Associativismo
 
 

PERFIL DA APACAME AO COMEMORAR 

 

OS 20 ANOS DE SUA EXISTÊNCIA.

 
 
 

Denominação: Associação Paulista de Apicultores, Criadores de Abelhas Melíficas Européias
Sigla: APACAME
Tipo de Sociedade: Sociedade civil sem fins lucrativos
Sede e Foro: Cidade de São Paulo
Área de Atuação: Ilimitada
Duração: Ilimitada
Data da Constituição: 19 de novembro de 1979

Finalidade: Congregar apicultores, técnicos e aficionados para o intercâmbio, social e cultural, visando a difusão e melhoramento da apicultura racional. Estimular a produção de mel, cera, própolis, geléia real, enxames e rainhas selecionadas, materiais e equipamentos para a apicultura, o uso dos produtos das abelhas na alimentação natural, na apiterapia e na cosmética. Proteger a Natureza e promover a disseminação das plantas apícolas. Defender as abelhas indígenas. Constituir-se em órgão de informação dos Poderes Públicos e colaborar com o ensino oficial e particular na divulgação da apicultura. Inúmeros outros objetivos ligados à atividade associativista e cooperativista.
 
Patrimônio: As contribuições e doações dos sócios, bens e valores adquiridos e a renda por eles geradas.
Órgão de Administração:  Conselho de Administração
Diretoria Executiva (mandado de 2 anos )
Conselho Fiscal ( mandado 2 anos)
Assembléia Geral
 

O CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

O Conselho de Administração é constituído pelo Presidente e Vice-Presidente e pelos Diretores de Departamentos Internos da APACAME, portanto, pelo total dos membros da Diretoria que, em determinado momento, são convocados pelo Presidente da APACAME para a função específica de Conselheiros, diferente das suas funções administrativa.
A intenção do Conselho de Administração é examinar, criticar, orientar e aconselhar as linhas gerais da conduta da APACAME, os problemas, a ética e a política adotadas ou a serem adotadas na consecução dos objetivos da Sociedade. Seus membros revestem-se das funções de fiéis depositários dos princípios morais, de fidelidade, nobreza e honradez que norteiam a Sociedade, guardiães desses princípios em momentos de transição, embora sua permanência seja subordinada à do próprio Presidente que os designou.
 

COMPOSIÇÃO DA DIRETORIA DA APACAME 1997 / 1999
 
Presidente Dr. Constantino Zara Filho
Vice-Presidente Walter Moretti
1a Secretária Maria de Lourdes Silva Herrera
2a Secretária Maria Amélia de Castro
Diretor Tesoureiro Carlos Roberto Rossi Pereira
Diretor Jurídico Dr. Mário Isao Otsuka
Diretor Técnico Reynaldo Guilherme Kramer
 
CONSELHO TÉCNICO
 
 
Reynaldo Guilherme Kramer
Dr. Constantino Zara Filho
Theodoro Herrera Antonich
Jorge Guilherme Seyfart
João Sobenko
Carlos Augusto Priedols
Radamés Zovaro
Manoel Fernandes Bacalhau
Arrigo Serafini
Eng. Paulo Roberto Reis de Oliveira
Fábio D’Aprile
 
CONSELHO FISCAL
 
 
José Maria da Silva Guimarães
Ruy Bizarro
Jaime de Antônio
Erich Janny
José Cláudio de Lima
 
DIRETORES DOS DEPARTAMENTOS INTERNOS DA APACAME
1997 - 1999
 
Departamento da Sede Dr. Constantino Zara Filho
Departamento da Tesouraria Carlos Rossi Pereira
Departamento Jurídico Dr. Mario Isao Otsuka
Departamento de Contabilidade Carlos Rossi Pereira
Departamento de Compras Dr. Constantino Zara Filho
Departamento Técnico Reynaldo Guilherme Kramer
Departamento de Meio Ambiente Dr. Keniti Aniya
Departamento de Flora Apícola Dr. Keniti Aniya
Departameto de Abelhas Indígenas Waldemar Ribas Monteiro
Departamento Mensagem Doce Dr. Mário Isao Otsuka
Departamento de Intercâmbio Cultural Sra. Erica Maria Helena Seyfart 
Sra. Renata Storm
Departamento de Biblioteca Prof. Marcos Paiva e 
Dr. Humberto Storm
Departamento de Cursos Walter Moretti
Departamento de Apiário-Escola Walter Moretti
Departamento de Planejamento Grupos nomeados
Departamento de Estatística Em organização
Departamento de Imagem e Som Arrigo Serafini e 
Reynaldo G. Kramer
Departamento de Informática Em organização 
Departamento do Núcleo Rural Theodoro Herrera Antonich
Departamento de Atendimento Grupos nomeados
Departamento de Divulgação  Sr. Arcenio Balduino das Chagas e 
Antônio Cláudio Nunes de Azevedo
Departamento de Eventos  Cleide Zara, 
José de Mendonça e 
Manoel de Mendonça
 
