Abelhas Nativas
 
MELIPONICULTURA
(CRIAÇÃO DE ABELHAS SEM FERRÃO)
Waldemar Ribas Monteiro, conservacionista, membro do Departamento de Abelhas Indígenas da APACAME
 
VISITA TÉCNICA À PEDREIRA
 
    Pedreira  é uma cidade distante 130 km da capital paulista, está situada na região de Campinas às margens do Rio Jaguarí, tem clima ameno e uma população aproximada de 35.000 habitantes.
 
O meliponicultor Luciano junto às suas abelhas.
     Foi nessa cidade que o Departamento de Abelhas Indígenas Sem Ferrão da APACAME, através de seu Diretor Waldemar Ribas Monteiro, visitou o meliponário do engenheiro agrônomo José Luciano Panigassi.

     Nessa visita foram discutidos assuntos atinentes à atividade em questão, e também foram feitas observações sobre novas caixas racionais em experiência, visando notadamente maior adaptabilidade das abelhas nativas e, consequentemente a melhor opção para a produção de mel.

    Três projetos estão em andamento: um para Trigonini, principalmente para a Jataí; outro para Meliponini, evidenciando a Mandaçaia; e finalmente outro para  as abelhas subterrâneas, as geotrigonas.

    Os experimentos estão correspondendo satisfatoriamente ao meliponicultor, estando dependente de apenas alguns detalhes. A Revista Mensagem Doce estará, oportunamente, publicando os modelos das novas colmeias, com todos os detalhes sobre medidas e material usado na sua confecção.

    A APACAME parabeniza o Engenheiro José Luciano por esse trabalho e coloca a Mensagem Doce à disposição de todos os interessados em divulgar eventos referentes à meliponicultura.

    A APACAME agradece ao Eng. José Luciano e seus familiares a excelente acolhida propiciada ao seu Diretor.



 
JORNAL “ EYMBA ACUAY “

    O Departamento de Meliponicultura da APACAME recebeu, recentemente, o jornal “EYMBA ACUAY” (Sem Ferrão), publicação de um grupo de abnegados pesquisadores e meliponicultores da Bahia, que não envidando esforços editou o primeiro número com interessantes assuntos relacionados à criação de abelhas indígenas. Queremos que o Prof. Rogério, com seu conhecido dinamismo e junto com seus pares, leve avante esse importante meio de comunicação, entre os aficionados de nossas abelhas nativas, promovendo assim a preservação e o desenvolvimento de sua criação racional.
 
    Portanto, estão de parabéns todos aqueles que idealizaram e tornaram possível este importante meio de comunicação entre os meliponicultores. Aquele que estiver interessado em receber o jornal entre em contato com o Prof. Rogério Marcos O. Alves, caixa postal 29, CEP 48110-000, Catú - BA.


 
 
Retorna à página anterior