Resumo
 
QA 10. IDENTIFICAÇÃO DE
ÉSTERES GRAXOS DE TRITERPENÓIDES PENTACÍCLICOS
EM PRÓPOLIS
Alberto dos Santos Pereira1, Joaquim Fernando Mendes da Silva2, Renata Kiltzke2,
  Jari Nobrega Cardoso1 e Francisco Radler de Aquino Neto1

1 LADETEC, Instituto de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Ilha do Fundão, Centro de Tecnologia, Bloco A, Lab. 607, Rio de Janeiro, RJ - Brasil 21949-900
2 Faculdade de Farmácia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Ilha do Fundão, CCS, Bloco K, 2° Andar, Rio de Janeiro, RJ - Brasil 21941-590
 

    As propriedades biológicas de diferentes própolis geraram um grande interesse na pesquisa de sua composição química. Álcoois, aldeídos, ácidos aromáticos e alifáticos, ésteres aromáticos e alifáticos, chalconas, terpenóides, esteróides, açúcares, aminoácidos e flavonóides foram identificados em própolis de diferentes regiões do mundo. A distribuição e a proporção destes compostos variam e dependem, entre muitas outras variáveis, do lugar (principalmente da flora) e da época de coleta.
 
    A utilização da cromatografia gasosa de alta resolução e alta temperatura (CGAR-AT) se mostra como um método viável para a análise sistemática de amostras de própolis, já que a técnica utiliza normalmente injeção na coluna a frio além de colunas com tamanho reduzido (£ 10 m) e filme delgado (£ 0,1mm) de fase estacionária. Estas condições permitem a transferência quantitativa da amostra para o sistema cromatográfico, bem como a eluição e análise de substâncias de alto ponto de ebulição e ou termolábeis.

    Uma amostra comercial de própolis (extrato etanólico 30% m/v), produzida na cidade de Carangola, Minas Gerais (março, 1998) foi utilizada neste trabalho.
 
    A solução comercial de própolis (30 mL) foi diluída com água destilada (30 mL). Hexano (grau pesticida, 50 mL) foi adicionado à mistura, que foi em seguida submetida à agitação em um “shaker” orbital a 120 rpm por 24 h. A fase orgânica foi retirada e a fase aquosa foi submetida ao procedimento de extração por mais duas vezes. As fases orgânicas foram combinadas e o solvente removido sob pressão reduzida e à temperatura ambiente. O resíduo sólido obtido foi mantido em um refrigerador até a análise.

    As análises foram realizadas utilizando um cromatógrafo HP-5890-II, com detector por ionização em chama (FID) e injetor tipo na coluna a frio; utilizou-se uma coluna de borosilicato (Duran-50), recoberta com fase OV-1701-OH (7%-cianopropil-5%-fenil-88%-metil-polisiloxana), com 20 mm x 0,3 mm x 0,1mm, confeccionada em nossos laboratórios. O volume injetado foi de 0,2 mL, com injetor a temperatura ambiente e detector a 400°C. Programação da coluna: 40°C (0,5 min), 10°C/min até 390°C (10 min). As análises por CGAR-AT-EM (espectrometria de massas) foram realizadas em um equipamento HP 5972 MSD, com modo de ionização por impacto de elétrons (70 eV); utilizando a mesma coluna e a mesma programação de temperatura da CGAR-AT.

    Duas séries de triterpenol ésteres de ácidos graxos (TTEAG) foram caracterizadas no extrato hexânico bruto, sendo a caracterização realizada através da espectrometria de massas. Trata-se de uma série homóloga de ésteres de a e b amirina com a cadeia de ácido graxo estendendo-se de 6 a 22 átomos de carbono. Uma outra série homóloga foi caracterizada, composta de ésteres de taraxasterol com a cadeia de ácido graxo estendendo-se de 10 a 19 átomos de carbono.

    Apesar das estruturas relativamente complexas desses compostos, os espectros de massas de TTEAG são relativamente simples. Basicamente, eles consistem do íon molecular [M]·+, [M - CH3]+, e [M - íons de ácido graxo]·+,  além dos fragmentos do triterpeno.

    A utilização da CGAR-AT-EM permite obter um alto nível de informações relativa à composição química de própolis e de outros produtos naturais, com a possibilidade de análise direta e caracterização de compostos de alta massa molecular, entre 500 e 1000 Daltons, em extratos brutos.
 
    A CGAR-AT abre assim, a possibilidade de caracterização rotineira de compostos de alta massa molecular em diferentes matrizes como as de produtos naturais, como demonstrado com a caracterização pela primeira vez de ésteres graxos de triterpenóides pentacíclicos em amostras de própolis.

    Órgãos financiadores: FINEP, CNPq, FAPERJ, FUJB e UFRJ/SR2


 
 
Retorna à página anterior