Polinização
 

POLINIZAÇÃO DE MACIEIRAS EM SANTA CATARINA

Texto: Engenheiro Agrônomo Paulo Otavio Picolli - Presidente da ALA - Associação Lageana de Apicultores.
 

    Santa Catarina foi a pioneira em nosso País, no plantio de macieiras. A macieira, por sua vez, é uma planta de total dependência dos insetos e especialmente as abelhas, para a sua frutificação.
    E como conseqüência, Santa Catarina mais uma vez tornou-se pioneira na utilização das colmeias para a polinização dos pomares de macieiras, de modo racional e profissional.
    A flor da macieira é apenas polinífera no planalto catarinense, pois esta frutífera necessita de uma grande quantidade de horas de frio durante o ano para que possa florescer adequadamente.
    No início, as grandes empresas proprietárias dos pomares, investiram forte em apicultura com a finalidade de polinização. Com o tempo porém, perceberam que jamais teriam sucesso, visto que é impossível manter um apiário o ano todo dentro de um pomar, por vários motivos, dos quais poderemos citar alguns:
    a)- pobreza de floração, pois os pomares, em geral, localizam-se em regiões descampadas, sem matas ou flora apícola ao redor.
    b)- a floração da macieira é curta e sem néctar.
    c)- na região do planalto, as abelhas sofrem muito durante o inverno e na época da floração da macieira.
    d)- Se houver outra fonte melífera, mesmo mais longe, as abelhas ignoram a flor da macieira.
    e)- finalmente a grande quantidade de defensivos agrícolas utilizados no tratamento das macieiras, inviabilizam uma apicultura permanente.
    A solução encontrada foi a tercerização do serviço de polinização com a contratação dos apicultores para levarem suas colmeias, aos pomares, na época da florada.
    O preço pago por colmeia varia de R$ 15,00 a R$ 20,00.
    Maiores informações procurar Paulo Otavio Picolli - Fone/Fax: (048) 522-0723 - Araranguá - SC.
 

 

Retorna à página anterior