Evento
 
APICULTURA NO CANADÁ
 
Tadução: Walter Moretti - Vice-Presidente da APACAME

    O Conselho Canadense do Mel é a Associação Nacional dos Apicultores do Canadá.
 
    As abelhas de mel foram introduzidas no Canadá há mais de 250 anos atrás. Cortiços de palha com abelhas da Europa foram embalados com gelo e serragem para manter os enxames frescos e ajudar a assegurar a sobrevivência das abelhas durante as três semanas de viagem através do Oceano Atlântico. O mel era importante para os primeiros colonizadores vindos da Inglaterra e França porque o açúcar importado era difícil de se obter. Os longos e rigorosos invernos do Norte tornavam impossível a ultrapassagem da época fria e os cortiços não eram fáceis de manejar.

    Depois do quadro móvel, as colmeias Langstroth tornaram-se disponíveis nos anos 1880, quando os apicultores da Nova Escócia e Nova Brunswick começaram a inventar as colmeias ao ar livre, usando grandes caixas de embalagem e palha para a isolação. Alguns trouxeram as colmeias para dentro de casa para passarem o inverno no porão fresco e escuro.

    A apicultura estava bem desenvolvida na virada do século, e em 1901 foi fundada a Associação dos Apicultores Marítimos. As províncias do Oeste têm uma história de colonização e agricultura mais recente. Apicultores nas pradarias e norte do Canadá tradicionalmente importavam pacotes de abelhas dos Estados Unidos, usavam-nas por uma estação e depois abandonavam-nas. Através dos anos, as técnicas de hibernação foram melhoradas a ponto dos apicultores canadenses serem agora menos dependentes de abelhas importadas, alcançando um nível de sobrevivência de cerda de 95%.

    O estande do CNC ( Conselho Nacional do Mel), montado durante a APIEXPO/99 mostrou as tradições da apicultura canadense, dos antigos abrigos de trabalho às modernas construções termostáticamente controladas.

    Os apicultores ajudaram o povo canadense nos períodos de falta de açúcar, não apenas nos passados anos da colonização mas também durante duas guerras mundiais. Apesar do preço fixo de 13 centavos de libra para o mel em 1942, a apicultura expandiu-se para sustentar a polinização de frutas e garantir uma fonte de adoçante para os lares canadenses. A proibição britânica de importar mel canadense e os problemas de preços baixos, a uniformização da rotulagem e promoções de venda estavam crescendo. Os apicultores canadenses verificaram a necessidade de uma associação nacional para dar assistência à indústria apícola.
 

CONSELHO CANADENSE DO MEL
 
    O Conselho Canadense do Mel foi formado em 1940 para promover a ligação entre os apicultores e o Governo e ajudar os associados a promover o mel e a polinização. Através dos esforços do CHC ( Canadian Honey Council) os apicultores expandiram os mercados de exportação, conseguiram regulamentos apropriados para a comercialização do mel e sobreviveram à invasão de pragas parasitárias. Hoje o CHC representa 11.000 apicultores mantendo 600.000 colmeias com um valor de produtos apícolas acima de 100 milhões de dólares canadenses.

    Dentro do CHC  cada província tem um delegado votante que trás os problemas das suas associações provinciais para o nível nacional. O CHC atua em auxílio dos apicultores em áreas de problemas nacionais, interferindo e fazendo recomendações em áreas de acordos de importações, rotulagem de pesticidas, lidando com doenças e outros itens de importância para os apicultores canadenses.

    O Conselho Nacional do Mel interferiu com severos regulamentos na importação de abelhas. Desde 1987 somente pacotes de abelhas de países livres de ácaros, Austrália e Nova Zelândia, tem sido importados. Rainhas tem sido permitidas da Austrália, Nova Zelândia e Hawai. Esta política permitiu tempo à indústria apícola para preparar-se para a chegada dos ácaros da varroase e acariose.

    Através do CHC e da Associação Canadense de Apicultores Profissionais um grande volume de pesquisas tem sido realizadas e o Canadá lidera o mundo no tratamento da acariose.

    Há no Canadá ainda muitas áreas livres desses parasitas.
 

PRODUÇÃO CANADENSE DE MEL
 
    O Canadá tem a maior produção mundial de mel por colmeia por causa dos longos dias ensolarados e abundância de plantas melíferas. A produção de mel é de 100kg. por colmeia nas pradarias das províncias de Alberta, Saskatchewan e Manitoba e a média nacional é de 82kg. por colmeia. O Canadá é o quinto maior exportador de mel do mundo, com os Estados Unidos importando 63%, a a Alemanha 26%, Japão 2,7% e o Reino Unido 2,5% do total.
 
POLINIZAÇÃO
 
    A polinização é importante na Columbia Britânica, Ontário, Quebec e Províncias Marítimas, onde muitos apicultores obtém metade de seus ganhos com os serviços de polinização. As abelhas são usadas para polinizar canola, amoras azuis, maçãs e muitas outras frutas. O valor das abelhas para a indústria hortícola é estimado em 1 bilhão de dólares canadenses.
 
O FUTURO
 
    À medida que nos aproximamos do novo milênio, a apicultura está se tornando altamente técnica e eficiente, alcançando e excedendo os padrões ISO para exportação. O ar limpo e a alta qualidade tornam o mel canadense uma mercadoria valorizada.
 
    Dê uma olhada na rede do CHC, site www.honeycouncil.ca  para ver fornecedores de mel e produtos das abelhas.

    Durante o XXXVI Congresso Internacional de Apicultura o Conselho Canadense do Mel, no seu estande montado na APIEXPO/99, mostrou uma variedade de finíssimos méis de Amoras Azúis, Borragem, Alfafa, Trevo,  até o branco vassourinha e as singulares misturas de méis silvestres o que deixou todos deliciados com o mel canadense.


 
 
Retorna à página anterior