EQUIPE DE APOIO -  COLABORADORES
 
João Bosco Machado Nunes
Alberto Bera
Jaime Nicola Cavalheri
 
APACAME - ORGANIZAÇÃO INTERNA  -  DEPARTAMENTOS
 
A APACAME está organizada em Departamentos Internos com atividades específicas, cada um deles subordinado a um Diretor que orienta essas atividades, apresenta e discute seus planos de trabalho com a Diretoria Executiva e presta relatórios do andamento dos trabalhos.
Os Departamentos Internos relacionados a seguir são comandados por Diretores nomeados pelo Sr. Presidente, secundados por associados que mais se destacam no convívio da entidade.

A DIVISÃO EM DEPARTAMENTOS está formada como segue:

SEDE:  As atividades da sede social no Parque Fernando Costa - Parque da Água Branca envolve o atendimento aos associados e visitantes, atendimento a consultas técnicas e resposta a correspondência, informações técnicas aos visitantes, inscrições nos cursos de aperfeiçoamento ministrados pela APACAME, atendimento pelo Departamento de Intercâmbio Cultural aos alunos das  Escolas de primeiro e segundo graus, Biblioteca, reunião semanal da Diretoria, xerox, telefax.

TESOURARIA:  Recebimentos e pagamentos, a guarda dos valores, a escrituração dos livros contábeis.

JURÍDICO:  Opina sobre questões jurídicas, instruí os associados sobre a legislação pertinente a montagem de Apiários e Entrepostos, responde a quesitos do Poder Judiciário quando solicitados.

CONTABILIDADE:  Coordenado pela Tesouraria são, atualmente, executados por Escritório de Contabilidade externo.

COMPRAS:  Organiza grupos de compras dos associados diretamente na Indústrias de equipamentos e embalagens, seleciona materiais e equipamentos de qualidade, fecha contratos.

TÉCNICO:  Reúne apicultores e técnicos para discutir informações técnicas sobre operações de manejo apícola ou de matérias publicadas em jornais, revistas nacionais e internacionais. Discute sobre materiais usados em apicultura. Examina e opina sobre novos inventos e equipamentos.

MEIO AMBIENTE:  Promove conferências convidando pessoas ilustres no terreno da defesa do meio ambiente, procura difundir a consciência da necessidade de proteger a natureza, condição essencial para o progresso da apicultura.

FLORA APÍCOLA:  Promove convênios com o Instituto de Botânica para cursos de Flora Apícola. Orienta a produção de mudas de espécies interessantes para a apicultura.

APIÁRIO ESCOLA:  O Apiário-Escola é o local onde são ministrados os Cursos de Iniciação em Apicultura e se situa atualmente em Santana do Parnaíba, localidade distante 35 quilômetros do centro de São Paulo. O terreno é propriedade particular de um tradicional apicultor Sr. Benedito Chaves. Estão instaladas ali colmeias da APACAME, além daquelas do próprio apicultor. As aulas teóricas também são ministradas naquele local, com muito boa aceitação pelos alunos participantes. No futuro o Apiário-Escola deverá estar acoplado ao Núcleo Rural, evidentemente em novo local.

PLANEJAMENTO:  Dependendo da matéria a ser estudada, são convocados pelo Sr. Presidente da APACAME os Diretores de Departamentos Internos ligados ao assunto, formado-se assim o Departamento de Planejamento que tem duração limitada. O Departamento funciona com regras próprias e regime de sigilo absoluto.

