÍCOLAS EM MINAS GERAIS: BANCO DE IMAGENS

Esther Margarida Alves Ferreira Bastos1 ; Luíz Antônio Pinheiro Martins2; Maurício Lemos Rodrigues3; Ademilson Espencer Egea Soares4.

 1- Departamento de Entomologia, FFCL, USP, Ribeirão Preto, Fundação Ezequiel Dias, Laboratório de Microscopia  e Palinologia, Belo Horizonte, MG (embastos@funed.mg.gov.br); 2- Departamento de Ciência da Computação- UFMG; 3-Bolsista Aperfeiçoamento FAPEMIG; 4- Departamento de Genética da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, USP

    Palavras-chave: plantas apícolas, grãos de pólen, banco de imagens.
    Key- words: beekepers  plants, polen grains, image base

RESUMO

    Este trabalho tem como objetivo divulgar  resultados de pesquisas realizadas com plantas apícolas no Estado de Minas Gerais e no Brasil, através da criação de  um Banco de Imagem das plantas de importância apícola com seus respectivos  grãos de pólen,   o qual foi disponíbilizado na Internet. Visando facilitar a identificação dos grãos de pólen, quando na pesquisa da origem botânica dos produtos de origem apícola. Fornecendo ao usuário final, a imagem do grão de pólen com sua descrição morfológica,  e a fotografia da planta na natureza.

SUMARY

    This work had the aim of making public the research results of beekeppers plants in Minas Gerais State and in Brazil.
    The image base of pollen grains and beekeppers plants has been put available I  internet, to make it easier the identification of pollen grains, and botanic origin of beekeppers products (honey and propolis).
    The end usuary will be able to use the image base to obtain information about morfologic description of pollen grains and the picture of the plant in nature.

INTRODUÇÃO

    Desde 1990, o Laboratório de Microscopia da Fundação Ezequiel Dias, vem realizando pesquisas com intuito de elucidar as plantas apícolas do Estado de Minas Gerais, visando o incremento da apicultura no Estado.  A identificação das plantas procuradas pelas abelhas assume grande importância, por indicar aos apicultores fontes adequadas e de abundante suprimento de néctar e pólen (Howes, 1953), principalmente considerando- se que a apicultura no Brasil visa o maior aproveitamento possível das riquezas que a vegetação natural oferece espontaneamente (Santos, 1960).
    Os produtos apícolas, como o mel e a propólis, uma vez produzidos no interior das colméias, contém pólen de diferentes espécies vegetais, que podem ser utilizados na identificação da origem botânica destes produtos (Barth,1989 ; Bastos, 1995 a, b).
    Para o reconhecimento dos grãos de pólen são necessários conhecimentos prévios de suas características morfológicas, tais como: tamanho, número de aberturas, diâmetro, eixo polar e equatorial, tipo de ornamentação da sexina, entre outras. Para a análise polínica dos produtos apícolas,  deve- se avaliar quantitativamente e qualitativamente os grãos de pólen presentes, bem como comparar estes com os principais grãos de pólen  das plantas visitadas pelas abelhas em uma determinada região, constantes em um laminário de referência.
    O laboratório de microscopia da Fundação Ezequiel Dias, vem montando lâminas de referência dos grãos de pólen, das principais plantas apícolas, obtidas através de observação em campo e/ ou através do sedimento de mel e propólis. Atualmente o laminário conta com aproximadamente 3000 espécies entre as quais  100 são indicadas como apícolas.
    Este trabalho teve como objetivo, tornar disponível este laminário á  todos os centros de Pesquisas de áreas afins, a associações apícolas e aos apicultores, através de um banco de imagem  com via de acesso pela Internet, visando facilitar a identificação dos grãos de pólen, quando na pesquisa da origem botânica dos produtos de origem apícola. Fornecendo assim, ao usuário final, a imagem do grão de pólen com sua descrição morfológica,  e a fotografia da planta na natureza.

CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE  BANCO DE IMAGENS

    A internet abriga uma quantidade gigantesca de informações em Ciência e Tecnologia. Apesar  das incontáveis ferramentas disponíveis na rede e os diversos sitios existentes, poucos são os que oferecem um banco de imagem, com intuito de auxiliar uma identificação taxonômica.
     A criação de  serviços de informação, voltados para uma área específica de pesquisa, "palinologia aplicada a apicultura",  torna- se necessária devido a dificuldade de se realizar este tipo de análise, que atualmente só é executada em alguns centros de pesquisa do país.
    Com a possibilidade de divulgação através da Internet dos dados de  pesquisas,  que  levaram anos para se constituirem, torna- se pública a identificação dos grãos de pólen de interesse á apicultura, com  consequente possibilidade de determinação da origem botânica dos produtos de origem apícola produzidos no Brasil, sem  a obrigatoriedade de estudos anteriores da flora, bem como da construção de um  laminário de referência semelhante ao citado anteriormente.

A CRIAÇÃO DO BANCO DE IMAGENS


    Foram fotografadas todas as plantas  comprovadamente visitadas por abelhas Apis mellifera, obtidas por intérmedio de coletas sistemáticas  mensais em  onze Municípios do Estado de Minas Gerais, nos quais a atividade apícola é representativa.
    A partir do material botânico coletado em campo,  foram montadas lâminas de micróscopia e adquiridas imagens dos grãos pólen, através de Microscópio Óptico Olympus  Bx50, com câmera de vídeo acoplada a computador (Figuta 1). Com a utilização do software Image Pro Plus para  Windows, estas imagens foram processadas e armazenadas  em Zip disk.
    A partir das imagens adquiridas, foram montadas páginas do WWW manualmente, por meio de linguagem html. Os links foram feitos a partir de uma listagem em ordem alfabética dos nomes científicos das plantas abordadas, agrupadas em Família e tipos Genéricos  (Figura 2).
    A estrutura do banco de imagens, permite o acréscimo constante de novas imagens, o que facilitará a amplianção deste, no decorrer de novos trabalhos

RESULTADOS

    O número de espécies já incluidas no Banco de imagem, possibilita a identificação dos grãos de pólen, presentes nos produtos de origem apícola produzidos em áreas antrópicas e áreas de cerrado do Estado de Minas Gerais e de outras partes do país. Atualmente constando de 100 tipos polínicos.
    Este banco de imagens, constitui um sitio para ser acessado via internet, o qual esta disponível a todos os usuários da rede no endereço http://rgm.fmrp.usp.br e disponível também em CD. Neste poderá ser encontrado uma breve descrição do laboratório que criou o banco, o material e métodos utilizados para criação do banco e para á análise dos produtos de origem apícola,  uma listagem das plantas linkadas ás  imagens dos grãos de pólen, com sua respectiva descrição morfológica e a fotografia da planta na natureza  (Figura 3).
 


Figura 1- Equipamento utilizado para a aquisição das imagens microscópicas


Figura 2- Estrutura do Banco de Imagens com seus, respectivos links.


RUTACEAE Citrus sp


 
Grãos de pólen de tamanho médio, mas bastante variável, 4-5 colporados, oblato esferoidais, medindo 28x 30u, com endoaberturas lalongadas e colpos mal delimitados.
Encontrados na frequência de pólen acessório a isolado em geral em amostras de mel provenientes do Estado de São Paulo.
Figura 3- Página demonstrativa  das diversas plantas constantes no banco de imagem.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

    BASTOS, ESTHER. Espectro polínico do mel produzido em algumas áreas antrópicas de Minas Gerais , Revista Brasileira de Biologia, v. 55, n0 4 ,parte II, novembro 1995 a.

    BASTOS,ESTHER; M. BRANDÃO; DAYRREL, I. Minas de mel, seção Tome Ciência, Ciência Hoje, n0 108, maio, 1995 b.

    BARTH, O. M. O pólen no mel Brasileiro. Luxor, Rio de Janeiro, 150 p, 1989.

    HOWES, F.N. Plantas Melíferas, Barcelona: Ed. Reverté, 1953. 35p.

    SANTOS, C. F. de O. Caractéristicas morfólogicas dos grãos de pólen das principais plantas  apícolas . Piracicaba. E.S.A."Luiz de Queiroz" da USP, 1960. tese de mestrado. 92p.
 

AGRADECIMENTOS

    · Fundação de Amparo á Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) que financiou  todos os equipamentos e a pesquisa.
    · Venda de CD  do Banco de Imagens dos grãos de pólen (embastos@funed.mg.gov.br), (0xx31) 9941-6572, (0xx31) 498-3661.


 



Retorna à página anterior