Minha Experiência
 
 

COCHO ALIMENTADOR

Colaboração do associado Carlos Roberto Correa.
 
 
Cocho sendo abastecido.
    Com a chegada do Inverno, principalmente nos Estados do Sul, há a necessidade de nos preocuparmos com a alimentação suplementar das nossas abelhas para que possam passar o inverno fortalecidas. 

    Daí a idéia de mostrar este alimentador que é utilizado pelos apicultores de Minas Gerais e que tem capacidade de 1.600ml o que corresponde a dois vidros grandes. 

    Vantagem principal: Menos tempo para alimentar o apiário; 60 colmeias em 0h50 minutos; 01 pessoa com auxílio de um regador.

 
    Construção: Composto de uma caixa com duas alças de apoio, 01 flutuador sobre apoio de 4 pregos para permitir a limpeza no fundo e retirada do alimento e tampa tipo gaveta.

    Madeira nas laterais, fundo e alças de apoio. Eucatex nas laterais e tampa ( opcional: tampa de chapa).
 

    Impermeabilização: Fazer cozer por 3 minutos numa mistura composta de 50% de parafina e 50% de querosene, vedar os cantos internos com 70% de parafina e 30% de cera bem quente. (efetuar teste com água).  Utilizar cola branca para evitar que os pregos afrouxem. 

    Pregos 8x8 para o Eucatex e prego 10x10 nas alças e laterais. (utilizar pregos bem finos e sem cabeça para evitar pequenas rachaduras. 

    Princípio: As abelhas entram pelo grande vão das alças, consomem o alimento descendo pelos lados da caixa e sobre o flutuador em tempo mais rápido do que quando consomem dos vidros utilizados em outros alimentadores e também funciona como redutor de alvado.

Desenho do novo puxador
 
 

 

Retorna à página anterior