Minha Experiência
 
ALIMENTADOR
"APISMEL"
 
      Nas regiões onde é necessário alimentar as abelhas durante o inverno, devemos observar alguns requisitos desejados em um alimentador:

    1 - Que não haja perda de calor do interior da colmeia durante o abastecimento ou reabastecimento.
    2 - Que os intervalos entre um reabastecimento e outro seja longo em torno de 15 a 20 dias.
    3 - Que o alimento esteja disponível, o máximo possível, na área quente da colmeia ( parte central e superior)
    4 - Que o acesso de pilhadores, tais como: insetos ou pequenos animais silvestres ou domésticos seja dificultado ao máximo.
    5 - Que a operação de abastecimento ou reabastecimento seja rápido e sem interferência nas atividades normais da colmeia.
    6 - Que permita alimentos com consistência do líquido até o pastoso.
    7 - Que seja de construção fácil e barata.
    8 - Que o alimento e o alimentador fiquem ao abrigo da chuva e outras intempéries.
    9 - Que não espalhe cheiro de alimento dentro do apiário ou nas proximidades.
    10 - Que seja fácil a visualização se o alimento foi aceito e levado para o interior da colmeia.

A partir destas necessidades sentidas, observamos os vários tipos de alimentadores existentes e com um pouco de criatividade e gosto pela apicultura, criamos o “Alimentador APISMEL” . O nome se deve a razão social da nossa empresa APISMEL - Apiário Santa Maria Ltda.
 

Alimentador Apismel      O nosso “APISMEL” é um alimentador de cobertura conforme pode-se ver na foto, diferenciando-se de outro pelo fato de ficar sobre a tampa da colmeia e não debaixo desta. 
 
     O acesso das abelhas ao alimento é feito pela parte central da tampa através de 1 ou 2 orifícios com diâmetro de 20mm cada, permitindo que após o período de alimentação artificial sejam vedados com simples rolhas de cortiça, tipo as de garrafa de vinho. 

     O recipiente para o alimento mostrado na foto é uma embalagem PET de refrigerante com capacidade de 2 litros ou aproximadamente 3 kg. de alimento por vez. IMPORTANTE: a garrafa deve ser lisa e com diâmetro uniforme na parte que se apoia no suporte. 

 
     Faz-se de 10 a 12 pequenos furos com prego 12x12 aquecido, espaçados de 1cm um do outro, no sentido longitudinal da garrafa em linha reta. Por estes furos as abelhas sugarão o alimento do interior da garrafa. Estes furos serão cobertos com fita adesiva impermeável de no mínimo 20mm de largura. Esta fita só será retirada quando a garrafa já estiver sobre o suporte, quando então gira-se a garrafa de forma que os furos fiquem para baixo, o vácuo criado dentro desta impedirá que o líquido escoe pelos mesmos. 

     O uso de duas garrafas por alimentador facilita o trabalho de reabastecimento, pois quando você tira uma vazia coloca outra cheia. 

Vista do alimentador montado

     Um detalhe é que a garrafa deve ser fixada com 1 ou 2 tiras de borracha( de câmara de ar) no suporte, evitando assim que o vento ou pequenos animais retirem a garrafa do lugar principalmente quando já está com pouco ou nenhum alimento  e é extremamente leve.

     Ter o cuidado que a pressão de fixação seja pequena, caso contrário criar-se-á uma pressão que neutralizará o vácuo desejado no interior da garrafa, além de possibilitar danos à mesma.

     As garrafas são levadas ao apiário já cheias, e limpas por fora com as tampas bem apertadas, com isso evita-se desperdício e risco de pilhagem.
 

 Detalhes das peças

    Além da foto acompanha planta das peças e vista do suporte montado.
 
    Maiores informações podem ser obtidas através dos seguintes endereços:

    APISMEL - APIÁRIOS SANTA MARIA LTDA.

    Rua Achylles Tomazelli, 433D - Centro - Chapecó - SC
    CEP 89814-010 - Fone/Fax (049) 722-51-73
    E-mail: apismel@desbrava.com.br

 
 

Retorna à página anterior