ESTATÍSTICA:  As dificuldades de se obter informações sobre os números da apicultura brasileira leva a tentar montar seu próprio centro de informações. Não é sua idéia sair a campo fazendo levantamentos estatísticos, mas tão somente, de inicio, coletar os dados disponíveis, agrupá-los, dar-lhes forma visual adequada a cada caso, gráficos etc., e oferecê-los aos nossos associados ou a quem mais deles necessitar. O Departamento ganhará importância à medida que a APACAME for crescendo os seus próprios números, do seu desenvolvimento, se tornarem necessários para os planejamentos anuais.

IMAGEM E SOM:  Cuida da apresentação de slides, filmes e fotografias, de apresentação de vídeos e cassetes. Promove concursos de fotografias. Monta e desmonta os aparelhos de projeção e de som usados nas reuniões mensais.

APATUR - DEPARTAMENTO DE EVENTOS:  Departamento Interno da APACAME, prepara e organiza as viagens das caravanas formadas pelos associados para visitar instituições sediadas em outras cidades ou estados, a participação da Associação nos congressos de apicultura, nacionais e internacionais. Contrata em nome da Associação as empresas de turismo, passagens aéreas e terrestres quando necessárias, procurando obter os preços mais convenientes para os sócios que se inscrevem em congressos e outros eventos fora de São Paulo. Verifica hotéis e suas instalações para a hospedagem do grupo de sócios. Promove a Festa Anual de Confraternização da Apacame, em Dezembro.

INFORMÁTICA:  Para fazer face às exigências cada vez maior de uma Associação de rápido crescimento, os controles, registros e outros  dados terão que ser computadorizados. A APACAME deverá esforçar-se na aquisição de um micro computador, indispensável para a continuidade do seu crescimento.

ABELHAS INDÍGENAS:  Promove cursos sobre Abelhas indígenas ( meliponideos) em convênio com o pessoal especializado na área.

ABELHAS EUROPÉIAS:  Nos primeiros anos a partir da sua fundação, o objetivo principal da APACAME foi promover a apicultura na base da abelha européia, especialmente a Apis mellifera carnica. O domínio quase absoluto da abelha africanizada, levou-nos a reformular o objetivo que passou a ser a divulgação da apicultura, não importando qual fosse a espécie ou subespécie da abelha. O importante era crescer. Hoje a maioria dos associados lida com abelhas africanizadas, entretanto, a idéia de cultivar abelhas européias não foi descartada. O Departamento cuida dessa opção.

DIVULGAÇÃO:  Mantém contato com emissoras de Rádio e de Televisão para a divulgação de notícias sobre apicultura. Emite informes para a distribuição a pequenos jornais de bairro e do interior e os de grande circulação divulgando a apicultura. Mantém acompanhamento de notícias e artigos sobre apicultura e promove a sua divulgação aos membros da Diretoria.

MENSAGEM DOCE:  Edita o periódico “MENSAGEM DOCE” com periodicidade bimestral, com tiragem de 5.000 exemplares, distribuídos gratuitamente aos associados da APACAME, às Universidades, aos Centros de Pesquisa, às Associações de Apicultores de todo o Brasil, à Emater, ao Sebrae, entidades congêneres do exterior, transmitindo informações técnicas ou gerais, artigos de interesse dos associados, acontecimentos, Congressos, simpósios etc.etc.

D.I.C.A. - DEPARTAMENTO DE INTERCÂMBIO CULTURAL DA APACAME:  Composto pelos elementos femininos da associação. Recebe a visita de classe de alunos de primeiro e segundo graus de Escolas Oficiais ou Particulares, na sala da APACAME, sito no andar térreo do Prédio Casa do Fazendeiro, e faz projeção de slides, acompanhada de palestra explicativa sobre a importância da abelha e a apicultura. Empresta materiais de apicultura para grupos de alunos por ocasião das Feiras de Ciências realizadas nas escolas. Visita escolas para apresentar palestras sobre apicultura.

BIBLIOTECA:  Mantém e procura ampliar a coleção de livros sobre apicultura, agricultura e meio ambiente. Coleciona artigos de jornais e revistas para consulta dos associados. Pesquisa novos livros.

CURSOS: Promove cursos de iniciação em apicultura e outros, com aulas teóricas e práticas, apostilas, projeção de slides sobre as matérias apresentadas em cada aula, construção de colmeias etc.

