Resumos
 
 
AVALIAÇÃO DO POTENCIAL ANTI- CÁRIE E ANTI-PLACA
DA PRÓPOLIS DE  Apis mellifera DA REGIÃO SUDESTE E SUL DO BRASIL.
IV – EFEITO SOBRE O DESENVOL-VIMENTO DE CÁRIE DENTAL
EM RATOS DESALIVADOS
 
H. Koo, P. L. Rosalen, J. A. Cury, Y.K.
Park, M. Ikegaki,
Depto. de Ciências Fisiológicas e Farmacologia – FOP e Departamento de Ciência de Alimentos – FEA – UNICAMP, SP.
Trabalho premiado em 1º lugar no Simpósio Brasileiro sobre Própolis e Apiterápicos.
 
OBJETIVO

        O objetivo do presente estudo foi analisar o efeito dos dois extratos etanólicos de própolis (EEP) selecionados previamente, de acordo com os dados obtidos in vitro, sobre o desenvolvimento de cárie utilizando um modelo experimental com ratos desalivados.

MATERIAIS E MÉTODOS

        Trinta ratos Wistar SPF, 19 dias de idade, foram adquiridos do CEMIB/UNICAMP (Campinas, Brasil). Os animais foram verificados com relação à presença de estreptococcus do grupo mutans indígeno e, posteriormente, infectados com S. sobrinus 6715. A infecção foi confirmada através do cultivo das bactérias bucais dos ratos sobre meio de cultura mitis salivarius contendo estreptomicina. Em seguida, os ratos foram desalivados cirúrgicamente como descrito por Rosalen et al. (Archs. Oral Biol., 41, 1003-1010, 1996) sendo posteriormente divididos randomicamente em 3 grupos com 10 animais cada. Os animais foram colocados em gaiolas individuais conectados a uma máquina de alimentação programada König-Höfer. Em intervalos de 1 hora, começando a partir das 4 horas da tarde, 17 refeições de dieta 2000 (400 mg) foram fornecidas aos ratos. A dieta 2000 é altamente cariogênica, consistindo de 56% de sacarose. Os tratamentos foram os EEPs e o seu controle negativo etanol 80% (v/v), onde 100 mL foram aplicados sobre os molares dos ratos (25 mL sobre os molares de cada quadrante) duas vezes ao dia. Os grupos foram divididos em: Grupo 1 – etanol 80 % (grupo controle), Grupo 2 – EEP de MG e Grupo 3 - EEP do RS. Durante todo o período experimental, todos os animais foram pesados semanalmente e o número da dieta consumida anotado diariamente. No final do experimento, os ratos foram mortos e decapitados 60-90 min após a última refeição. Todas as mandíbulas foram assepticamente removidas e dessecadas e os dentes preparados para o índice de cáries de acordo com o método modificado de Keyes' por Larson. A determinação do índice de cáries foi cego através da codificação das mandíbulas e foi feito por um examinador experiente. Os dados foram analisados por ANOVA, teste de Tukey-Kramer HSD para todos os pares e o nível de significância de 5% (p<0,05).

RESULTADOS E CONCLUSÕES

        Os ganhos de peso e o número de refeições consumidas não diferiram estatisticamente entre os grupos experimentais (p<0,05). Uma vez que a freqüência e a quantidade da dieta consumida foram as mesmas, os animais receberam o mesmo desafio cariogênico. Esta é uma variável crítica em experimentos com alimentação da dieta ad libitum. Foram analisados os índices de cárie de superfície lisa e de sulco, bem como a severidade destas lesões. Os animais tratados com EEP do RS apresentaram os menores índices para ambos os tipos de cárie e foram estatisticamente diferentes do grupo controle. Entretanto, os animais tratados com EEP de MG não sofreram redução significativa da cárie de superfície lisa e de sulco quando comparado com controle. Assim como foi observado para a cárie de superfície lisa, apenas o EEP do RS demonstrou menor severidade de cárie (Ds e Dm) do que os animais tratados no grupo controle. A severidade da cárie de sulco (Ds e Dm) foi significantemente menor nos animais tratados com ambos os EEPs quando comparado com o grupo controle. Deste modo, apenas os animais tratados com o EEP do RS demonstraram redução da cárie de superfície lisa e de sulco, bem como menor severidade da cárie de superfície lisa. Estes dados estão em acordo com os dados obtidos in vitro, uma vez que o EEP do RS apresentou maior atividade antibacteriana, maior inibição da aderência celular do S. sobrinus 6715 que o EEP de MG, bem como melhor inibição das glucosiltransferases. Estes parâmetros avaliados in vitro foram importantes indicadores da formação da placa dental, que é primordial no desenvolvimento de lesões de cárie da superfície lisa. O modelo experimental de cárie dental em ratos utilizado neste estudo providenciou o mais severo desafio cariogênico existente e mesmo assim a própolis conseguiu reduzir o desenvolvimento da cárie dental. Assim, o uso de própolis para a prevenção da cárie dental é bastante promissor, porém o seu efeito anti-cárie depende da região de coleta da própolis, uma vez que a composição química dos seus compostos ativos, como flavonóides e outros compostos fenólicos, é bastante variável em termos quantitativos e qualitativos.

        CNPq 141464/1997-6

 
 
 

Retorna à página anterior