Notícia
 

 O Rio Grande do Sul Perde Um Grande Líder Apícola.

Colaboração do Prof. Silvio Lengler -Vice - Presidente da Federação das Associações de Apicultores do Rio Grande do Sul.
 

    Faleceu, no dia 05 de março de 1999, Hugo Muxfeldt, conhecido por  “Tio Hugo”. O nome  “Tio Hugo”  foi dado por Ernani Behs, devido a participação dele no programa de rádio “ABSOLUTAMENTE CERTO”, sobre a vida das abelhas, em que respondeu 49 das 50 perguntas formuladas sobre as abelhas, durante nove semanas de angústia e nervosismo.
    Foi professor de apicultura em Grupos Escolares, Ginásios, Escolas Agro-técnicas e Universidades, tanto em Porto Alegre como no interior do Rio Grande do Sul.
    Editou vários livros, sendo certamente o mais abrangente e lido no R.S., o livro “Apicultura para Todos”. Editado em 1965, esta obra veio preencher uma lacuna porque até então só existia, no Estado do Rio Grande do Sul, o livro de  Emilio Schenk, “Apicultor Brasileiro”.
    “Tio Hugo” realizou dezenas de palestras apoiando a fundação de várias Associações de Apicultores no RS.
    Atuou muitos anos no  “Cinturão Verde de Porto Alegre” realizando cursos de apicultura para pessoas de todas as partes do país. Fomentou a apicultura com informações técnicas, e orientações para aquisição de equipamentos apícolas.
    Durante muitos anos escrevia uma coluna, todas as Sextas-feiras, no Jornal Correio Rural do antigo Correio do Povo. Neste jornal, cuja colaboração era espontânea, respondia perguntas sobre  a criação, manejo e biologia das abelhas, bem como informava aos leitores como e onde adquirir mel e insumos para a criação de abelhas.
    Hugo Muxfeldt foi um dos fundadores da Confederação Brasileira de Apicultura - CBA, em 1968, quando participava de um Congresso Internacional de Apicultura - APIMONDIA, quando ele e mais alguns brasileiros venceram o desafio e fundaram a CBA para que pudessem representar o Brasil, oficialmente, naquele evento.
 

 

Retorna à página anterior