NÚCLEO RURAL:  A APACAME vem ministrando seus cursos no Apário-Escola, entretanto, a idéia é implantar um NÚCLEO RURAL continua como um objetivo de extrema importância. Necessita de uma área de terreno dentro de um perímetro de 35 a 40 Km do centro de São Paulo para a implantação do Núcleo Rural que, em etapas sucessivas, deverá ter uma infra-estrutura que quando completa, contará com galpões com salas de aula, auditório secretaria, biblioteca, sala de exposição de materiais de apicultura, painéis, fotografias, gráficos informativos, marcenaria-escola, apiário-escola, herbário, produção de mudas para fornecimento aos apicultores, casa de caseiro, portaria, cercas e muros de arrimo, bosque, área de estacionamento, alojamento para estagiários, etc.. Apesar do momento econômico não permitir o investimento imediato nesta infra-estrutura, a definição da área de terra, no mínimo de 50.000 metros quadrados, deverá ser feita agora, para com base nela serem elaborados os diversos projetos para os setores que ali deverão ser implantados. Esses projetos servirão de metas para o desenvolvimento da APACAME nos próximos anos, dentro de um projeto maior denominado APACAME 2.010.

DEPARTAMENTO DE ATENDIMENTO A CONSULTAS:  Atende a consultas, pedidos de informações recebidos pelo correio e por telefone, estuda e discute as respostas as envia por correspondência. As perguntas são distribuídas pelos Diretores, conforme o assunto. Cópias das cartas são mantidas em arquivo próprio.
 

REUNIÕES PLENÁRIAS

Uma das principais atividades da APACAME é, sem dúvida a Reunião Geral, na primeira quarta-feira de cada mês, às 20:00 horas, no Salão Nobre do Parque da Água Branca, na Avenida Francisco Matarazzo, 455, em São Paulo. Há uma entrada com estacionamento para carros, devendo neste caso, o visitante entrar pela rua D. Ana Pimentel, travessa da Rua D. Germaine Burchard, situada ao lado direito de quem olha o parque de frente. Sua Reunião Geral congrega cerca de 150 a 200 associados todos os meses. São proferidas palestras e conferências por técnicos e personalidades ilustres convidadas. São feitas projeções de filmes sobre apicultura, sobre o comportamento da abelha, sobre genética, bem como filmes dobre a proteção do meio ambiente. Está inscrita nas filmotecas da USP, Escola de Comunicações e Artes, no Instituto Hans Stadem, além das inscrições em outros consulados e do aluguel direto de filmes em outras instituições. Em sua Reunião Geral é dada a oportunidade aos sócios e visitantes fazerem perguntas técnicas, apresentarem materiais por eles construídos ou idealizados, podem ser relatados acontecimentos ou fatos dos quais os associados participaram, sendo possível projetar fotografias comuns (aparelho episcópio), diapositivos (slides), transparências por retroprojetor, filmes em 16 mm e videocassete, inclusive com telão. Dispõe de aparelhagem de som, com microfones, amplificador e alto-falantes.  Essas reuniões mensais são também um excelente local de encontro dos apicultores para a troca de informações e conhecimentos. Um bom lugar para bate-papo, o que, em sua opinião mantém vivo o espírito de associativismo. É afinal, um ponto de encontro ao qual comparecem amigos da Associação pertencentes a outras Associações de Apicultura localizadas não só no Estado de São Paulo mas também em outros estados do Brasil. Não raro, recebe a visita de apicultores do exterior.
 

DO CRESCIMENTO

Em decorrência da firme orientação imprimida pela Diretoria a APACAME tem crescido constantemente desde a sua formação. a idéia é crescer e servir. Mas sempre com os pés firmes no chão. A organização da Sociedade em Departamentos foi planejada para uma Sociedade de grandes proporções. Devemos crescer devagar mas com segurança. Já conta com mais de 4.536 associados. Deseja ampliar esse grupo, distribuindo tarefas, descobrindo novos talentos entre seus associados. Vale salientar que todo o trabalho da Diretoria e dos participantes em geral não é remunerada, todos são voluntários, com exceção dos funcionários da sede que, entretanto, não têm acesso às decisões que governam a Entidade.

A APACAME tem participado ativamente de Congressos, nacionais e internacionais, Encontros Estaduais, Simpósios, Seminários, Exposições, Cursos e Palestras em Universidades, Escola Agrícolas, Associações irmãs e inúmeras outras entidades.
 
 

O lema da APACAME é
 
“ABELHAS A SERVIÇO DA AGRICULTURA”
 

 

Retorna à página anterior